GUIA DE FINANÇAS

Economia e férias: um guia para planejar uma viagem e evitar gastos

Confira algumas dicas para minimizar os gastos desnecessários durante as férias e aproveitar ao máximo sua viagem

Mala amarela
Crédito: Istock

O final do ano está chegando, e, com ele, as altas temporadas de viagens. Nesta época, tudo tende a ficar mais caro e acabamos nos empolgando quando chegamos ao destino, fazendo com que os gastos aumentem.

No entanto, existem formas de planejar a sua viagem adequando a diversão ao seu orçamento. Esse planejamento deve estar presente desde a escolha do local, e deve considerar quesitos importantes como hospedagem, valor das passagens, custo de vida local, passeios, refeições e muito mais.

Tudo isso irá garantir que você não tenha dores de cabeça durante o seu momento de lazer e te ajudará a mensurar quanto poderá investir sem entrar em dívidas.

Você ainda tem alguns meses até o final do ano, e, caso não tenha começado a se preparar, temos algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar tudo o que você quer e merece!

Guia com 7 dicas para um planejamento de viagem eficiente e econômico

1. Escolha o destino com prudência

O primeiro passo de uma viagem é decidir para onde você irá, e isso precisa ser definido com muita sabedoria, pois o destino precisa estar alinhado com a sua realidade financeira.

O segredo é reunir a família e definir alguns pontos essenciais, como preço de passagens ou deslocamento, tipo de hospedagem, passeios que gostariam de fazer, gastos adicionais como alimentação, etc.

Com isso, você entenderá o que pode ser adaptado e ajustado para deixar a experiência mais acessível.

2. Compre tudo com antecedência e fique de olho em promoções

Antecipar a compra de passagens e de reservas é primordial para que você tenha mais tempo para pagar e mais opções de locais. Além disso, você também pode ter a sorte de conseguir uma promoção ou vantagem exclusiva, conforme o pacote que escolher.

3. Programas de milhas e cashback podem te ajudar a economizar

Alguns programas de benefícios como milhas aéreas, cupons de desconto, cashback, entre outros, podem te oferecer vantagens extras que te ajudarão financeiramente.

4. Confira toda a documentação necessária

Os destinos nacionais costumam ser mais flexíveis e exigir poucas burocracias, porém, ao fazer uma viagem para o exterior, é importante checar com antecedência toda a documentação que você irá precisar, como visto, passaporte, entre outros.

Alguns países ainda exigem o comprovante de vacinação de algumas vacinas específicas, como a da febre amarela e a da Covid-19. Ao viajar com crianças, também é primordial se atentar aos documentos obrigatórios para menores de idade.

5. Defina um orçamento base

Antecipe seus gastos durante a viagem e tenha em mente um orçamento inicial para planejar o seu roteiro de férias. Defina um piso e um teto de gastos ideal para que você não fique no vermelho depois de aproveitar seu merecido momento de descanso.

6. Atente-se às taxas extras

As letras miúdas são sempre perigosas para quem está desatento e com foco apenas no divertimento. Existem algumas taxas de hospedagem, de câmbio, de seguro viagem e outros valores adicionais que precisam estar na sua conta.

7. Considere destinos alternativos

Durante a alta temporada, alguns locais ficam extremamente cobiçados e, com a alta demanda, tornam-se caros. Os lugares pouco explorados são uma ótima possibilidade para viver novas experiências, conhecer coisas novas e se divertir.

Também é possível buscar locais com muitas coisas inclusas no pacote, como um resort Foz do Iguaçu, que pode ser um destino acessível e com muitas opções dentro da hospedagem, minimizando os gastos de fora.