O governo federal criou 6.737 novos cargos em universidades e institutos federais, conforme portaria publicada nessa quarta-feira (15) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério da Educação (MEC). A Universidade Federal de Roraima (UFRR) será contemplada com 32 novas vagas.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Educação (MEC), desde 2023, cerca de 15 mil novas vagas foram abertas nas instituições federais de ensino. As medidas visam ampliar e modernizar a rede federal de ensino superior.
Os cargos contemplam três carreiras principais:
- Magistério Superior: Inclui professor efetivo e professor-equivalente, para substitutos e visitantes, voltado a áreas estratégicas como engenharia, saúde e tecnologia. A UFRR receberá 6 vagas (5 efetivos e 1 substituto/visitante).
- Magistério EBTT: Professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, distribuídos entre efetivos, substitutos e visitantes, para atuação em cursos de base tecnológica e novos campi de institutos federais. A UFRR terá 6 vagas (5 efetivos e 1 substituto/visitante).
- Técnico-Administrativo (TAE): Atualização do quadro de pessoal com 20 novas vagas na UFRR (12 na Classe D e 8 na Classe E).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A quantidade de cargos foi definida a partir das demandas de cada instituição, considerando critérios técnicos estabelecidos pelos ministérios. A portaria também determina a transformação de 7.860 cargos vagos da Classe C para viabilizar a criação de novas vagas com maior escolaridade, nas classes D e E.
A medida entra em vigor na data de publicação.