LETRAS SABOROSAS

Aprenda a fazer Maniçoba, comida típica paraense

Maniçoba: receita se assemelha à feijoada, mas é feita com as folhas da mandioca

Prato típico da culinária paraense, no norte do Brasil. É uma iguaria que tem suas raízes na culinária indígena da região.
Prato típico da culinária paraense, no norte do Brasil. É uma iguaria que tem suas raízes na culinária indígena da região.

RECEITA DO DIA

Maniçoba  

Por Chef Pedro Amaral – restaurante Namazônia (SP)

INGREDIENTES:

01 kg de Maniva pré cozida  

300g de carne seca   

300g de bacon  

200g de pé de porco  

200g de rabo de porco  

200g de orelha  

300g linguiça calabresa   

10g de folhas de louro   

MODO DE PREPARO  

Primeiro dessalgue o pé, a orelha e o rabo do porco e reserve. Coloque a folha da maniva para cozinhar em água por 3 horas (observação: para o preparo compre a maniva pré cozida (por 7 dias), que é livre de toxinas), após esse período adicione a carne seca, carnes de porco, louro, bacon e a calabresa e deixe cozinhar por aproximadamente umas 2 horas ou até que as carnes estejam bem cozidas. Ao final do preparo sirva a Maniçoba com arroz branco.  

DICA- A base do prato é a folha da maniva (mandioca brava), extremamente tóxica, a folha precisa ser cozida por mínimo 7 dias para ficar livre do ácido cianídrico (cianeto). Após os 7 dias de fervura a maniva está pronta para receber os demais ingredientes do preparo da maniçoba. 

“Rota gastronômica pantaneira” Em versão impressa celebra a diversidade culinária do Pantanal

captura 2018

A riqueza gastronômica do Pantanal, uma das maiores e mais impressionantes regiões alagáveis do planeta, ganhará destaque no livro “Rota Gastronômica Pantaneira”, uma publicação que promete levar os leitores a uma viagem sensorial pelos sabores únicos e influências étnicas da culinária local. Com a curadoria do Chef Paulo Machado, reconhecido por sua profunda expertise nos sabores pantaneiros, e textos da jornalista Tati Feldens, o livro apresenta não apenas as receitas que compõem a primeira edição da Rota Gastronômica Pantaneira, que percorreu dez empreendimentos turísticos pantaneiros em 2022 em busca dos sabores regionais, resultando em uma série documental disponível no YouTube e outra veiculada pela TV Morena, afiliada da rede Globo em MS, mas também outros preparos que enaltece a diversidade culinária da região.

“O Pantanal é uma verdadeira riqueza gastronômica, que reflete não apenas os ingredientes naturais abundantes, mas também as influências culturais das comunidades que habitam essa área tão singular”, destaca o Chef Paulo Machado. “Com este livro, queremos não apenas compartilhar receitas, mas também contar histórias e preservar tradições culinárias únicas.”

Ao longo da publicação, que conta com prefácio assinado por Bruno Wendling, Diretor Presidente na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, os leitores serão conduzidos por uma jornada culinária que revela os segredos por trás de pratos típicos do Pantanal, como o tradicional macarrão de comitiva, a deliciosa sopa paraguaia e os irresistíveis pratos de influência, como o Mutabal e a Sopa Bori Bori.

“É uma honra colaborar com este projeto que valoriza não apenas a gastronomia, mas também a identidade e a história do Pantanal sul-mato-grossense”, ressalta a jornalista Tati Feldens. “Através das histórias e das receitas compartilhadas neste livro, esperamos despertar o interesse e o apreço pelo patrimônio gastronômico e cultural dessa região tão especial.”

captura 2018

O livro “Rota Gastronômica Pantaneira” é um convite para explorar os aromas, os sabores e as tradições de uma das áreas mais fascinantes do Brasil. Uma publicação imperdível organizada pelo Instituto Paulo Machado em parceria com Márcia Marinho que estará disponível em livrarias de Mato Grosso do Sul e através da Amazon a partir do segundo semestre de 2024, marcando um novo capítulo na valorização e difusão da gastronomia pantaneira para o mundo.

A obra conta com fotografia de Elis Regina, projeto gráfico e diagramação de Fernando Pissuto Trevisan e investimento do Fundo de Investimentos Culturais de MS, Fundação de Cultura de MS e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Para mais informações sobre o livro e eventos de lançamento, acesse no Instagram @rotagastronomicapantaneira.