Opinião

OPINIAO 11557

VOCÊ JÁ FOI CANCELADO NO CASAMENTO?

Flávia Oleare*

Esta cultura do cancelamento também existe no casamento muito antes desta expressão existir da forma como é usada hoje.

O cancelamento ocorre quando há assédio moral. Quando um cônjuge começa a abusar psicologicamente do outro.

Passa a só colocar defeitos no outro.

Não valoriza nada.

Sempre o diminui, tanto quando está sozinho, quanto está na frente de outras pessoas.

Tenta destruí-lo emocionalmente.

E isso, infelizmente, é muito mais comum do que se imagina.

Fico abismada pois conheço inúmeras mulheres e homens inteligentes, simpáticos, agradáveis, interessantes que foram alvo de cancelamento.

Isso é simplesmente abominável.

E deixa cicatrizes terríveis.

E o pior é que o cancelado, muitas vezes não percebe isso durante a situação.

Na maior parte dos casos, só vai perceber tempos depois.

Isso é jogo sujo.

Desonestidade.

Traição.

Traição não é somente ter relacionamento com outra pessoa. É também trair o relacionamento, trair a personalidade, trair o compromisso de cuidar daquele que dedicou um tempo precioso de sua vida a você.

Por menos cancelamentos e mais honestidade nas relações!

NINGUÉM é obrigado a se manter casado. NINGUÉM.

Mas é obrigado a respeitar e tratar com dignidade.

Mas infelizmente, há quem sequer saiba o que é isso atualmente.

Tempos difíceis!

*Avogada cível especialista em Direito de Família e Sucessões e membro da Comissão de Direito e Família e Sucessões e da de Direito de Idosos da OAB/ES. Sócia do escritório Oleare e Torezani Advocacia e Consultoria (www.oleareetorezani.com.br), contato: [email protected]

PREVENÇÃO E PROMOÇÃO

Marlene de Andrade*

“Quem semeia injustiça colherá desgraça, e o castigo de sua soberba será completo.” (Provérbios 22:8)

A Medicina do Trabalho é um ramo da Saúde Pública e como tal trata-se de uma especialidade médica importante, pois lida com as relações do mundo do trabalho. O alvo dela é atuar nas prevenções. Desse modo, nós médicos do trabalho, somos prevencionistas e não assistencialistas. Portanto, a Medicina do Trabalho visa à promoção da saúde e da qualidade de vida antes que o infortúnio laboral venha ocorrer.

O médico do trabalho foca a questão das prevenções e não o tratamento das doenças. Claro que ele também tem que tratar o trabalhador doente, porém, volto a repetir que o foco principal do médico do trabalho é o da prevenção e o da promoção da saúde dos trabalhadores.

A Medicina do Trabalho está construída sobre um pilar importante, ou seja, a Clínica Médica, porém está também alicerçada na Saúde Pública e na Legislação Trabalhista vigente em nosso país e até internacionalmente, por exemplo, OIT. Por isso o médico do trabalho deve possuir intimidade, entre outras, com a legislação do Ministério do Trabalho e Emprego/MTE, Previdência Social e do Direito do Trabalho. Evidentemente, que não somos advogados e, portanto, não conhecemos a fundo as leis que envolvem o mundo do trabalho, porém é impossível ser médico dessa área e não conhecer, minimamente, a legislação trabalhista.

Outra característica da Medicina do Trabalho: não é qualquer médico que pode atuar nessa especialidade. Nessa direção a Associação Nacional de Medicina do Trabalho/ANAMT é a entidade de âmbito nacional que congrega os médicos do trabalho e os libera para exercer essa especialidade. A ANAMT, portanto, é quem está autorizada a conceder o título de Especialista em Medicina do Trabalho aos profissionais que se submetem e são aprovados no processo de certificação.

O registro de Médico do Trabalho depois de 2004, é da competência da ANAMT/AMB/CFM. Após devidamente habilitados nessa área, os médicos poderão atuar nessa especialidade. Os Conselhos Regionais de Medicina, contém uma lista com os nomes dos especialistas dessa referida área dentro de cada estado. O Ministério do Trabalho e Emprego também reconhece essa lista e a respalda. Portanto, atuar nessa referida área sem o respaldo da ANAMT, CFM e do CFM, é uma infração, sujeita a graves consequências. Infelizmente, em nosso país existem médicos não credenciados nessa especialidade, atendendo ilegalmente as empresas, como se médicos do trabalho fossem.

*Médica Especialista em Medicina do Trabalho – ANAMT/AMB/CFM – Técnica de Segurança – SENAI-IEL

SOLUÇOS DE FELICIDADE

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Os soluços longos dos violinos de outono ferem-me o coração com monótono langor.” (Voltaire)

Acordamos hoje com uma manhã lindinha. E nessas horas meus pensamentos correm por um passado lindo como a manhã de hoje. Aí lembrei da frase do Voltaire. E os pensamentos foram voando, voando, e lembrei-me de como as pessoas confundem as coisas, mesmo sem intensão de alardear. Por que será que os aliados, na II Guerra Mundial, usaram a frase divina do Voltaire, como código, para o ataque à Normandia? Você não imagina como eu pensei nisso naquela época. Eu ainda era criança, mas fiquei atônito.

Há membros na minha família que me “criticam” porque eu sou apaixonado pela
música clássica. Mas desde criança que sou assim. Naquela época as estações de rádio mantinham aparelhos ligados a postes, nas ruas. E havia um daqueles aparelhos em frente à minha casa. E todas as manhãs eu acordava com o som de Summertime, do compositor George Gershwin. Uma música que realmente me encanta.

A felicidade está na simplicidade. E não sei o que acontece comigo, sempre que me relaciono com a música. Acho que já lhe falei do dia em que fui prestar um exame para o vestibular iniciante, em Taubaté, São Paulo. É que naquela época ainda não existia vestibular. Estávamos nos preparando para ele. É uma história complicada. Depois eu conto. Mas vamos ao assunto. Quando me sentei para o exame, a examinadora olhou pra mim e perguntou: “o que é que faz uma música se tornar clássica?” Estou sendo sincero, não sei que respostas eu dei, nem se ela valeu.

Mantenha esse relacionamento, se você o tiver, com a qualidade. Mantenha sua mente aberta, sempre, para o melhor. E este está nas coisas mais simples. A alegria está na sua mente. Mantenha sua mente sempre ligada às coisas boas. E a qualidade depende da sua maneira de ver as coisas. E inicie sua caminhada não confundindo liberdade com libertinagem. Sorria sempre. Esteja sempre de bem com você. O sorriso sincero transmite felicidade. E é dever de cada um de nós, fazer as outras pessoa se sentirem felizes.

Nunca se aborreça quando perceber que alguém não confia em você. Se ele não confia em você é porque ele não merece sua confiança. Então mantenha-se à distância, mas apenas uma distância física. Continue respeitando as diferenças. Continue vizinho, mas sem aproximação. Você só será respeitado ou respeitada, se respeitar. Viva a vida intensamente.

Ninguém pode fazer isso por você. O que significa que você é dono ou dona se você mesmo. Que você tem toda força e poder para viver e ser feliz. Então viva cada momento como ele deve ser vivido. Pense nisso.

*Articulista – E-mail: [email protected] – 95-99121-1460