DURANTE O VERÃO

Veterinário alerta para doenças nos pets durante períodos de muito calor

Períodos quentes podem levar a inúmeros problemas em cães e gatos, como a desidratação, dermatites, estresse quando o cão fica mais irritado devido ao calor e o gato mais arisco, comportamentos anômalos em que o cão começa a cavar o quintal procurando um solo mais gelado, o gato foge, ou ambos só querem ficar dentro de casa, derramam a água do bebedouro e deitam em cima para se refrescar, por exemplo

Verão é a estação aonde o ciclo de alguns parasitas tende a ser completado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Verão é a estação aonde o ciclo de alguns parasitas tende a ser completado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Estiagem em Roraima castiga não só as plantações e a população, a forte seca e as queimadas afetam também os pets, como cães e gatos, que precisam de cuidados redobrados para evitar parasitas e doenças que chegam junto com o calor. O Médico Veterinário Caio Lemos explica sobre os perigos e cuidados com os bichinhos durante esse período.

O vetrinário explica que o verão é a estação aonde o ciclo de alguns parasitas tende a ser completado.

“Quando se trata de cães e gatos, o verão tende a ser o período aonde os nosso pets mais tem contato com a Natureza e na nossa realidade de Boa Vista, é o onde os tutores levam seus animais para passear em praças e ruas”, esclarece Caio Lemos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Segundo Caio, existem dois tipos principais de parasitas, os endoparasitas (vermes em geral) que são parasitas internos e os ectoparasitas (pulgas, ácaros, piolhos e carrapatos) que são parasitas externos. O médico também reforça quais os cuidados com os bichinhos para evitar o contágio.

“A melhor forma de previnir e cuidar do seu peludo é vermifugando e tratando com medicações contra parasitas externos, além de manter a casa limpa, gramas aparadas e o local aonde o pet dorme sempre limpo”, recomendou o veterinário.

Médico Vetrinário Caio Lemos é clínico geral na área (Foto: Arquivo Pessoal)

O período quente pode levar a inúmeros problemas em cães e gatos, como a desidratação, dermatites, estresse quando o cão fica mais irritado devido ao calor e o gato mais arisco, comportamentos anômalos em que o cão começa a cavar o quintal procurando um solo mais gelado, o gato foge, ou ambos só querem ficar dentro de casa, derramam a água do bebedouro e deitam em cima para se refrescar, por exemplo, além disso com as queimadas e a fumaça há risco de problemas respiratórios e lesões na pele e olhos.

“O ideal é que nesse período de verão os tutores vermifuguem e controle infestações em seus pets com medicações indicadas por um veterinário, em caso de dúvidas acerca de algum comportamento estranho no seu pet, alguma ferida, fezes amolecidas, ou até um carrapato, pulga ou ácaro, procurar um profissional para uma maior orientação”, aconselhou Caio.

Veja quais doenças podem ser transmitidas pelos parasitas

  • Doença do Carrapato, causada por três agentes infecciosos – Erlichiose, Anaplasmose ou Babesiose;
  • ⁠Dirifilariose, causada por um verme que afeta o coração;
  • ⁠Platinosomos, doença da Lagartixa;
  • ⁠Sarna.

E alguns desses parasitas podem transmitir doenças para os seres humanos.

  • Carrapatos transmitem a Doença de Lyme;
  • ⁠Ácaros transmitem Sarna
  • ⁠Piolhos transmitem a escabiose;
  • ⁠Cães através da fezes vermes intestinais e até doenças como a Giárdia;
  • ⁠Gatos transmitem a Toxoplasmose através do contato com as fezes contaminadas.