Com Tudo
* É inegável que a atual gestão da Universidade Federal de Roraima, tem implementado importantes políticas de valorização dos Povos Originários das diferentes etnias com uma série de ações. Ontem mesmo, a UFRR, assinou termo que cria o primeiro museu indígena de Roraima, destinado a preservação da história dos povos indígenas, e que irá atuar também como um centro de ensino e fomento a pesquisa. Segundo o Reitor Geraldo Ticianelli, os próximos passos agora, serão ir a Brasília fazer contato com os Ministérios da Educação, da Cultura e Povos Indígenas, além de entidades como CAPES e CNPq , em busca de apoio e parcerias para estruturar o Museu, que ainda não tem data de inauguração.
Com Nada
* Tão logo surgiu o advento da internet e sua redes sociais, internautas criaram, o que pode ter sido o primeiro meme da história: “Se beber não poste”. Tudo porque, se alguém tomar um porre a noite e postar alguma besteira durante a madrugada, mesmo que se arrependa e apague no outro dia de manhã, alguém já printou e espalhou rede a fora. Desde então, a coisa tem piorado, com legiões de pessoas afetadas por problemas emocionais e mentais – cujos efeitos são iguais ou piores que o álcool e drogas – viralizando postes vexatórios. Traduzindo: qualquer coisa que possa interferir no nosso equilíbrio, que induza a impetuosidade, pode resultar em publicações desastrosas, que certamente perdurarão e serão relembradas para sempre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fera
* Belém foi palco da premiação da 2ª edição do Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia, promovido pela @dudafilmesap, no Museus da Imagem do Som e na Casa da Linguagem, na capital do Pará. O festival recebeu 71 inscrições, 32 longas-metragens de ficção, oito longas documentários, 19 curtas de ficção (entre live action e animação), quatro curtas documentários, quatro séries de ficção e duas séries documentais.
* O FERA é uma iniciativa estratégica da Duda Filmes, contemplada pela Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura. O festival é um dos mais importantes do Brasil no segmento de roteiros amazônicos e se consolida com um laboratório de storytelling (contar histórias) e um evento estruturante de mercado para a região Norte.
Fera II
* Dos 19 projetos selecionados no FERA, representando os sete estados da região, três de Roraima foram premiados, vencendo em três distintas categorias. O projeto “Jaider Esbell: eu não ando só”, da jornalista e cineasta Vanessa Brandão, venceu o prêmio de melhor roteiro/argumento na categoria documentário de longa duração.
* O projeto “Tapioca com arepa”, do roteirista e coordenador do Núcleo de Roteiristas de Roraima, Elder Torres, venceu na categoria de melhor roteiro de série ficção. E o projeto “Terra mãe”, de Ana Karina e do cineasta Éder Santos, foi o vencedor na categoria de roteiro/argumento de série documental. Tanto o projeto “Jaider Esbell” quanto “Tapioca com arepa”,
são vinculados à Platô Filmes, premiada produtora de cinema de Roraima.
Censo Habitacional
* Por meio da Codesaima, o Governo de Roraima segue realizando o pré-cadastramento do Censo Habitacional, com atendimento presencial na sede do Ierr (Instituto de Educação de Roraima) até esta sexta-feira, 19. Em razão do recesso de fim de ano, o serviço será suspenso temporariamente, com retorno marcado para o dia 5 de janeiro de 2026.
* O pré-cadastramento prosseguirá até 10 de abril de 2026, no mesmo local – Av. São Sebastião, nº 521, bairro Tancredo Neves, das 7h30 às 17h. A ação é gratuita e tem como objetivo formar um banco de dados com informações de famílias que não possuem imóvel próprio. Os dados servirão de base para a seleção de beneficiários de futuros programas habitacionais do Estado.
Justiça Itinerante
* O Tribunal de Justiça de Roraima, apresentou essa semana no Fórum da Cidadania – prédio do antigo Palácio Latife Salomão, dados da Justiça Itinerante em 2025. Foram mais de 23 mil atendimentos realizados em comunidades indígenas, áreas rurais e municípios de difícil acesso marcaram a atuação da Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima ao longo do ano.
*Durante a apresentação do balanço estatístico, a juíza titular da Vara da Justiça Itinerante, Graciete Sotto Mayor, enfatizou os resultados alcançados, a importância da atuação descentralizada e o planejamento das próximas ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
* A Coluna de hoje é dedicada a premiada artista plástica e confeiteira Joyce Lopes, que recebe homenagens por conta de sua troca de data.
* O Governo de Roraima firmou ontem, um Termo de Cooperação Técnica com a empresa 99 .
* O acordo, visa oferecer transporte seguro a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que precisem se deslocar para acessar serviços da rede pública de atendimento.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e prevê a disponibilização de vouchers de transporte.
* Segundo a secretária da Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues, o apoio será destinado às vítimas que não têm condições de se deslocar até delegacias ou outras instituições de apoio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale Conferir
Brinquedos
* O Governo de Roraima promove nesta quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, a fase final da ação Natal Presente, com a entrega de 40 mil brinquedos para crianças de Boa Vista. A entrega é coordenada pela Setrabes e será dividida em oito pontos da zona oeste da capital, durante os dois dias.
Meio Ambiente
* O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio, recebeu, ontem, representantes do agronegócio que atuam no estado para discutir sugestões de aprimoramento ao Novo Código de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Roraima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coluna há mais tempo em circulação contínua em Roraima, que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.
A coluna há mais tempo em circulação contínua em Roraima, que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.