Com Tudo
* Com o intuito de aproximar cada vez mais a Justiça Eleitoral da população, a atual gestão do Tribunal Regional Eleitoral – iniciada em fevereiro deste ano, vem implementando uma série de iniciativas, até então inéditas. Após instituir a Ouvidoria Indígena, agora dá outro passo no sentido de ampliar essa importante política pública. O TRE – Roraima, irá instalar nesta terça-feira, 1º de julho, às 11:30h, a Ouvidoria da Mulher – um canal institucional voltado exclusivamente ao acolhimento, escuta, qualificação e orientação de mulheres vítimas de violência ou violação de direitos eleitorais. A solenidade de lançamento será no plenário da Corte, no bairro São Pedro.
Com Nada
* O inverno ainda está longe de acabar, o que significa que a situação das enchentes, principalmente no Rio Grande do Sul, infelizmente, ainda irá perdurar por mais um tempo até parar de chover. Quem vê as reportagens sobre o assunto e já leu o livro “A Queda do Céu” – do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês, Bruce Albert, lançado em 2010 – não tem como não comparar a situação, até porque, a obra descreve o que está acontecendo nesse momento, como numa espécie de premonição. Enquanto isso, a Europa enfrenta um calor infernal com queimadas pipocando em todas as partes. E ainda tem quem negue a gravidade da crise climática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Importante
* A propósito, a criação da Ouvidoria da Mulher integra as ações da Justiça Eleitoral para o fortalecimento da cidadania e do combate à violência de gênero, promovendo um espaço seguro e humanizado dentro da estrutura do TRE-RR. Todas as ações serão conduzidas pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Órgão
* O canal de atendimento funcionará de forma permanente, e a expectativa é que se torne referência em acolhimento institucional, disponível pelo e-mail [email protected] e pelo número (95) 2121-7075 (ligação e WhatsApp).
Jovem Senador
* A vencedora do concurso de redação do Programa Jovem Senador em Roraima, este ano foi a estudante Maria Eduarda Vale, do Colégio Estadual Militarizado Prof. Maria de Lourdes Neves, cujo tema foi “Emergências Climáticas: pense no futuro, aja no presente”. Foram 170 mil estudantes de 4 mil escolas no país. Em Roraima, se inscreveram 1.342 alunos, de 38 instituições, 20 da capital, 14 do interior e 4 indígenas.
* O Programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal voltada a estudantes do Ensino Médio da rede pública, com até 19 anos, com objetivo de incentivar a reflexão sobre política, democracia e cidadania, além de permitir que os alunos conheçam de perto o funcionamento do Poder Legislativo.
Homenagem
* O Tribunal de Contas de Roraima, estará realizando nesta terça-feira, 1º de julho, uma Sessão Especial do Pleno em celebração à trajetória institucional do Conselheiro Manoel Dantas Dias, por seus 27 anos de serviços naquela Instituição. Ele estará se aposentando após notável trajetória, como membro daquele Colegiado.
* O evento, que será realizado no Auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, no qual estarão presentes autoridades, familiares e amigos do homenageado, além de servidores, terá início às 9h, com uma programação, que inclui várias homenagens ao conselheiro roraimense, que hora se despede do importante cargo.
“Especulâncias”
* E por falar nisso, as “especulâncias” em torno do nome que substituirá o conselheiro Manoel Dantas, que começaram desde o início de 2025, tendem a se intensificar agora, às vésperas da aposentadoria dele. Só pra contextualizar os leitores sobre essa situação, como a vaga anterior foi indicada pela Assembléia Legislativa – que escolheu Simone Souza, agora conselheira, -a próxima vaga, será do Executivo.
* Ou seja, caberá ao governador Antonio Denarium, indicar o substituto do Conselheiro Manoel Dantas. Após a indicação pelo chefe do Executivo estadual, o nome terá que ser aprovado pela Assembléia. Alea iacta est…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
* Celebrando nova idade hoje, Rita de Cássia Abreu, Ivan Luiz Albuquerque, Hildebrando Falcão e Cássio Dib.
* O Tribunal de Justiça de Roraima, foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como um dos tribunais com melhor desempenho em sustentabilidade no Judiciário brasileiro.
* A conquista se deu na categoria Desempenho do Prêmio Juízo Verde 2025, que avalia os tribunais com os melhores resultados no Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS) e nos indicadores de produtividade voltados à atuação jurisdicional na área ambiental.
O TJRR alcançou o melhor resultado entre os tribunais estaduais, com 83,8%. A cerimônia de entrega ocorreu na tarde de ontem, durante o evento Judiciário Sustentável, na sede do CNJ, em Brasília (DF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tá Valendo
Atletismo
* Começa nesta terça-feira, 1º de julho, a partir das 14h, a Etapa de Atletismo dos 52º Jogos Escolares de Roraima. Nesta fase, estão inscritos 2.188 alunos-atletas de 139 escolas da capital, do interior e de comunidades indígenas. As competições seguem até o dia 6 de julho e já têm caráter de fase final, ou seja, definem os campeões da modalidade.
Na UFRR
* Começa hoje e vai até o dia 25, as inscrições para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia da UFRR. Serão 20 vagas, onze são para o mestrado e nove para o doutorado, que de acordo com o edital, são distribuídas em 4 linhas de pesquisas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.
A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.