Roraima Energia ainda avalia as causas da queda de energia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Roraima Energia ainda avalia as causas da queda de energia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Bom dia,

Já passou dos limites. Moradores e donos sítios/fazendas ao longo da BR-174 (entre Boa Vista e Mucajaí) por dois dias consecutivos ficaram sem energia elétrica por horas seguidas. A Rádio Folha 100.3, cujo parque transmissor fica nesse trecho da rodovia, ficou ontem (quarta-feira), nada menos que 12 horas fora do ar. Uma indústria de água mineral (Água Boa) que havia convocado seus servidores, pagando horas extras para atender seus clientes, teve de pedir que os caminhões desses clientes retornassem depois de alguns deles terem dormido no pátio da empresa. Eles haviam descarregado dos caminhões os botijões vazios para lavagem e envasamento e tiveram de ré embarcá-los. Foram, evidentemente, buscar a alternativa dos concorrentes.

E não foram apenas as empresas maiores. Um pequeno dono de balneário contou a Parabólica que perdeu mais de uma centena de picolés, sorvetes e frangos com prejuízos que afetaram seu capital de giro. Sitiantes que produzem pintos perderam centenas de ovos que estavam em incubadoras; assim como criadores de peixe viram sua produção ficar comprometida com a morte de milhares deles. Da mesma forma, agricultores que usam hidroponia viram suas alfaces murcharem com danos que impediram de levá-las ao mercado. E a lista ainda é muito maior se levantarmos os prejuízos de cada um dos milhares de afetados com o apagão.

E quem vai pagar esses prejuízos? A Roraima Energia responsável pela distribuição desse insumo, sem o qual não podemos viver nos dias de hoje? Todos sabemos que quando um cliente daquela empresa atrasa o pagamento de uma fatura, logo tem de pagar multas e se não o fizer em prazo muito curto pode ter seu fornecimento cortado. E a empresa nem precisa de cumprir burocracia, e muito menos de ordem judicial para fazê-lo. Esperar das autoridades para o ressarcimento dos enormes prejuízos é perder tempo. E muitos dos prejudicados, não têm acesso aos mecanismos burocráticos da empresa. Com a palavra as Defensorias da União e do estado!

REPUBLICANOS 1
Durante entrevista à Rádio Folha, o governador Antonio Denarium (Progressistas) tratou dos rumores envolvendo o vice-governador Edilson Damião (Republicanos), partido presidido localmente pelo senador Mecias de Jesus. Segundo Denarium, Damião “deve se manter” no Republicanos e será candidato ao Governo do Estado nas próximas eleições. Denarium também confirmou que mantém o plano de disputar uma vaga no Senado.

REPUBLICANOS 2

Com a fala, o governador tenta colocar um ponto final, ao menos por enquanto, nas especulações de que Damião poderia deixar o Republicanos para assumir o comando do PSD em Roraima. Segundo Denarium, pesquisas internas mostram que o vice está “nas cabeças” nas intenções de voto, o que, convenhamos, não chega a ser uma surpresa para quem tem a caneta, o cargo e a estrutura nas mãos.

TOLERÂNCIA ZERO

O Governo de Roraima deve, finalmente, adotar uma postura de boicote às pautas de interesse de São Paulo no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A decisão, anunciada pelo governador, é uma resposta ao fim da isenção de ICMS para mercadorias enviadas às Áreas de Livre Comércio, imposta pelo governo paulista desde de janeiro, e que vem prejudicando empresários de Roraima e outros estados do Norte.

PESO

Como as decisões no Confaz exigem unanimidade, o voto de Roraima tem o mesmo peso que o dos demais estados, e pode travar votações importantes. Esta Coluna, inclusive, já havia cantado essa pedra, dica do experiente ex-secretário da Fazenda, Leocádio Vasconcelos, que faz parte da equipe do atual Governo, na pasta da Gestão Estratégica e Administração.

AÇÃO

Em entrevista à Rádio Folha, o governador Antonio Denarium (Progressistas) confirmou que o Estado vai aderir à Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF, junto com Rondônia, Acre e Amapá, contra o decreto paulista. A relatora do caso é a ministra Carmem Lúcia. Segundo informações da Fecomércio, ela já requisitou informações ao Governador de São Paulo e atualmente possui pareceres da Advocacia Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR), favoráveis ao pleito dos estados nortistas.

LIMPEZA

São Luiz do Anauá contratou, por R$ 5,1 milhões, uma empresa para a limpeza urbana. O serviço contratado inclui varrição, capina, poda de árvores e retirada de galhadas, atendendo tanto a sede quanto a Vila Moderna. A empresa responsável possui sede em Boa Vista e filial em Caroebe, segundo informações disponíveis online. Dá para desconfiar desse padrão de “ajuda” do governo estadual para os prefeitos aliados. Tudo limpeza urbana.

CULTURA
A coluna já havia informado anteriormente que o Ministério Público está investigando suspeitas de direcionamento em um edital da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Agora, o órgão abriu uma nova investigação, desta vez, sobre o possível favorecimento de alguns agentes culturais para receber recursos da Lei Paulo Gustavo. Artistas já haviam denunciado estas supostas irregularidades à imprensa. Em resposta, a Secult afirmou que os editais foram discutidos com a classe artística, e seguiram regras técnicas. Agora é aguardar o que diz o MP.

REINCIDENTES

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu monitorar os casos de pesca ilegal em Roraima. A iniciativa busca organizar todas as autuações feitas no estado e identificar pescadores que estejam cometendo a mesma infração repetidamente. Será criado um cadastro com os nomes dos autuados e os detalhes dos autos de infração, permitindo identificar e agir com mais rigor em caso de reincidências. Segundo o ex-ministro Aldo Rebello, morar e produzir na Amazônia é enfrentar proibições por todos os lados.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.