Minha Rua Fala

            𝗔dolfo 𝗠oratelli

𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿 𝗲 𝗲𝘅-𝗣𝗮𝗱𝗿𝗲 𝗱𝗮 𝗢𝗿𝗱𝗲𝗺 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗼𝗹𝗮𝘁𝗮.

𝗥𝘂𝗮 𝗔𝗱𝗼𝗹𝗳𝗼 𝗠𝗼𝗿𝗮𝘁𝗲𝗹𝗹𝗶 (𝗲𝘅-𝗥𝘂𝗮 𝗡𝗖𝗞) 𝗻𝗼 𝗕𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗖𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲.

O professor e ex-padre Adolfo Moratelli tem seu nome gravado na memória do povo roraimense. Ele nasceu em 15/01/1940, na cidade de Taió, em Santa Catarina e era filho de Joaquim Moratelli e de Ana (Tomazzoni) Moratelli. Seus altos estudos em Filosofia e Teologia se deram em Turim, na Itália, onde foi ordenado Padre, ligado aos Missionários da Ordem da Consolata.

Em 1970 ele veio para Boa Vista, para substituir o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Devido o seu conhecimento em diversas áreas, foi convidado para trabalhar na Divisão de Ensino (hoje Secretaria de Educação), onde foi Orientador Educacional, e à noite ministrava aulas de Filosofia e Educação Moral e Cívica, primeiro no Normal/Regional (hoje Escola Monteiro Lobato) e depois no 2º Grau (Escola Gonçalves Dias).

O Padre Adolfo Moratelli tinha um forte carisma, e fundou o primeiro Grupo de Jovens, onde conseguiu reunir muitos adolescentes na Igreja de São Pedro. As atividades didáticas-pedagógicas, além de outras recreativas e catequistas desenvolvidas pelo grupo, foi de muita valia para aglutinar os jovens em torno da fé cristã e ampliar o laço de amizades entre eles.

Na condição de Padre, Adolfo Moratelli realizou muitos casamentos e oficiou missas e batizados. Seu forte era os sermões. Com a sua facilidade de expressão e grande cultura bíblica, embevecia o público. Era fluente em português, Latim e em italiano, mas também conhecia outras línguas. Sua fé em Deus era inabalável, mas sua vontade de deixar o celibato começou a se manifestar quando estava ainda em São Paulo. Passou a prestar mais atenção nas famílias, nos casais e na vida comum que as pessoas levavam.

Foi aconselhado pela Cúria Romana a pensar mais um pouco e fazer uma viagem de retiro espiritual. Como missão, foi designado para o Território Federal de Roraima. E, em virtude do seu trabalho evangélico e docente, viu-se cercado de pessoas que gostavam dele além do sentimento religioso.

Os desígnios de Deus lhe puseram uma pessoa muito especial que, praticamente, estava todos os dias ao seu lado, mas que ainda não havia despertado nele o amor-conjugal. Como colega na Escola Monteiro Lobato, estava a professora ONEZA COSTA, roraimense, filha do senhor Roberto José da Costa e da senhora Alaíza de Souza Costa.

A professora Oneza ensinava filosofia, psicologia, sociologia e fundamentos da educação. Era católica, sempre assistia as suas missas e acompanhava suas aulas. E, foi daí, que começou a despertar o interesse em ambos. O Padre Adolfo Moratelli enviou uma carta ao Vaticano com pedido para deixar a vida paroquial, e, como pessoa comum, constituir uma família. A resposta chegou quase dois anos depois, e mesmo assim, após ele ter preenchido formulários e respondido centenas de perguntas.

Mas, enfim, chegou o grande dia. Adolfo Moratelli e Oneza Costa Moratelli, casaram-se no dia 05/11/1977, sob os auspícios do Padre Lírio. Desse casamento, nasceram Márcio Costa Moratelli e Ana Roberta Moratelli.

Em 1985 o professor Adolfo foi convidado pelo então governador do Território, Getúlio Alberto de Souza Cruz (hoje dono do Jornal Folha de Boa Vista), para trabalhar no Gabinete Civil do Palácio.

E, quando a professora e hoje Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Roraima Cilene Lago Salomão, assumiu o cargo, convidou o professor Adolfo para a chefia do seu Gabinete. Ela tinha por ele uma grande estima e sabia da sua competência profissional.

O professor Adolfo Moratelli faleceu de aneurisma cerebral no dia 08 de setembro de 2005. A cidade de Boa Vista enlutou-se e as pessoas que tiveram a oportunidade de conhece-lo choraram junto à família.

A sua filha Ana Roberta, que é advogada, assumiu o seu lugar na chefia do Gabinete no Tribunal de Contas; o filho Márcio, é Advogado.

 A esposa, a professora Oneza Costa Moratelli, exerceu por muitos anos a chefia da Divisão da Educação de Jovens e Adultos – EJA-, na Secretaria de Educação.

Quando do falecimento do Professor Adolfo Moratelli, elaborei um Projeto de Lei denominando uma rua com o seu nome e o levei à Câmara Municipal. Foi assinado pelo então vereador Alfonso Rodrigues do Vale, levado à plenário para votação e aprovado por unanimidade dos vereadores presentes à Sessão. E, o Projeto, aprovado pelo Legislativo, foi enviado para a Prefeitura Municipal para a sanção do chefe do Executivo (Prefeito).

O então Prefeito Iradilson Sampaio de Souza, sancionou como Lei nº 856, de 26/04/2006, sendo publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, nº 1715, datado de 03/05/2006.

No dia 28/03/2025, faleceu a esposa/viúva do Professor Adolfo Moratelli, a senhora Oneza Costa Moratelli.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.