Bom dia.
Grãos 1
Dados do governo mostram um cenário promissor para a produção de grãos em Roraima, com crescimento na área plantada e produtividade acima da média nacional. A previsão é de quase meio milhão de toneladas de soja produzidas na safra 2025 – o ciclo produtivo do cultivo ocorre nos 12 meses do ano -, com 133,2 mil hectares plantados. Os dados foram apresentados pelo secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, em entrevista ao programa Agenda da Semana, na rádio Folha FM 100.3.
Grãos 2
Granjeiro explicou que o Estado registra produtividade média acima de 63 sacas por hectare, superando a média nacional de 53. E que esta produtividade tem crescido. Em 2018, a média local era de 47 sacas. Algumas propriedades já alcançam mais de 100 sacas por hectare, o que, segundo ele, demonstra o nível técnico e a capacidade de adaptação do setor produtivo diante dos desafios logísticos.
Grãos 3
Para fortalecer esse avanço, ele afirma que o Governo do Estado ampliou as equipes de campo para melhorar o controle de dados e qualificar o mapeamento agrícola, com a chamada Rota dos Grãos. Atualmente, 233 grandes propriedades produtoras de grãos estão mapeadas no Estado. Já a agricultura familiar recebe suporte técnico por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater). No caso do milho, a área plantada foi de 18,2 mil hectares, mas a produtividade local ainda precisa crescer, está bem baixo da média nacional.
Decisão
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) traz segurança jurídica para trabalhadores da Companhia Energética de Roraima (Cerr), segundo o advogado trabalhista Oneildo Ferreira e o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Roraima (Stiurr), Oriedson Medeiros. Durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha 100.3 FM, ambos comentaram que a decisão reconheceu a constitucionalidade da Lei Estadual nº 1.666/2022, que criou o quadro em extinção da Cerr. Entre os argumentos apresentados pelo Governo de Roraima, estava a alegação de que os empregados celetistas não poderiam ser incorporados à administração direta, entendimento jurídico já superado.
Rejeição 1
A nova presidência do Partido dos Trabalhadores em Roraima reconhece o desafio de reverter a alta rejeição no Estado. Para o recém-eleito presidente regional, Benedito de Paula, parte dessa resistência está enraizada na desinformação, inclusive entre pessoas beneficiadas por programas sociais implementados por governos petistas. Ele observa que, embora a política macroeconômica do PT tenha historicamente favorecido Roraima, bandeiras como a defesa do meio ambiente, dos povos indígenas e o combate ao garimpo ilegal contribuíram para ampliar a rejeição.
Rejeição 2
Ele comentou, durante o programa Agenda da Semana, que a estratégia para enfrentar esse cenário é se reaproximar da classe trabalhadora e reforçar que o governo federal atua em Roraima sem fazer distinção ideológica, investindo e implementando políticas públicas mesmo em um Estado de maioria conservadora. Entre os principais entraves, destaca a delicadeza do debate sobre garimpo em terras indígenas, atividade que, segundo ele, já está culturalmente enraizada no Estado. A repressão a esse tipo de mineração tem gerado ressentimentos, segundo ele, pela falta de compreensão sobre os impactos da prática. Embora não descarte a discussão sobre uma eventual legalização, defende que qualquer medida deve ser debatida com a sociedade e construída de forma coletiva, ouvindo os atores diretamente envolvidos.
Candidatura
O novo presidente afirmou que o PT se articula e defende um protagonismo que deve levar a uma candidatura própria ao Governo do Estado e ao Senado. Durante o encontro marcado para os dias 23 e 24 de agosto – ocasião em que tomará posse -, será criado um grupo de trabalho responsável pela elaboração da plataforma eleitoral que orientará o partido tanto em 2026 quanto nas eleições municipais de 2028. A federação com PV e PCdoB segue válida até o próximo ano, mas o presidente sinalizou que o diálogo com os partidos aliados deve continuar, ao mesmo tempo em que o PT buscará ampliar sua base com novas lideranças do campo progressista.
Aprova
A Secretaria de Educação e Desporto de Roraima (Seed) firmou um termo de fomento no valor de R$ 11 milhões com um instituto, para execução do projeto Aprova +, voltado à preparação de estudantes da rede pública para o Enem e vestibulares. O mesmo instituto figura como executor de outros projetos similares financiados por recursos públicos estaduais e federais. Em 2025, foram destinados ao instituto mais de R$ 10 milhões em emendas para ações com objetivos semelhantes. Além da atuação na área educacional, o instituto possui convênios firmados com o Ministério do Esporte, Ministério da Saúde e Ministério da Cultura. O prazo de execução do projeto com a Seed é de seis meses.
Representante
Pela primeira vez, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) terá um reitor na presidência da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entidade que representa as universidades federais em todo o País. José Geraldo Ticianelli já fazia parte da diretoria como vice-presidente e agora foi eleito para o desafio de liderar as 63 universidades federais filiadas à entidade. Esta é, apenas, a quarta vez que um representante da região Norte ocupa o cargo.
Documentos
Devido a incêndios que destruíram parte do acervo da antiga sede da Seed em 2018, o Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) decidiu aceitar certidões e declarações emitidas pela secretaria como prova válida de tempo de serviço para fins de aposentadoria de professores. A medida abrange, principalmente, o período de 1995 a 1999, mas poderá ser estendida a outros intervalos. A decisão também prevê a revisão de processos em andamento que tenham sido prejudicados por essa falta de comprovação.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.