COLUNA PARABÓLICA

Políticos resolveram passar o fim de semana em Alto Alegre. Até a Damares

Coluna desta segunda-feira (15) ainda repercute as entrevistas concedidas ao programa Agenda da Semana, da Folha FM

Bom dia,

Lamentável

Em Roraima é assim: toda semana tem mais um capítulo da série de coisas que só acontecem por aqui. Esse final de semana foi a vez de um episódio político/policial com o enfrentamento que chegou às vias de fato, entre um deputado estadual e um empresário, que se tornou conhecido inclusive pela relação próxima com o meio político. Dessa vez, a situação teve direito a perseguição policial, tiro, pancada e perseguição.

Egípcia

O parlamentar envolvido, por sua vez, “fez a egípcia” como diz o meme da internet, e fingiu que não era nem com ele a confusão. Apesar de ter fotos suas em frente à delegacia replicadas em tudo quanto foi perfil de rede social e circulando em grupos de mensagens instantâneas, na manhã de sábado ele publicou um vídeo todo sorridente, como se nada tivesse acontecido, informando sua agenda política no interior.

Alto Alegre 1

E por falar em agenda no interior, quase todos os políticos com mandato resolveram “passear” em Alto Alegre esse final de semana, incluindo a senadora e ex-ministra Damares Alves, convidada para participar de um ato de apoio ao candidato à prefeito Wagner Nunes, em evento realizado pelo Republicanos, do senador Mecias de Jesus e do vice-governador, Edilson Damião.

Alto Alegre 2

O problema foi que os dois principais candidatos a prefeito e seus respectivos grupos resolveram agitar o município e acabou em briga entre correligionários. De um lado e de outro reclama-se de excessos cometidos pelos caciques políticos na sanha pelos votos, e a situação tem assustado os eleitores, que não veem a hora de chegar o dia 28 de abril, domingo, quando ocorre a eleição suplementar.

Desabafo

Essa atenção repentina das forças políticas de Roraima em torno das eleições no Município de Alto Alegre foi foco de um desabafo de uma moradora daquela localidade. Segundo ela, o candidato do União Brasil, Gaúcho da Soja, teria, inclusive, desistido da sua candidatura para apoiar o candidato do grupo governista, Wagner Nunes, esse final de semana. Mas nenhum dos grupos escuta verdadeiramente a população.

Saúde 1

O programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, de domingo, 14, girou em torno da temática da saúde. Os médicos Domingos Sávio Matos Dantas, presidente do CRM-RR (Conselho Regional de Medicina de Roraima), e Patrick Araújo, primeiro-secretário da instituição de classe, discutiram sobre o aumento do número de médicos e as condições de trabalho na saúde pública. Eles apontaram, por exemplo, o número de 1.337 profissionais em Roraima, cerca de 2,05 médicos para cada mil habitantes.

Saúde 2

Ainda segundo os dirigentes da categoria, a média nacional é de 2,81 médicos por mil habitantes, ou seja, estamos na média, e na região Norte perdemos apenas para Rondônia, e com números melhores que vários estados da região Nordeste. De acordo com eles, é preciso sanar as deficiências de algumas especialidades médicas, estruturas e abrir novas residências. Outra informação relevante é de que os salários pagos pelo Estado aqui também estão acima da média nacional.

Ville Roy 1

Também César Penna, médico roraimense, com trabalho reconhecido em nosso Estado, esteve na rádio Folha FM 100.3 comentando a recente inauguração do Pronto Socorro Ville Roy e a criação de novas unidades de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Estado, por meio do empreendimento, para muito em breve. Essa é a primeira iniciativa genuinamente privada de oferecer serviço emergencial e já é vista como esperança para desafogar o sistema, uma vez que atende por meio de planos de saúde.

Ville Roy 2

O médico inclusive falou sobre a importância de as instituições subsidiarem uma contribuição mensal para que seus servidores tenham planos de saúde, a exemplo do que fazem empresas privadas. Essa modalidade está em franco crescimento e promete aliviar o sentimento de desamparo na área de saúde sentido por quem vive em Roraima. Em três meses, serão inauguradas a UTI, e logo, conforme César, um pronto socorro de pediatria e uma maternidade. Uma luz no fim do túnel!

Quem foi?

Por falar em saúde pública, salta aos olhos o pouco cuidado com a gestão estadual no trato do erário. Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) mandou anular um processo licitatório envolvendo a contratação de uma empresa pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) no valor de mais de R$ 100 milhões. Pois bem, os auditores encontraram indícios de um superfaturamento de R$ 40 milhões.

Impunidade

O mais assustador é que essa tentativa de superfaturamento fica por assim mesmo. É claro que o superfaturamento evitado pelo TCE tem o responsável facilmente identificado num simples por processo de apuração feito por órgãos de fiscalização estaduais, entre os quais o Ministério Público de Roraima (MPRR). Deixar que o autor – ou os autores – da tentativa fique sem punição é um convite para que façam outras tentativas, afinal, a impunidade é irmã gêmea da corrupção.

Filiação

A postagem em rede social, pela esposa de um parlamentar insinuando que a deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) seria agora “22”, deu origem a uma boataria de que a parlamentar teria, no apagar das luzes, se filiado ao Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Tudo alarme falso. Catarina disse que continua filiada ao União Brasil e espera mostrar até a convenção aos dirigentes nacionais da sigla que é a pré-candidata com mais viabilidade política e eleitoral que o deputado federal Antônio Carlos Nicoletti.

Esperto

Correligionários do presidente regional do MDB, Romero Jucá, comemoram a declaração do presidente Lula da Silva (PT) feita na última quarta-feira, 10, dizendo que “o Jucá é tão esperto que continua senador mesmo fora do Senado”. Lula não explicou os motivos da declaração.