Com Tudo
* Roraima foi destaque em recente seção solene no Plenário do Senado da República em comemoração aos 100 anos do Jiu-Jitsu brasileiro, referência internacional. Entre os convidados pra compor mesa, a roraimense Yvone Duarte, a mulher mais graduada do jiu-jitsu (faixa coral), que mantém significativo trabalho, dando aula pra mulheres vítimas de violência no Distrito Federal.Trata-se de um projeto que implantou na UNB em 2017, que também chegou a Roraima e pretende expandir para todas as universidades públicas. Também compôs mesa na importante cerimônia, Rorion Gracie, filho mais velho de Helio Gracie, representando a família, cuja história se confunde com a modalidade esportiva .
Com Nada
* Gente do céu! É cada dia mais impressionante vê pregações em igrejas evangélicas, com pessoas caindo pelo chão como se tivessem tendo um surto psicótico ou ataque de epilepsia; outros falando palavras incompreensíveis e muitos pastores expondo fieis, que – supostamente – traíram suas esposas – durante cultos lotados. Tudo isso em nome de Deus. A cara de pau é tamanha, que eles próprios dizem: “o Senhor está me falando que você fez isso e aquilo”, como se o criador do Universo, com tanta coisa grave acontecendo no mundo, fosse se preocupar com quem as pessoas se deitam e humilha-las perante geral. E sabem o que é pior? Muita gente fragilizada emocionalmente, acredita nessas encenações bizarras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(Foto: Helio Holanda)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Do Jiu-Jitsu
* Em seu discursos durante a solenidade comemorativa aos 100 anos do Jiu-Jitsu no Brasil, que foi também entregue para os anais do Senado da República, a roraimense Yvone Duarte, falou sobre a grave questão da violência contra a mulher, especialmente feminicidios e de como o jiu-jitsu pode atuar construindo ações e programas pra ajudar compor rede de apoio ao combate dessa realidade, infelizmente, cada vez mais crescente.
* Ela deixou claro, que isso não substituirá o papel do Estado, que é de dar segurança pública pela Constituição, mas sim ser uma ferramenta de apoio. “Afinal de contas, quando falhou tudo, toda a política pública, fica a mulher diante do agressor e é aí que entra o Jiu-Jitsu” – Disse ela!
Do Jiu-Jitsu II
* Além de querer reativar o Projeto de defesa pessoal implantado em Roraima, em 2017, suspenso no período da pandemia, Yvone Duarte, defende o Projeto de Lei do Senador Chico Rodrigues, que prevê no currículo do ensino médio, o jiu-jitsu como uma das matérias optativas. O projeto já foi aprovado no senado e agora tramita na Câmara Federal.
* Precursora da modalidade esportiva Yvone Duarte – Yvoninha para os mais íntimos – é de tradicional família roraimense (filha da professora Yvone Magalhães e do ex-deputado federal, Chagas Duarte), ela influenciou gerações inteiras, inclusive seu irmão, mestre Pascoal Duarte, campeão mundial de jiu-jitsu (faixa coral vermelha e branca 7º grau), atleta dos mais ativos na difusão do esporte.
Expresso Natalino
* A cidade fica ainda mais iluminada com Expresso Natalino, que está fazendo passeios pela cidade até o dia 14 deste mês e público pode embarcar no passeio em dois pontos: o Parque do Rio Branco e a Praça Germano Augusto Sampaio.
* A programação ocorre em dias alternados. No Parque do Rio Branco, os passeios acontecem nesta terça, 9, quinta, 11, e sábado,13, com saídas às 18h, 19h e 20h. Já no Parque Germano Augusto Sampaio, as viagens começaram ontem, e continuarão, na quarta-feira, 10, sexta, 12 e no domingo, 14, às 18h e 19h30. Os ingressos são distribuídos gratuitamente com uma hora de antecedência a cada saída.
Dezembro Laranja
* Em alusão ao Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de pele, a Policlínica Coronel Mota realizará no próximo sábado, 13, um mutirão de atendimentos dermatológicos voltado à identificação precoce de lesões suspeitas. A ação será das 7h30 às 12h, com demanda aberta para toda a população.
* A campanha Dezembro Laranja é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e tem como foco alertar a população sobre os riscos da exposição solar sem proteção. Já há algum tempo, o Coronel Mota integra a programação nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo referência no rastreio do câncer de pele em Roraima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
* Todos naturalmente, já ouviram falar da Pantone, a empresa americana que criou um sistema universal de cores, o Pantone Matching System, que atribui códigos únicos a cada tom.
* O PMS, garante a comunicação e reprodução exatas de cores na indústria gráfica, moda, design e outros setores, servindo como um padrão para que uma cor seja sempre a mesma, independentemente de onde é impressa ou aplicada.
* A ferramenta também é essencial para assegurar consistência e precisão, utilizando catálogos (guias) com amostras de cores em diferentes tipos de papel.
* Tudo isso só pra dizer que a Pantone já definiu a cor para 2026, que é um tom básico de branco, denominado de Cloud Dancer, que simboliza um “sussurro de calma em um mundo barulhento”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale Conferir
Recital
* A Academia Roraimense se Letras, estará apresentando nesta terça-feira, 9, as 18:30h em sua sede oficial – Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller – o Recital de Fim de ano, com os alunos das professoras Raiany Said e Claribel Puentes – Turmas de violino, piano e flauta doce. O evento é aberto ao público.
Cultural
* A Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia, realizará nesta terça-feira, as 19h, na Unama – Universidade da Amazônia, um Movimento Cultural com os membros residentes em Roraima. Será um grande Sarau com musica, poesia e exposição de livros. Na oportunidade, haverá posse de novos membros locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coluna há mais tempo em circulação contínua em Roraima, que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.
A coluna há mais tempo em circulação contínua em Roraima, que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.