Aprovados em Cadastro Reserva de seletivo de 2023 voltam a pedir convocação para ACS e ACE

Na manhã desta segunda-feira (15), representantes de aprovados no Cadastro Reserva do seletivo da Prefeitura Municipal de Boa Vista, realizado em 2023, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE) voltaram a manifestar à pedido da convocação de trabalhadores.

Segundo John Elvis, que estava representando os agentes de saúde do cadastro reserva do bairro Pintolândia, a validade do certame foi prorrogada recentemente pelo órgão municipal, mas ainda restam centenas de aprovados para serem convocados.

A necessidade da convocação, segundo John, se dá pelo crescimento populacional de Boa Vista nos últimos anos e pela baixa quantidade de ACS no efetivo atual.

John Elvis em entrevista à FolhaBV (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Eu acho que ele [prefeito] não está por dentro de que há necessidade. Que, mesmo se chamar todos os cadastros de reserva, ainda não dá conta e ele poderia ter que fazer um novo seletivo. Porque a população cresceu, muita imigração, muita gente, entendeu? Então, há necessidade.

José Soares, que está no cadastro de reserva como ACE, reforçou a demanda de agentes na capital e afirmou que a carência de profissionais fica mais clara nos períodos de inverno, já que por conta das chuvas, é necessário maior reforço no combate às doenças.

Toda vez que se aproxima o inverno, a gente vê que aumentam os casos de dengue. Aí ficam fazendo mutirões, pegando todos os agentes que estão exploradas, e não é para ser assim. Tem que ser dividido por área toda a cidade, para colocar os agentes nos bairros, para ficar visitando todos os dias as residências. E não é assim que está funcionando, porque não tem agentes suficientes.

José Soares em entrevista à FolhaBV (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

O que diz a Prefeitura de Boa Vista

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Boa Vista afirmou que todos os aprovados no certame foram chamados e que a convocação do cadastro de reserva segue conforme necessidade. Além disso, o processo de cadastramento da população e territorialização que está em andamento poderá servir como avaliação da carência de profissionais na área.

Confira a nota completa a seguir:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todos os aprovados no Processo Seletivo para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE) foram chamados. A gestão segue convocando o cadastro de reserva conforme a necessidade, com a entrega de novas UBS e novos territórios cobertos. Atualmente, Boa Vista conta com 545 ACS e 162 ACE em exercício.

Reforça ainda que o município está finalizando o processo de cadastramento da população e territorialização, e com isso, será possível avaliar a real necessidade de futuras convocações.