Com Tudo

* Roraima foi destaque em recente seção solene no Plenário do Senado da República em comemoração aos 100 anos do Jiu-Jitsu brasileiro, referência internacional. Entre os convidados pra compor mesa, a roraimense Yvone Duarte, a mulher mais graduada do jiu-jitsu (faixa coral), que mantém significativo trabalho, dando aula pra mulheres vítimas de violência no Distrito Federal.Trata-se de um projeto que implantou na UNB em 2017, que também chegou a Roraima e pretende expandir para todas as universidades públicas. Também compôs mesa na importante cerimônia, Rorion Gracie, filho mais velho de Helio Gracie, representando a família, cuja história se confunde com a modalidade esportiva .

Com Nada

* Gente do céu! É cada dia mais impressionante vê pregações em igrejas evangélicas, com pessoas caindo pelo chão como se tivessem tendo um surto psicótico ou ataque de epilepsia; outros falando palavras incompreensíveis e muitos pastores expondo fieis, que – supostamente – traíram suas esposas – durante cultos lotados. Tudo isso em nome de Deus. A cara de pau é tamanha, que eles próprios dizem: “o Senhor está me falando que você fez isso e aquilo”, como se o criador do Universo, com tanta coisa grave acontecendo no mundo, fosse se preocupar com quem as pessoas se deitam e humilha-las perante geral. E sabem o que é pior? Muita gente fragilizada emocionalmente, acredita nessas encenações bizarras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Édila Cordeiro (Oculistas Associados de Roraima/ Podcast Alem da Visão), com seu marido, Barnabé Cordeiro, em recente acontecimento
(Foto: Helio Holanda)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Do Jiu-Jitsu

* Em seu discursos durante a solenidade comemorativa aos 100 anos do Jiu-Jitsu no Brasil, que foi também entregue para os anais do Senado da República, a roraimense Yvone Duarte, falou sobre a grave questão da violência contra a mulher, especialmente feminicidios e de como o jiu-jitsu pode atuar construindo ações e programas pra ajudar compor rede de apoio ao combate dessa realidade, infelizmente, cada vez mais crescente.

* Ela deixou claro, que isso não substituirá o papel do Estado, que é de dar segurança pública pela Constituição, mas sim ser uma ferramenta de apoio. “Afinal de contas, quando falhou tudo, toda a política pública, fica a mulher diante do agressor e é aí que entra o Jiu-Jitsu” – Disse ela!

Do Jiu-Jitsu II

* Além de querer reativar o Projeto de defesa pessoal implantado em Roraima, em 2017, suspenso no período da pandemia, Yvone Duarte, defende o Projeto de Lei do Senador Chico Rodrigues, que prevê no currículo do ensino médio, o jiu-jitsu como uma das matérias optativas. O projeto já foi aprovado no senado e agora tramita na Câmara Federal.

* Precursora da modalidade esportiva Yvone Duarte – Yvoninha para os mais íntimos – é de tradicional família roraimense (filha da professora Yvone Magalhães e do ex-deputado federal, Chagas Duarte), ela influenciou gerações inteiras, inclusive seu irmão, mestre Pascoal Duarte, campeão mundial de jiu-jitsu (faixa coral vermelha e branca 7º grau), atleta dos mais ativos na difusão do esporte.

Expresso Natalino

* A cidade fica ainda mais iluminada com Expresso Natalino, que está fazendo passeios pela cidade até o dia 14 deste mês e público pode embarcar no passeio em dois pontos: o Parque do Rio Branco e a Praça Germano Augusto Sampaio.

* A programação ocorre em dias alternados. No Parque do Rio Branco, os passeios acontecem nesta terça, 9, quinta, 11, e sábado,13, com saídas às 18h, 19h e 20h. Já no Parque Germano Augusto Sampaio, as viagens começaram ontem, e continuarão, na quarta-feira, 10, sexta, 12 e no domingo, 14, às 18h e 19h30. Os ingressos são distribuídos gratuitamente com uma hora de antecedência a cada saída.

Dezembro Laranja

* Em alusão ao Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de pele, a Policlínica Coronel Mota realizará no próximo sábado, 13, um mutirão de atendimentos dermatológicos voltado à identificação precoce de lesões suspeitas. A ação será das 7h30 às 12h, com demanda aberta para toda a população.

* A campanha Dezembro Laranja é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e tem como foco alertar a população sobre os riscos da exposição solar sem proteção. Já há algum tempo, o Coronel Mota integra a programação nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo referência no rastreio do câncer de pele em Roraima.

Dra. Ana Paula Vitti, é a coordenadora local da Campanha Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que em Boa Vista acontecerá sábado, 13, no Hospital Coronel Mota reunindo uma supre equipe de profissionais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas

* Todos naturalmente, já ouviram falar da Pantone, a empresa americana que criou um sistema universal de cores, o Pantone Matching System, que atribui códigos únicos a cada tom.

* O PMS, garante a comunicação e reprodução exatas de cores na indústria gráfica, moda, design e outros setores, servindo como um padrão para que uma cor seja sempre a mesma, independentemente de onde é impressa ou aplicada.

* A ferramenta também é essencial para assegurar consistência e precisão, utilizando catálogos (guias) com amostras de cores em diferentes tipos de papel.

* Tudo isso só pra dizer que a Pantone já definiu a cor para 2026, que é um tom básico de branco, denominado de Cloud Dancer, que simboliza um “sussurro de calma em um mundo barulhento”.

Yvone Duarte, a mulher mais graduada do Jiu-Jitsu (faixa coral) Rorion Gracie (filho de Helio Gracie – representando da família), durante recente Sessão Solene dos 100 anos do Jiu-Jitsu brasileiro no Senado da República, em que ambos foram convidados especiais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Vale Conferir

Recital

* A Academia Roraimense se Letras, estará apresentando nesta terça-feira, 9, as 18:30h em sua sede oficial – Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller – o Recital de Fim de ano, com os alunos das professoras Raiany Said e Claribel Puentes – Turmas de violino, piano e flauta doce. O evento é aberto ao público.

Cultural

* A Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia, realizará nesta terça-feira, as 19h, na Unama – Universidade da Amazônia, um Movimento Cultural com os membros residentes em Roraima. Será um grande Sarau com musica, poesia e exposição de livros. Na oportunidade, haverá posse de novos membros locais.

Ketlhellen Fernandes, cerimonialista/nutricionista, recebendo hoje homenagens por conta de sua troca de data

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



shirley-rodrigues
Social

A coluna há mais tempo em circulação contínua em Roraima, que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.

A coluna há mais tempo em circulação contínua em Roraima, que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.