Social

social 13879

Com Nada  

* Não há uma única semana em Roraima, especialmente em Boa Vista, que não haja pelo menos um acidente grave, inclusive com vítimas fatais. Mas, infelizmente, enquanto os condutores de veículos não respeitarem as sinalizações de trânsito, teremos mais acidentes nas ruas e estradas e, consequentemente muitas vítimas, entre elas fatais. Dados do Detran-RR informam que no ano passado foram registrados 2.329 acidentes no Estado, e 139 pessoas vieram a óbito. E quem mais morreu no trânsito foram jovens com idade entre 18 e 23 anos, totalizando 26, em 2021. 

Com Tudo 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realiza nesta sexta-feira, 20, a partir das 19h, o show motivacional com mágica “Pessoas motivadas produzem 5 vezes mais” com o renomado palestrante  Marco Zanqueta.  O evento é gratuito e faz parte da programação do ‘Maio Verde’ alusivo aos 22 anos da DPE-RR. O show vai ocorrer no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF-UFRR). As inscrições são limitadas e gratuitas e devem ser feitas pelo site da Esdep da DPE-RR (http://escolasuperior.rr.def.br). 

Dr. Parima Dias Veras, abriu o ciclo de palestras na Instalação da Cátedra Indígena de Roraima, na Comunidade de Nova Esperança. Na foto, ele divide clic com o líder indígena João Wapichana, tuxawa da comunidade

Golpe 

* E por falar nisso, mais uma vez, estelionatários estão usando o nome do Detran-RR para aplicar golpes, por meio das redes sociais. Desta vez, uma (suposta) mulher se utiliza de um perfil fake no Facebook e anuncia a venda de carros e motocicletas, e se diz Coordenadora do Setor de Veículos e Documentos da autarquia, o que não é verdade.  

* A golpista passou a lábia em um morador do município do Cantá, que perdeu R$ 1.500. Quem for vítima desse tipo de crime, deve imediatamente registrar um boletim de ocorrência na delegacia.  

Golpe II 

*E devido essa questão de golpes, o Detran-RR orienta que a população fique atenta sobre qualquer serviço da Instituição, ofertado por telefone, e-mail, SMS, redes sociais, pois o órgão não solicita dos usuários o envio de documentos ou pagamentos por meio destes canais. 

*Para não cair em golpes, os usuários devem acessar o portal www.detran.rr.gov.br, as redes sociais oficiais do Detran-RR, ou entrar em contato pelo telefone 95-3621-3701. 

Importante  

* Nesta terça,17 e quarta, 18, nossa capital estará sediando o 1º Encontro da Rede Urban95 no Brasil, que reunirá prefeitos e representantes de 24 cidades do país, para trocas de experiências entre as cidades que compõem a Rede e visitas a programas sociais da Prefeitura de Boa Vista. 

* Os referidos programas, deram à Boa Vista, o título de Capital da Primeira Infância, reconhecida internacionalmente por desenvolver políticas públicas para os pequenos. Além das cidades Urban95, participam do eventos representantes da Fundação Bernard van Leer e várias outras entidades  parceiras.  

Importante II 

* Entre os participantes do  1º Encontro da Rede Urban95 no Brasil, que inicia hoje em Boa Vista, estão: AVSI, Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Instituto de Tecnologias Geo-sociais (ITGS), Estúdio +1, Ateliê Navio, Allma Hub, Descobrir Brincando, Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Instituto Alana. 

* A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer, que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos.  

Dr. Marcio Rosa (Ministério Público de Roraima), recebe hoje kilométricas homenagens por conta de sua troca de data nesta terça. Na foto, ele divide clic com seu colega, Dr. André Paulo

#Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta terça-feira,  Cristina Andrade, Márcia Nóbrega,  Domício Cruz, Carla Patrícia Moraes e Vera Lúcia Oliveira.  

* O final de semana foi marcado por um importante Ciclo de Palestras na Escola  Estadual Indígena Arthur Pinto da Silva – Comunidade de Nova Esperança – Terra Indígena de São Marcos.  

* Sábado e domingo, aconteceu a instalação de Cátedra Indígena de Roraima, cuja abertura aconteceu com a palestra do juiz de Direito, Parima Dias Veras.  

* Também foram palestrantes, os Drs. Eduardo Daniel Lazarte Morón (sábado), Marcio Rosa e André Paulo (domingo).  

*Atuaram como debatedores,  a conselheira tutelar Valdenora Maia; o secretário executivo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes, Andre Lucas Paz; o defensor publico federal, Dr. Rafael Martins Liberato e o vereador do município de Pacaraima, Julio Cesar de Carvalho Junior.  

* No domingo, foram debatedores: o Sr. Pedro Galdino de Souza, chefe da Divisão de Saúde Indígena; enfermeira Juliane Garcia do DSEI Yanomami, e o promotor de Justiça Andre Paulo Pereira.  

* Foram mediadores no importante evento, o professor MS. Alfredo Silva Wapichana e Dra. Licia Catarina Coelho presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Indígenas da OAB-RR.  

Dra. Érika Michetti (Ministério Público) e seu marido, Jean Michetti (procurador do Estado), ilustrando a coluna desta terça  

Tá Valendo  

Esclarecimento 

* O Governo de Roraima emitiu nota de esclarecimento, sobre um card que está sendo veiculado sobre a antecipação da parcela do 13º salário dos servidores, que na verdade é uma espécie de fake news, pois trata-se de publicação divulgada em 2021.

Vanderleia Parmigiani em recente passeio à Dubai, nos Emirados Árabes