Bom dia.

Anúncio

Nesta segunda-feira (20), durante lançamento de um pacote de R$ 1 bilhão em obras no Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antonio Denarium (Progressistas) resolveu “anunciar” que é candidato a senador e que o vice, Edilson Damião (Republicanos), é o pré-candidato ao Governo. Observadores do métier político atribuem essa reafirmação como resposta à recente filiação do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, ao PL, o que movimentou os bastidores da política roraimense.

Emendas 1

Enquanto muitas cidades lutam por verbas, São Luiz do Anauá parece ter descoberto o segredo da abundância: recebeu mais de R$ 100 milhões em emendas em quatro anos, muito acima da média nacional per capital. Mas, ainda assim, o Município segue enfrentando problemas estruturais graves, como obras paralisadas, serviços públicos precários, salários atrasados e suspeitas de superfaturamento. Um paradoxo que, agora, o Ministério Público de Roraima (MPRR) também pretende ajudar a decifrar.

Emendas 2

O órgão instaurou um procedimento para apurar a aplicação de uma emenda destinada à compra de medicamentos e insumos hospitalares. Vale lembrar que a Controladoria-Geral da União (CGU) também apontou irregularidades, e o Supremo Tribunal Federal (STF) bloqueou novos repasses via emendas Pix para São Luiz. Entre os problemas levantados estão desvios de recursos, contratações sem comprovação técnica e falta de transparência. Para onde será que foi todo esse dinheiro?

Persona non grata

As antenas da Parabólica captaram um ruído vindo da Terra Indígena Yanomami. O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) teria pedido autorização para entrar em uma comunidade indígena, mas o pedido teria sido negado. Segundo se comenta por lá, o parlamentar estaria pagando o preço por já ter defendido publicamente a regularização da atividade garimpeira em terras indígenas, virando, portanto, persona non grata por lá. Só não se sabe até quando.

Quiproquó

Em Uiramutã, a fiscalização de escolas municipais pelo presidente da Câmara, vereador Max Ferreira, geraram um quiproquó por aquelas bandas, e acabaram em acusações de “invasão”. O parlamentar, no entanto, argumentou e apresentou à imprensa vídeos e fotos mostrando que as visitas teriam sido conduzidas de forma pacífica, sem constrangimento a professores, alunos ou servidores, e que muitas dessas inspeções ocorreram a convite de tuxauas e gestores escolares. O presidente da Câmara reforçou que a fiscalização é um dever dos vereadores, e que fiscalizações como estas já resultaram, inclusive, em representação nos órgãos de controle sobre uso indevido de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Seletivos

Como já noticiamos por cá, o MPRR tem intensificado a fiscalização de processos seletivos. Recentemente, o MP recomendou que a Prefeitura de Boa Vista deixe de realizar processos seletivos em detrimento de concursos públicos e suspendeu o processo seletivo da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). Agora, a Secretaria Municipal de Saúde de Bonfim se adiantou e decidiu suspender temporariamente o processo seletivo para a contratação de profissionais temporários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por conta de uma consulta feita pelo órgão fiscalizador.

CPI

Em pronunciamento no Senado, Chico Rodrigues disse que a Casa já aprovou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o crime organizado em Roraima. A comissão, segundo ele, vai apurar o funcionamento de facções criminosas, a origem de seus recursos e a possível infiltração em setores da administração pública. Rodrigues alertou que o Estado, situado na tríplice fronteira com Venezuela e Guiana, se consolidou como rota estratégica para o tráfico internacional de drogas, e padece pela presença de organizações transnacionais como o grupo El Tren de Aragua, responsável por execuções violentas, cemitérios clandestinos e intimidação de autoridades.

Prosperidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou que a Guiana, país vizinho de Roraima, será a terceira economia que mais crescerá em 2025, com expansão estimada de 10,3%. O crescimento é impulsionado pela exploração de grandes reservas de petróleo e pela estabilidade política. Especialistas destacam que, por sua proximidade com o Brasil, especialmente com o estado de Roraima, há oportunidades estratégicas para negócios, comércio e parcerias. Mas é preciso que as autoridades locais saibam se aproveitar, no bom sentido, desse crescimento. Por falar nisso, ontem, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) finalmente expediu a licença ambiental para a Petrobras aprofundar as pesquisas sobre o volume de petróleo na margem da Costa do Amapá.

Retirados

Segundo informações de fontes bem situadas em Brasília, dois dos três processos contra o presidente da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil), Ednaldo Vidal, que seriam julgados hoje pelo Conselho Federal da instituição, foram retirados da reunião marcada para hoje, agora de manhã. Restou na pauta apenas o que trata da representação que trata da cassação de seu registro. Existe, evidentemente, a possibilidade de que algum conselheiro peça vista do processo adiando a conclusão do julgamento.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.