Todos os problemas nas administrações são problemas da administração. Estamos vivendo um dos momentos mais importantes da história da humanidade. Pelo menos do que se conhece. Porque grande parte, e até a maioria, dos problemas não é mais do que meras repetições. O problema é que elas vêm com formas e modos diferentes. Mas a causa do problema é a mesma; oligarquias mascaradas e disfarçadas de ideologias. Administradores incompetentes, de povo sem orientação. E se você acha que o que digo é arrufo, corta essa. Continuamos vivendo em um mundo diferente, mas sem perceber a diferença. Pura incompetância.

Você sabe quantos dilúvios já tivemos na Terra? Também não sei. Mas os que sabem nos garantem que já foram muitos. Até mesmo sobre o último deles, sabemos quase nada. E esse nada também nos vem fantasiado. Tudo que sabemos, ou pensamos que sabemos, sobre ele, são fantasias que nos levam aos contos de fada. E por isso nunca estamos preparados para problemas climáticos. Ainda não nos educaram nem orientaram para o fato de tudo o que vemos e vivemos com os problemas climáticos são repetições registradas há eternidades. E com eles vêm os problemas sociais. Somos seres humanos e vivemos num mundo em evolução que exige nossa evolução cultural. E é aí que não evoluímos.

Os “dilúvios” de lama a que assitimos recentemente, não foi o primeiro nem será o último. E até mesmo os administradores públicos que sabem disso não vão tomar nenhuma providência para evitar o próximo. Mas não se desespere. A violência faz parte da evolução humana. Até mesmo se um dia conseguirmos melhorar nossa educação, ainda saberemos que “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”. Haverá sempre os animais humanos que matarão suas companheiras por conta do ciúme doentio. Continuaremos sendo o que somos. Com dificuldade de entender que cada um de nós é responsável por sua própria evolução. E comecemos por aprender a ver as coisas como elas realmente são, para que possamos corrigi-las com competência. Comece a valorizar seu voto. Quando você vende seu voto, ele está fazendo de você um lixo da sociedade. Você não está votando em quem comprou seu voto; está vendendo seu voto a quem pode, muito bem, ser um ladrão que você está infiltrando na política. O risco é muito grande. E cabe a você vivê-lo ou não; dependendo de como você quer ver o seu país, que depende de sua dignidade. Pense nisso.

[email protected]

            99121-1460