BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2025 – Nº 4.182
Um Plano ousado
Depois de nove meses após seu nome ter sido indicado para presidir a Agência Nacional de Saúde (ANS), foi marcada para amanhã a sabatina do advogado Wadih Damous no Senado. Indicação do amigo presidente Lula da Silva, que conta nos bastidores com o apoio do delator José Seripieri Júnior, dono da Amil, Damous não deverá ter vida fácil em sua sabatina. Há muitas resistências ao seu nome no Senado. Damous não tem experiência no ramo, ouve-se entre portas no Senado. Em sua trajetória, ele já defendeu o aborto, o que desagrada a comunidade evangélica, criticou outrora ministros do STF, e sua gestão na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça, é criticada por opositores. E é no ministério o maior problema dele nessa sabatina. À frente da Senacon, por exemplo, não fez nada quando a Amil promoveu uma enxurrada de cancelamentos de planos de saúde. À ocasião, quem agiu naquele momento foi o então presidente da Câmara Arthur Lira, que enquadrou todos os planos de saúde e conseguiu estancar a onda de cancelamentos.
De novo, Vieira?
O chanceler Mauro Vieira enfrentará mais um pedido de convocação por parte da oposição na Câmara. Gustavo Gayer (PL-GO) quer explicações sobre as tarifas de 70% impostas pela Venezuela aos produtos brasileiros. O deputado acredita em chantagem de Maduro contra Lula, ou que está barganhando algo. É que, na semana passada, o Governo da Venezuela decidiu adiar os efeitos da medida.
Na fogueira
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comparecerá à Comissão de Agricultura da Câmara dia 13 para falar sobre os prazos de pagamento dos financiamentos rurais, especialmente dos produtores rurais gaúchos que ainda não se recuperaram das enchentes devastadoras de 2024. Mas a equipe prepara pasta cheia. Vão sobrar perguntas sobre o tarifaço dos EUA.
Fogo cruzado
Congressistas de diferentes partidos planejam cobrar intensivamente o Governo Lula da Silva sobre a criação de cargos de adidos militares na Embaixada do Brasil na China, reservados para generais. A China, evidente, é o maior parceiro comercial do Brasil, mas a aproximação militar abriu os olhos e ouvidos dos parlamentares, num momento em que há fogo cruzado (comercial, ainda bem) dos EUA contra o Brasil.
Au..au..aiiii
O IPSConsumo e o Instituto Caramelo enviaram à Secretaria Nacional do Consumidor e a 900 Procons do País uma representação formal, com ampla base jurídica, contra a fusão das gigantes Petz e Cobasi no CADE. As entidades alegam que há chance de 35% das pequenas pet shops fecharem onde há lojas das gigantes do setor, causando desemprego e elevando o preço de produtos, por eventual cartel.
Patotinha do jaleco
O reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Pedroso, fez duras críticas à burocracia do MEC. Segundo ele, em artigo publicado nas redes sociais e com grande repercussão, os entraves do Ministério dificultam a criação do curso de Medicina da Universidade. O reitor afirma ainda que a PUC dispõe infraestrutura, equipe de excelência, mas esbarra em um sistema educacional que privilegia grandes conglomerados educacionais
ESPLANADEIRA
#iGUi chega amanhã em Alphaville (SP) com tecnologia e inovação das piscinas. #Sistema CFMV/CRMVs lança dia 15/8 Prêmio Nacional de Jornalismo em SP. #Sorvetes Frosty chega a 130 lojas e investimentos de R$ 30 milhões. #FGV CPDOC comemora hoje 20 anos da Pós-Graduação em Cinema Documentário, no MAM-RJ. #André Franco, CEO da Boost Research, pelestra 13 e 14/8, no Rio Innovation Week 2025. #Projeto Recicla Junto já ressignificou mais de 455 T de resíduos.
[email protected] 2011 – 2025. Coluna Esplanada®© – Todos os direitos reservados.
LEMA Comunicação