Com Tudo
* Nos próximos dias 1º e 2 de agosto, a UFRR, será palco de duas atividades voltadas à valorização e defesa dos povos indígenas, com foco especial na Terra Indígena Yanomami. Na sexta-feira, 1º, as 19h, numa parceria com Associação Yanomami e a Aruac Filmes, acontece a exibição do documentário “A Queda do Céu” no auditório do PRONAT – campus Paricarana. A produção, dirigida por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, é inspirada na obra do líder yanomami David Kopenawa e do antropólogo Bruce Albert. No Sábado, 2, das 8h30 às 12h, será realizada a oficina “Proteção Territorial e Povos Indígenas – Enfoque na Terra Indígena Yanomami”, no auditório do CCH. A atividade é promovida pelo Centro de Monitoramento e Proteção Territorial da Terra Indígena Yanomami, ligado ao Ministério dos Povos Indígenas .
Com Nada
* Como é de conhecimento público, a Casa da Cultura, hoje totalmente restaurada, passou anos a fio entregue – literalmente – as baratas, ratos e outros bichos peçonhentos. Tomado pelo mato, o prédio se transformou num lixão e local de uso de drogas. Foram 15 anos de luta da presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, com apoio de parceiros, até a restauração total da Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, hoje sede da ARL. Durante todo esse período de abandono, ninguém nunca ouviu dizer que nenhum órgão se interpusesse em defesa daquele lugar, mas agora, não falta quem queira tomar para si a administração do prédio, que há anos não pertence mais à união.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Casa da Cultura
* E para quem não sabe, o que é conhecido até pelas pedras da rua, sobre a Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, a gente explica. Primeiramente, tratava-se de um prédio da União, que há tempos foi repassado para o Governo do Estado, que viabilizou a restauração do prédio, mantendo fidedignamente sua originalidade, preservando a memória histórica.
* E por meio de uma Lei de autoria do deputado Marcos Jorge, devidamente aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Executivo, a Casa da Cultura foi doada para a Academia Roraimense de Letras e hoje funciona como um centro cultural, inclusive aberto visitação pública e a eventos como exposições de arte, saraus, etc..
Abandono
* E por falar em memória, é preocupante a situação de dois autênticos sítios arqueológicos de Roraima, inclusive tombados pelo Patrimônio Históricos, que encontram-se em total abandono. Estamos falando da Fazenda São Marcos e das ruínas do Forte de São Joaquim do Rio Branco importantes marcos da ocupação portuguesa na região amazônica.
* Construído em 1775 para proteger a região de invasões, o Forte teve papel crucial no estabelecimento e defesa do território, marcando o início da ocupação portuguesa em Roraima. O forte foi tombado como patrimônio histórico em 2001, reconhecendo sua relevância histórica e cultural. Mas atualmente, encontra-se tomado pelo mato.
Da Venezuela
* Cada dia é uma história diferente com relação ao tarifaço da Venezuela sobre as exportações brasileiras, a ultima informação, é de que se trata apenas de um erro no sistema venezuelano e que tudo segue como antes. Até porque convenhamos, nenhum país tem logística pra enviar mais de 100 caminhões de mantimentos pro país vizinho, senão o Brasil.
* A gestão anterior do Governo Federal, cortou relações diplomáticas com a Venezuela, (e considerava embaixadora, Maria Teresa Belandria, nomeada por Juan Guaidó), mesmo assim não cortou relações comerciais com o Governo de Maduro e seguiu permitindo exportações. Como isso foi possível, é mistério, “só sei que foi assim”…
Da Venezuela II
* E por falar em Venezuela, agora o xerife do mundo, Donald Trump ( sim ele agora diz que manda nos Estados Unidos e no mundo), colocou recompensa de U$ 25 milhões para quem prender Nicolas Maduro. Mas essa decididamente não será uma empreitada fácil, nem para os mais experientes mercenários, por alguns motivos.
* O primeiro deles, é que não se sabe se Trump entregará mesmo o prometido. E principalmente, por que quem se atrever terá de enfrentar as Forças Armadas da Venezuela, a Guarda Nacional e a segurança pessoal de Maduro, composta por agentes russos, cubanos e grupos de milícias. E por derradeiro, quem manda na Venezuela, são os generais Diosdato Cabello e Padriño Lopez, que não entregarão o Governo nem mortos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada ao Dr. Salomão Cruz que nesta quarta-feira, recebe kilométricas homenagens por conta de seu aniversário.
* Também trocando de data hoje, Fabinho Brito, José Augusto Carvalho Brito e Chef Ney Agostinho.
* Na próxima sexta-feira, 1º de agosto, acontece o evento de lançamento do Amazontech especial para imprensa.
* Nessa oportunidade, será apresentado aquele que será um dos maiores encontros de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.
* Promovido pelo Sebrae/RR em parceria com Embrapa, UFRR, Faperr e os Sebrae’s da Amazônia Legal, reunirá em Boa Vista, empresas, pesquisadores, líderes comunitários, empreendedores e autoridades locais e internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tá Valendo
Eca 35 Anos
* O Governo de Roraima, por meio da Setrabes em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima, irá promover na próxima quinta-feira, 31, no Teatro Jaber Xaud Sesc Mecejana, um evento em celebração ao ECA 35 anos, com o tema “Pela Proteção Integral das Infâncias e Adolescências”.
Eleição
* A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr) realizou ontem a eleição do novo presidente do seu Conselho Deliberativo.O eleito foi Taylor Colares Filgueiras, da Seadi (Secretaria de Estado de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.
A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.