Foto: Arquivo FolhaBV
Foto: Arquivo FolhaBV

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado a contratar até 39.108 trabalhadores temporários para atuação nos censos previstos para 2025. A autorização consta em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira (17).

O ato, assinado pelas ministras Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, permite a contratação por tempo determinado para a execução do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua.

As admissões ocorrerão por meio de processo seletivo simplificado. De acordo com a portaria, o edital de abertura das inscrições deverá ser publicado no prazo máximo de seis meses, contado a partir da data de publicação do ato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Vagas

A maior parte das vagas será destinada à coleta de dados, com 27.330 oportunidades para recenseadores. Também estão previstas 4.143 vagas para agente censitário supervisor, responsáveis pela supervisão da coleta.

O anexo da portaria detalha ainda vagas para analista censitário (1.020), agente operacional regional (1.286), agente censitário regional (1.286), agente censitário administrativo (1.432), agente censitário de informática (1.446) e agente censitário de qualidade (1.165).