FALANDO DE NEGÓCIOS

OS CONFLITOS ÉTICOS DAS 48 LEIS DO PODER : Não pareça perfeito demais

Temos que admitir que o sucesso incomoda muita gente. E quando identificamos a inveja em nossos ambientes, podemos ter a certeza de que estamos fazendo algo diferente e muitas vezes melhor do que o invejoso. A inveja nada mais é do que a tristeza pela conquista do outro; é a amargura de quem sofre por causa da felicidade alheia e que na maioria das vezes, descobre tardiamente que perdeu tanto tempo cuidando ou melhor, invejando o sucesso do outro que não terá mais tempo para achar a sua felicidade. Deixando claro que o sucesso não está apenas nos bens materiais e sim no conjunto do SER e TER, onde você dá muito valor as conquistas materiais, mas dá mais valor ainda aos aprendizados que os levaram a todas as conquistas. Jamais esqueça que ninguém sentirá o gosto do sucesso sem ter sentido, em algum momento, o gosto do fracasso.  

Hoje vamos tratar de uma lei que nos traz um dos sentimentos mais nocivos ao ser humano, a inveja. Ela revela hipócritas, redefine a percepção do caráter do outro, nos faz repensar conceitos e preconceitos, mas principalmente nos faz ter mais atenção com nossos gestos e atitudes.

O incomodo com o sucesso do outro é uma das formas de você ver na prática a inveja em ação. No fundo a admiração que alguém deveria sentir em função do sucesso do outro é revertido na vontade de você ter o que o outro tem, mas não necessariamente torcendo para que o outro continue tendo o sucesso que tem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



É importante saber distinguir no dia a dia o TER do SER. Quem tem não precisa alardear por todos os cantos do mundo seus projetos ou conquistas, mas também não precisa deixar de usufruir do seu esforço e do proveito merecido de suas conquistas.

Esse será o dilema que trataremos na análise da 46ª lei do poder, uma lei bastante intrigante e que coloca em dúvida a perfeição que algumas pessoas vendem e o quanto isso custará a elas em relação aos olhares nada simpáticos dessa perfeição, conquista e sucesso.

Veja o que diz a lei 46, do livro “As 48 leis do poder” de Robert Greene:

Lei 46: Não pareça perfeito demais: Parecer melhor do que os outros é sempre perigoso, mas o que é mais perigoso é parecer não ter falhas ou fraquezas. A inveja cria inimigos silenciosos. É sinal de astúcia exibir ocasionalmente alguns defeitos e admitir vícios inofensivos para desviar a inveja e parecer mais humano e acessível. Só os deuses e os falecidos podem parecer perfeitos impunemente.

O sucesso normalmente está ligado a perfeição. Pessoas de sucesso são exemplos e preservam o máximo suas reputações, valores e direcionamentos. No conjunto do mercado as pessoas vitoriosas são uma minoria que, inevitavelmente, vão despertar alguns sentimentos nada interessantes como é o caso da inveja, de pessoas que o conhecem, como também das que não o conhecem. Esse sucesso, quando é sustentável ocorre seguindo um cronograma racional e não meteórico e, é normal que nesse processo algumas pessoas que participaram ou não dessa construção achem que estão ficando para trás. Esse é o momento que a inveja é despertada. Um sentimento de inferioridade nasce e leva as pessoas a se analisarem e temerem por terem parado no tempo. Porém, devemos analisar que seu comportamento sempre foi dirigido ao ficar estático e não se mexer para recuperar o tempo e as oportunidades perdidas.

Quando começam a surgir perguntas para si mesmo, como por exemplo: por que ele e não eu? Como ele chegou aonde chegou se não tem a capacidade que eu tenho? Será que essa evolução ocorreu por mérito ou favores de alguém? Essas são perguntas arriscadas para quem as profere e evidencia o pior do ser humano que é ao invés de buscar seus caminhos, prefere colocar pedras no caminho dos outros. Quem não tem tempo para pensar no seu sucesso, o usará para atrapalhar o sucesso do outro.

Não podemos deixar nossa mente ser tomada pela “admiração infeliz”, termo utilizado pelo filósofo Kierkegaard que expressa com clareza o despertar da inveja.

A inveja é um mal silencioso. Corrói relações e evidenciam desvios de caráter e pode ser danoso a qualquer projeto de poder, mesmo os que têm bases sólidas.

E quando essa inveja é direcionada a líderes natos?

Esse aqui é um cenário raro, mas sem dúvida alguma, o ideal. O líder entende que a aparência de superioridade sobre os outros é irrelevante comparada com o seu propósito maior, porém as pessoas não seguem aquelas que não vendam EXCELÊNCIA. É um ledo engano achar que alguém será admirado por ser igual. A admiração é despertada pela vontade de ser alguém de sucesso, alguém que cresceu na vida, um ser que “teoricamente” tem a fórmula do sucesso. Essa admiração nasce da imagem que você passa, que seus comportamentos refletem, que a empatia no seu dia a dia esteja evidente e principalmente na sua capacidade de mostrar que todos podem ser o que quiserem, desde que obedecido o caminho normal da construção do sucesso sustentável e não o baseado em pilares de areia.

Um dos pontos preocupantes dessa lei é querer ignorar que o despertar da admiração nascida a partir da percepção das qualidades não o elevam acima dos outros, enquanto a verdade é o oposto. Aqui evidenciamos mais uma vez que o “sucesso incomoda muita gente”, mas por quê?  Temos que saber que ao conscientizar os outros, a admiração não os atormentará e sim servirá como motivação para a busca do sucesso.

Temos que olhar o sucesso como uma meta de todos e ao chegar a ele, ter a humildade de lembrar dos que o ajudaram nessa construção; não esquecer das dificuldades e das lições aprendidas e saber que em algum momento alguém o superará, terá mais do que você e sua reação será de contemplar e comemorar o sucesso alheio, pois quanto mais pessoas alcançam o sucesso, mais exemplos teremos para quem deseja alcançá-lo.

A imagem é o espelho do seu sucesso: Parecer melhor do que os outros pode ser perigoso, mas o que é mais perigoso é parecer “PROFESSOR DE DEUS”, querem ser mais do que é, pisar na cabeça das pessoas e achar que tem a fórmula de criação do mundo. Faça o seu sucesso refletir no espelho algo desejado por todos e não invejado. Quando a inveja for identificada, utilize todas as suas boas características que o levaram ao sucesso para convencer de que você é apenas um exemplo que pode ser seguido por qualquer pessoa que deseje alcançar seus objetivos. Mantenha reserva de seus projetos e sonhos, mas quando os realizar não deixe que a inveja retire sua capacidade de comemorar, já que muitos que estarão nessa festa querem e sonham com o sucesso e a felicidade.

Por: Weber Negreiros

CEO da WN Treinamento, Consultoria e Planejamento

Contatos via WhatsApp: WN Norte 95 99133 4737 | WN Sul 11 95 98123 9921