AFONSO RODRIGUES

Vale arriscar

“O maior perigo na vida está em não arriscar. Aquele que não arrisca nada... não faz nada... não tem nada... não é nada...”. (Rudyard Kipling)

E o problema não é riscar o caderno na hora do recreio. Não sei se já falei disso pra você, mas é legal. Aconteceu comigo lá pelos anos de mil novecentos e quarenta e tantos. Eu estudava na Escola da Base Aérea de Natal. Foi numa segunda-feira. Nos fins de semana retirávamos livros na biblioteca da Escola, para ler no fim de semana. E foi aí que a jiripoca piou. Estávamos na quadra de basquete, esperando o transporte para nos levar para a escola. Porque mesmo a escola ficando bem próxima, não podíamos caminhar a pés por dentro da Base. E enquanto brincávamos não percebi que o lápis que ficava no bolso da calça estava riscando a capa do livro. E por isso fiquei proibido de retirar livro no fim da semana. Tentei várias vezes, arriscando convencer o padre diretor da escola, mas o cara não me dava atenção. Mas mesmo assim continuei, mesmo inutilmente, e sem resultado. Coisinha muito fútil, mas que me chamou a atenção para o fato que eu não deveria parar de arriscar sempre.

Esteja sempre preparado para o futuro. E nunca estaremos se não estivermos sempre preparados para os riscos. E os mais importantes são os da vida e não os do lápis. Nunca desista dos seus projetos. Mesmo que a caminhada seja lenta, vá em frente. Você já sabe que o horizonte é inatingível, mas isso não quer dizer que você deva parar na caminhada. Há um ditadozinho popular que nos alerta: “Quem não arrisca não petisca”. E petiscar é valioso. Vamos sempre em frente nas nossas batalhas, por mais simples que elas sejam. Vamos iniciar mais uma semana com a visão no futuro. Porque é no futuro que desfrutaremos da semente que plantamos hoje. O Rui Barbosa disse: “Há os que plantam a alface para o prato de hoje, e os que plantam o carvalho para a sombra de amanhã”.

O importante mesmo é que não deixemos de plantar a semente do futuro. E a sombra de amanhã está no futuro. Então vamos plantar o carvalho e viver o conforto da sombra, amanhã que é futuro. A coisa é muito simples, desde que consideremos que amanhã é futuro, mas quando ele chega já é presente. E o hoje que era hoje já é ontem e passado. O que nos orienta para viver o melhor que pudermos viver, hoje, para podermos viver o melhor amanhã. E cada um de nós tem esse poder. É só acreditar nisso e arriscar sempre, mas dirigido pela mente poderosa que todos temos e não sabemos aproveitar. Procure a felicidade dentro de você mesmo, ou mesma. Ninguém além de você mesmo, ou mesma, tem esse poder. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460       

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.