Comportamento

Pesquisa aponta efeitos nocivos de tendências consumistas do TikTok para mulheres

Algumas tendências de consumo entre jovens mulheres na plataforma digital podem ter efeitos tóxicas

Pesquisa aponta efeitos nocivos de tendências consumistas do TikTok para mulheres Pesquisa aponta efeitos nocivos de tendências consumistas do TikTok para mulheres Pesquisa aponta efeitos nocivos de tendências consumistas do TikTok para mulheres Pesquisa aponta efeitos nocivos de tendências consumistas do TikTok para mulheres
Entenda como funciona a influência do uso do Tik Tok (Foto: Divulgaçao)
Entenda como funciona a influência do uso do Tik Tok (Foto: Divulgaçao)

As redes sociais tem vários benefícios, como a possibilidade de conectar pessoas de diferentes lugares, costumes e gerações. Ela também cria tendências que, em alguns casos, são positivas e de incentivo ao bem-estar e saúde. Mas não é sempre assim. Ocorre que algumas tendências viralizadas podem sim ser prejudiciais, principalmente para mulheres, com incentivo ao consumismo, narcisismo, produtividade tóxica e auto exploração.

Segundo a publicitária Bruna Moreira, do Centro Universitário de Brasília (CEUB), algumas tendências de consumo entre jovens mulheres na plataforma digital podem ter efeitos tóxicos. Ela cita, por exemplo, as hashtags #thatgirl, #cleangirl e #vanillagirl, que podem criar “uma sensação de validação inalcançável” e incentivam o consumo excessivo na tentativa de se encaixar no conceito de vida “perfeita”.

De acordo com a pesquisa foram analisados o conteúdo de oito vídeos com as hashtags dos conceitos de consumo e identificado que os mesmos estavam fortemente alinhados aos princípios neoliberais, um termo empregado em economia política, que visa o acúmulo de capital de forma desmedida e voraz. Foram identificados sinais de auto exploração, consumismo, narcisismo e empreendedorismo pessoal que, segundo Bruna, intensificam o comportamento de consumir como forma de expressar identidade e buscar validação social.

Conforme o estudo do curso de Publicidade e Propaganda do CEUB, os conteúdos de tendências virais no TikTok tem como objetivo fazer as pessoas comprarem mais, sobretudo a geração Z, em especial as mulheres, que enxergam o consumo como forma de expressar identidade e pertencimento. Eles também transmitem um discurso que se apoia nos ideais do neoliberalismo, sendo extremamente problemáticos e prejudiciais para a população.

Jovens mulheres podem sofrer mais para se incluírem nas tendências de consumo

No caso das jovens mulheres que consomem esse tipo de conteúdo, o estudo aponta que elas têm uma disposição significativamente alta a comprar os produtos associados a tendências para incorporar alguma estética ou estilo de vida, para demonstrar que também fazem parte da tendência e também tem sucesso em suas vidas. “O fenômeno é potencializado pela aura de autenticidade e sucesso pessoal que é atribuída aos vídeos, estimulando um desejo de pertencimento que se traduz em práticas consumistas”, aponta Bruna.

A pesquisadora alerta que as redes sociais nunca refletem a vida real, sendo aspiracional e inatingível, o que pode causar problemas financeiros, de saúde mental, de identidade e gerar impacto de gênero e geração.

“Essas trends vêm e passam tão rápido que parecem inofensivas, mas o conceito de escolha sobre ser afetado por elas não existe. Por trás desse conteúdo, existe uma cultura de consumo deturpada e não saudável que precisa ser discutida”, finaliza a publicitária.

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