Roraima ao Extremo

Roraima ao Extremo 20 10 2018 7108

Roraima ao Extremo 20 10 2018 7108 Roraima ao Extremo 20 10 2018 7108 Roraima ao Extremo 20 10 2018 7108 Roraima ao Extremo 20 10 2018 7108

EDITORIAL

Semana passada, começamos nossa ida à morada de Makunaima, conhecendo um pouco desse roteiro, que é um dos mais desejados do mundo. Conhecer o Monte Roraima é realmente um sonho, e poder passar lá, pelo menos sete dias e seis noites, é possível por meio do roteiro LA VENTANA.

Então, vamos aproveitar e dar mais uma espiada no que o Monte Roraima reserva para nós. Conheça Roraima ao Extremo.

Gildo Júnior.

FICA A DICA

O nível de dificuldade desse trekking, feito em terrenos muito acidentados, com altitude abaixo dos 3.000 metros, é médio, não havendo necessidade do uso de técnicas verticais nem de adaptação climática, porém exige disposição e condicionamento físico, pois o desgaste é grande.

É recomendado aos viajantes que levem sacos plásticos para que seja recolhida a sujeira produzida ao longo da viagem, inclusive os resíduos humanos. Outra dica: não traga nada; nem planta, nem animal, nem inseto, nem mesmo cristal.  É proibido. Tire apenas fotos, pois elas duram para sempre.

Procure por agências, como a Makunaima Expedições, pelo site www.makunaima.com ou pelo fone 98112-7669, para obter outras informações.

MONTE RORAIMA – LA VENTANA – 2ª PARTE

O Monte Roraima é conhecido por suas histórias e lendas, e foi retratado em filmes, novelas e animações, como pudemos ver na matéria da semana passada.

Nesta semana, depois de passar pelo rio Tek, nosso roteiro segue até o topo. Ali encontramos o Vale de Cristais, o Ponto Triplo, onde se encontram as três nações, Brasil, Guiana e Venezuela, e várias piscinas naturais. Também é possível vislumbrar uma belíssima paisagem, única e exuberante, que encanta os olhos e agrada ao coração.

Podemos, nesse local, fazer várias fotos de aves, de pequenos animais, além daquele registro para a vida.

Aproveite o roteiro desta semana. Prepare-se para arrumar sua mochila e começar sua viagem ao Monte Roraima.

CONTINUAÇÃO DO ROTEIRO

3º dia: Base do Mt Roraima/Topo

Café da manhã e saída às 8h rumo ao topo. Trilha de aproximadamente 4,5km com duração entre 4 e 5 horas de subida. Este será um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, contemplação da paisagem, flores, como orquídeas de diversas espécies, e pequenos pássaros. Passa-se por vários igarapés e sob uma cachoeira. Chegada prevista para as 14h. Breve parada para recuperar o fôlego, reunir o grupo e seguir para o local do acampamento. Tarde de descanso. Jantar e pernoite. Primeira noite no topo.

4º dia: Pedra Maverick/Piscinas Jacuzzi/Mirante La Ventana/Salto Catedral

Após o café da manhã, saída para um dia de caminhada leve (aproximadamente 6km), com ida à Pedra Maverick (ponto mais alto do Monte Roraima, com 2.875m), de onde se avista a vastidão da Gran Sabana (inclusive toda a trilha que foi feita para chegar à base). Depois, caminhada até as Banheiras Jacuzzi (piscinas naturais onde se pode tomar banho) e ao Mirante La Ventana, onde é possível admirar a imponência do Monte Kukenan, com suas diversas quedas d’águas, inclusive o imenso vale de florestas que há entre os dois tepuyes. As imagens são de tirar o fôlego. É uma verdadeira janela com vista ao paraíso, momento apropriado para ficar quieto, “ouvir o silêncio” e deixar a brisa tocar a alma. Após essa experiência, ida ao “Paso de Los Cristales”, local adequado para a reposição de energias para os próximos dias de trekking. No retorno ao acampamento, parada no Salto Catedral, onde você, literalmente, se sentirá dentro de um santuário. Jantar e pernoite na segunda noite no topo.

5º dia: Vale dos Cristais / Ponto Triplo/El Foso

Café da manhã e saída com destino ao Vale dos Cristais, Ponto Triplo e El Foso, num percurso total de 24km, sendo 4 horas de caminhada na ida e 3,5 horas de retorno, com intervalo de 1,5 hora no local, para fotos, reconhecimento da área, descanso e alimentação. Chegada ao acampamento de origem no final da tarde. Para esse dia, não se leva todo o equipamento, apenas o essencial para usar durante o trekking. Jantar e pernoite. Terceira noite no topo.

6º dia: Topo/Base/Acampamento rio Tek

Hora de retornar à civilização. Após o café, levantar acampamento e iniciar a descida por volta das 8h. Descida prevista de 4 horas até a base, com parada de aproximadamente 40 minutos para descanso e alimentação. Em seguida, ir para acampamento do rio Tek, com chegada prevista para às 16h (14km). Depois de toda a caminhada, esse será o acampamento mais agradável, pois se acabaram os perrengues com o frio e a umidade. O céu estrelado proporcionará um deslumbramento. Aproveitar o restante do dia para descanso, tomar banho e produzir mais fotos. Jantar e pernoite.

7º dia: Acampamento rio Tek/Paraitepuy/Santa Elena de Uairén/Boa Vista

Última etapa. Após o café da manhã, iniciar caminhada rumo à aldeia, com previsão de chegada no mesmo horário dos dias anteriores. Trecho de 15km com duração de 4 horas e chegada por volta do meio-dia. Inspeção de rotina pela guarda do Inparques e retorno a Santa Elena (100km) e a Boa Vista (220km), com previsão de chegada às 20h.

BÓRA VIAJAR?

O rafting é um esporte de aventura (definição imposta pelo ministério do esporte) que se baseia na prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança, a partir de agora, vamos ter essa emocionante descida nas corredeiras da Gran Sabana com a empresa Clube Native todos os domingos, esta custando R$ 170,00 por pessoa como opcional no tour do Expresso Gran Sabana que fazem todos os sábados, um final de semana que promete muitas cachoeiras e muita adrenalina. Contato 98120-9459 (Beto) ou pelo Instagram @clubenative.

INSTAGRAM RORAIMA

A foto
selecionada da semana foi a da @rafaelsantosslz, publicada no Instagram e obtida por meio da hashtag #roraima. Quer que sua foto seja a próxima a estar aqui na coluna Roraima ao Extremo? Faça uma com o tema belezas naturais, turismo, esporte ou aventura em nossa região e, ao publicá-la no Instagram, adicione a hashtag #roraima. Assim, nossa equipe selecionará a melhor foto da semana. Quem sabe não será a sua a próxima a estar aqui!

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa fanpage no Facebook, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.