Social

Social 12328

Com Nada 

* Enquanto as terras da União onde vivem os povos originários, são tomadas de assalto por invasores – garimpeiros, donos de maquinários, pistoleiros, traficantes e etc do gênero (só na TI Yanomami há pra mais de 20 mil), testemunhamos a triste saga dos indígena, obrigados a deixar seus territórios e viver como mendigos nas ruas da cidade, expostos a insegurança e insalubridade, em completo estado de vulnerabilidade diante dos olhos (“de mercador”) das autoridades que tem a obrigação institucional de protege-los, mas nada fazem. Agora mesmo, as margens da Av. Glaycon de Paiva, há um grupo da etnia Yawari, composto por pessoas de todas as idades, inclusive idosos e crianças. Eles não tem comida e nenhum fala português. #SOSONU!  

 

Com Tudo 

* Desde sempre, temos presenciado manifestações religiosas em competições mundo a fora e nas Olimpíadas não tem sido diferente. Mas essa foi sem dúvida, a primeira vez que assistimos explicitamente uma demonstração de um atleta de religião de matriz africana em público. O mundo inteiro viu Paulinho, camisa 7 da seleção brasileira olímpica de futebol, após um gol, fazer uma saudação a Oxossi, simulando o disparo de um arco, arma de seu Orixá no Candomblé. A imprensa, ele declarou, que a única coisa que deseja, é respeito a sua religião, como ele respeita as demais. Também se declarou contra a qualquer tipo de intolerância especialmente religiosa e preconceito racial. Okê Arô Oxossi ! #Saravá!    

 

O professor Ronner Távora (Academia Owner), é quem está ministrando a disciplina de Educação Física no Curso de Formação dos futuros policiais penais de Roraima, recém aprovados em concurso público. Na foto, ele divide clic com o titular da SEJUC, secretário André Fernandes 

 

Miriam  

* Ela foi mais uma vítima da Covid. Aos 58 anos, a cantora lírica e maestrina Mirian Blos se foi, após cerca de 10 dias internada no HGR. Mas da metade da sua vida inteira, foi dedicada a educação de crianças e jovens por meio da música, no seu importantíssimo Projeto Canarinhos da Amazônia, que literalmente, ultrapassou fronteiras.  

* Na verdade, o trabalho social realizado por ela, na Associação Canarinhos da Amazônia, ao longo de mais de 30 anos, não se atinha tão somente ao acolhimento emergencial, como alimentação e abrigamento de crianças vulneráveis, mas também um resgate de dignidade, com oportunidade de transformação de vidas, chance real de recomeço.  

 

Miriam II 

* Miriam Blos, além de talentosa, simples e desapegada, era elegante pela própria natureza. Teve uma única filha, Kárisse Blos, cantora como ela. Mas foi mãe de milhares de “canarinhos”, que foram regidos por ela em seu magnífico coral, ao longo de várias gerações.     

* Ela levou os “Canarinhos da Amazônia” para o Brasil e para o mundo. Se apresentou com eles em diversos locais, como no Palácio do Planalto em Brasília, em Georgetown, a convite do Governo da Guyana e mais recentemente, (em 2019), representando o Brasil na Suíça, pela ONU, escolhida como Associação Social brasileira diferenciada no importante trabalho voluntário de acolhimento e resgate de vidas.  

 

Inscrições  

* Estão abertas desde ontem, as inscrições para o Concurso Público da Defensoria Pública do Estado de Roraima, por meio do site da Fundação Carlos Chagas (FCC). A remuneração inicial para o cargo é no valor de R$ 28.724,44. Serão 80 vagas (cadastro reserva).  

* A previsão é que as provas objetivas sejam aplicadas no dia 26 de outubro de 2021, as provas escritas específicas no dia 23 de janeiro de 2022 e as provas orais no período de 27 a 29 de maio de 2022. Interessados em participar devem realizar as inscrições a partir das 10h do dia 26 de julho até 14h do dia 28 de agosto de 2021 (horário de Brasília) no site www.concursosfcc.com.br 

 

Destaque  

* A roraimense Duda Azevedo, bailarina da JM Jazz Cia de dança, professora de dança na JM Jazz Centro de Arte, áreas em que tem sido destaque. Ela é também pesquisadora do grupo GEPEF-RR e Supervisora de Educação no Instituto Pirilampos, é uma das idealizadoras da “BVBATTLE”, a primeira batalha de Dança On-line de Boa Vista, que teve sua 1 edição no ano de 2020. 

* Ela é acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Roraima, e gosta de conhecer diversas modalidades corporais e expressões artísticas, atualmente mantém em seus estudos o aprofundando nos estilos de dança: Jazz Dance, Ballet, Hip Hop e Jazz Funk. 

 

Duda Azevedo, bailarina da JM Jazz Cia de dança e professora de dança na JM Jazz Centro de Arte 

 

Rápidas  

*Inaugurando idade nova nesta terça-feira, a querida Leninha Holanda e a médica Vitória Botelho.  

* A médica otorrinolaringologista Cintia Vanette, Fellowship em otorrinolaringologia geral com foco em Cirurgia Plástica Facial pelo Hospital IPO, está atendendo em Boa Vista, até o dia 31, no Instituto Roraimense de Otorrino (Av. Presidente Juscelino Kubiteschek, 940, Aparecida).  

* Pra quem não sabe, o otorrinolaringologista é o médico que pode diagnosticar doenças no ouvido, nariz, garganta, cabeça e pescoço, tratando seu
s pacientes por meio de medicação, cirurgia ou reabilitação.  

* A visita ao otorrino é recomendável pelo menos uma vez no ano para um check-up geral e caso seja detectado doenças ou alergias, o médico orientará o retorno.  

* Interessados em agendar consulta, no Instituto Roraimense de Otorrino, basta ligar para os telefones (95) 99131-1279 e (95) 3224-5016. 

 

 

Dra. Ana Paula Vitti e as princesinhas, Mariana Fortes Albano e Ana Maria Pinheiro Marinho, integraram o elenco do espetáculo de dança Harry Potter, exibido do Teatro Municipal de Boa Vista no último fim de semana  

Tá Valendo  

 

Solidariedade 

* A dupla de cantores Keila Souza e Jean, está ultimando preparativos para a Live Solidária, que ocorrerá no dia 21 de agosto, com participação de Gil Sabóia (banda Luna) e Bob Carlos (banda Mídia). O evento tem o objetivo de arrecadar donativos que serão doados para a Casa do Vovô, e será transmitido pelos canais Youtube (KeilaSouzaOficial) e Facebook (Keila Souza). 

 

Jornada  

* Começou ontem e segue até a próxima sexta-feira, 30, a I Jornada Pedagógica Educação Escolar Indígena com o tema “Construindo relações críticas e reflexivas no contexto da escola”.O evento será virtual, por meio do canal do Ceforr no YouTube (@CEFORR- Roraima). 

A dupla de cantores Keila Souza e Jean, prepara Live Solidária, agendada para 21 de agosto