Bom dia.

Fight

Fontes da Parabólica dão conta de que, na manhã dessa terça-feira (13), a sala VIP da Assembleia Legislativa (ALE-RR) quase virou ringue. Os comentários são de que o entrevero aconteceu entre os deputados Lucas Souza (PL), sobrinho do governador Antonio Denarium (Progressistas), e Renato Silva (Podemos), que não tem poupado críticas ao Governo. Tudo teria começado por conta de um comentário de Lucas, que Renato interpretou como provocação. Contam que, por pouco, os dois não partiram para as vias de fato.

Nomeações

Duas novas nomeações do Governo de Roraima deram o que falar no início desta semana. Kelton Lopes na titularidade da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) e Dilma Costa, ex-presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), para um cargo de direção na Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Pelo que dizem, a indicação do novo secretário da Seadi seria do deputado estadual Armando Neto (PL). Já Dilma Costa nomeada para a Diretoria de Monitoramento Ambiental e Fiscalização da Femarh teria sido indicação pessoal de Denarium.

Reação

A nomeação de Dilma gerou indignação entre os deputados membros da CPI das Terras, responsáveis por trazer as denúncias a público. Em discurso na ALE-RR, nessa terça, o deputado estadual Jorge Everton (União Brasil) classificou a nomeação como “absurda” e já adiantou que acionará o Ministério Público para tentar barrar a permanência dela no cargo.

Surpresa

A exoneração do agrônomo Márcio Grangeiro do comando da Seadi pegou muita gente surpresa. Márcio é reconhecido pela competência técnica, conhecimento empreendedor na área agropecuária e como produtor rural. Com perfil profissional e técnico, ele era considerado um dos mais fiéis colaboradores do governo estadual, daí a estranheza de sua demissão. Fontes da Parabólica dizem que a mudança, assim com outras, faz parte da tentativa de Denarium para evitar mais problemas com os deputados.

Paralisação

Auditores da Receita Federal brecaram as inspeções em Pacaraima e Bonfim até sexta-feira (16), em resposta ao corte no bônus de produtividade da categoria e, segundo dizem, à ausência de propostas do governo para encerrar a greve, que já virou sazonal. Há relatos de que a paralisação tem gerado atrasos em importações, exportações e no abastecimento de mercadorias na fronteira, afetando diretamente comerciantes, transportadoras e consumidores finais.

Bananeira 1

Uma propriedade rural em Caroebe registrou a presença do moko da bananeira — uma praga altamente contagiosa, que pode transformar lavouras em campos estéreis, colocando em risco a principal fonte de sustento de centenas de famílias no sul de Roraima. A notícia, logicamente, tem preocupado produtores e autoridades do Município, cuja economia é profundamente enraizada na cultura da banana.

Bananeira 2

Diante dessa ameaça, o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), protocolou uma indicação, ao Governo do Estado, para que seja feito um cerco sanitário: mapeamento das áreas afetadas, criação de barreiras fitossanitárias, campanhas educativas e incentivo à diversificação de culturas. O documento, assinado por todos os parlamentares, busca conter o avanço da praga e evitar que o problema se espalhe por outras regiões produtoras.

Procedimento

O Ministério Público de Roraima (MPRR) emitiu uma recomendação para que profissionais da odontologia se abstenham de divulgar ou realizar procedimentos estéticos que extrapolam os limites da formação odontológica, como otoplastia, rinoplastia e blefaroplastia — intervenções exclusivas da Medicina. A medida foi motivada por denúncias e verificações em redes sociais, onde foram identificadas publicações de um cirurgião-dentista promovendo esses serviços.

Rápidas

  • Roraima é o quinto Estado mais violento do Brasil. Quer dizer, e parodiando Cazuza: sua piscina está cheia de ratos; suas narrativas não correspondem aos fatos.
  • O Brasil está permitindo que o ditador Nicolás Maduro venda petróleo para a China como se fossem exportações do nosso País. É mole?
  • Hugo Motta, o presidente da Câmara Federal, ensaia endurecer com o Supremo Tribunal Federal (STF) por conta da decisão da 1ª Turma de desrespeitar a decisão dos 315 deputados federais que aprovaram a suspensão do processo contra Alexandre Ramagem (PL-RJ). Será?
  • A volumosa manifestação em torno do aniversário do presidente da ALE-RR, deputado estadual Soldado Sampaio, pelas redes sociais, parece indicar que os manifestantes preveem voos maiores daquele parlamentar.
  • Maduro e suas palhaçadas: o que ele espere colher com essa eleição fajuta de um governador venezuelano para a região do Essequibo?
  • Por falar nisso, nos últimos dias, o céu de Boa Vista vem sendo “cortado” por barulhentos caças da Força Aérea Brasileira (FAB). Não seria melhor fazer essa barulheira na fronteira com a Venezuela?
  • Até amanhã!
parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.