Finanças

Visao de Negocios 28 05 18 6278

Visao de Negocios 28 05 18 6278 Visao de Negocios 28 05 18 6278 Visao de Negocios 28 05 18 6278 Visao de Negocios 28 05 18 6278

Editorial

Falta de tempo, rotina, instabilidade financeira, pressão no trabalho. Ter uma carreira ascendente e gratificante, presença com qualidade na vida familiar, envolvimento comunitário significativo e satisfação pessoal parece cada vez mais inatingível. Mas o que norteia todas essas variáveis? O que de fato buscamos? Como ter energia para tudo isso, que acontece ao mesmo tempo para a mesma pessoa?

A resposta: propósito. No dicionário, propósito aparece como tomada de decisão, aquilo que se pretende alcançar ou realizar. De acordo com Peter Senge, autor do livro “A Quinta Disciplina”, enquanto visão é um destino específico, propósito é similar à direção que tomamos. A noção de propósito captura a intenção e o esforço que indivíduos fazem para alcançar seus objetivos. Propósito é a sua marca pessoal, aquilo que faz brilhar os olhos. Não é o que você faz, mas sim como e por quê.

Nossas percepções e motivações estão mudando em uma nova forma de ver qualidade de vida e satisfação. Não é mais apenas como administramos o trabalho versus o resto de nossas vidas. É um quebra-cabeça com vários aspectos relevantes e que mudam ao longo da vida – família, amigos, vida pessoal, comunidade, trabalho, lazer e espiritualidade. Esta semana vamos falar sobre propósito.

Fabiano de CristoConsultor [email protected]

PROPÓSITO: PORQUE ISSO IMPACTA NA SUA VIDA.

A maioria das empresas apresenta missão e visão bem estabelecidas e divulgadas, mas poucas têm ou propriamente comunicam seu propósito ou razão de existir. No entanto, os consumidores, mais empoderados e informados no processo decisório por uma marca, buscam organizações com valores alinhados.

Isto desafia as empresas a repensarem sua identidade e modus operandi para se manterem competitivas no mercado e atraentes para seus funcionários. Operar baseado em valores e propósito autênticos e compartilhados claramente reflete no desempenho da empresa.

Propósito é simplesmente a razão pela qual sua empresa faz o que faz. Ele deve nortear os processos decisórios, desde contratações, ações de responsabilidade social, até decisões de investimento. Seja desenvolver uma comunidade local, revolucionar o modo que consumidores compram produtos ou adquirem serviços, propósito é, ou deveria ser.

Na vida profissional, ter um propósito é também essencial para caminhar na complexidade, volatilidade e ambiguidade em que vivemos hoje; um contexto em que estratégias mudam rapidamente e nem sempre há respostas certas ou erradas. Uma pesquisa com 474 executivos mostrou que 90% deles reconheceu a importância de ter objetivos e motivações bem definidas para inspirar e gerar resultados. No entanto, menos de 20% de líderes corporativos têm um propósito individual claro e poucos deles conseguem defini-lo concretamente em uma frase.

E de que forma vemos o trabalho? De acordo com Dan Pontefract, há três formas. A primeira é a orientação por retorno financeiro, em que você trabalha para receber um salário e nada mais. Já a segunda é a mentalidade de carreira, orientada pelo crescimento na posição, responsabilidades, influência ou salário.

Finalmente, a terceira é a mentalidade norteada pelo propósito de se sentir motivado, realizado e fazendo algo que contribua para a organização da qual faz parte. Aqui, a energia se renova e é onde encontramos o flow, estado em que nos concentramos ativamente numa tarefa e alcançamos estados de satisfação profunda.

O aspecto financeiro é inevitavelmente relevante, porém trabalho deve ir além disso. Passamos a maior parte do nosso dia – e de nossas vidas trabalhando e precisamos encontrar satisfação, inspiração e sentido no que fazemos. Pare um pouco para analisar como você encara o trabalho no dia a dia. Se a mentalidade financeira e de crescimento ocupam mais de 50% do seu tempo, é hora de (re) definir o seu propósito pessoal e profissional.

A busca por propósito é inevitavelmente um processo natural e complexo. É o que traz sentido às nossas vidas; é o que nos faz levantar todos os dias animados para correr atrás de nossos objetivos e para deixar nossa marca no mundo. No livro “Como avaliar sua vida?”, o autor Clayton Christensen afirma que ter um senso claro de propósito está diretamente relacionado com nossa felicidade pessoal.

Sem motivações bem definidas, desperdiçamos nossa energia e recursos naquilo que talvez satisfaça objetivos de curto prazo, mas que não comunica com o que de fato nos importa e agrega valor. Um forte senso de propósito deve permear nossas decisões consistentemente para conseguirmos gerar valor e impacto. É interessante também notar que propósito não é um artigo de luxo restrito a poucas pessoas. É uma habilidade psicológica que pode ser cultivada independentemente do grau de escolaridade ou outras condições. E aí, qual é o seu propósito? Pense nisso e até a próxima semana?

RESENHANDO

Propósito não é algo imposto, com que você simplesmente se depara ou uma visão que cruza sua mente. Também não é uma fonte única de inspiração ou algo imutável. Propósito se constrói e muda ao longo do tempo. É algo específico, pessoal e que comunica com você e apenas você. Fácil? Com certeza não! Definir um propósito requer autoconhecimento e tempo. Abaixo, seis questionamentos para o processo de reflexão.

O que torna você único? O que você faz que te diferencia de outros? Qual é a sua marca? O que é importante para você? O que te faz levantar animado no dia a dia? Qual é a sua visão de carreira e de vida? Que histórias quer contar para seus netos? Qual marca você quer deixar no mundo? O rascunho das respostas dessas perguntas – rascunho porque elas nunca são respondidas finalmente, já que estamos sempre evoluindo e esclarecendo nossa relação com nossos valores e identidades – oferece um bom panorama sobre quem você é de verdade, longe dos padrões mais convencionais de sucesso.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.