Bom dia.

Governadores

O governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), não se manifestou publicamente sobre a mobilização de governadores de direita, que se reuniram no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30) em apoio ao colega Cláudio Castro (PL), após a megaoperação policial que deixou mais de cem mortos e foi classificada pelo líder fluminense como “um sucesso”. A articulação foi liderada pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e contou com a adesão de Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso; da vice-governadora Celina Leão (Progressistas) – representando o governador Ibaneis Rocha (MDB) – do Distrito Federal; além do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (Progressistas).

Narrativa

O episódio também tem sido cercado por uma disputa de narrativas. De um lado, predomina o discurso de que a operação foi um sucesso; de outro, organizações e entidades e até a ONU (Organização das Nações Unidas) – sempre empenhada em enfraquecer os Estados nacionais -, denunciam o episódio como um massacre e uma afronta aos direitos humanos. Análises de especialistas em comunicação apontam que o primeiro discurso tem se sobressaído. Dos parlamentares de Roraima, os depoimentos mais incisivos vieram dos deputados federais Nicoletti, que está se vinculando ao PL, e Pastor Diniz (União Brasil), ambos defendendo a operação e alinhados ao discurso de apoio à ação policial.

Câmara 1

Enquanto a atenção política em Roraima se concentra na corrida ao Senado, marcada por incertezas sobre a possível cassação de Denarium e pela dúvida em torno da participação do senador Mecias de Jesus (Republicanos), pouco se tem falado da disputa para o cargo de deputado federal, que pode ser ainda mais intensa. Observadores avaliam que a eleição para a Câmara Federal tende a reunir nomes expressivos, como as esposas de Mecias, Dr. Hiran (Progressistas) e Romero Jucá (MDB) – Darbilene do Vale, Gerlane Baccarin e Rosilene Brito, respectivamente. Há, ainda, quem aposte que a esposa do prefeito Arthur Henrique (MDB), Nathália Cortez, também possa entrar na disputa. Aliás, Darbilene do Vale pode disputar a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), se o marido for mesmo para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR).

Câmara 2

Além das esposas, ex-prefeitos também aparecem entre os cotados à disputa pela Câmara Federal, como o de Iracema, Jairo Ribeiro, e o de Bonfim, Joner Chagas. Segundo analistas políticos, boa parte dessas articulações depende da definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o processo de cassação do governador e de seu vice, Edilson Damião (Republicanos), este último, pré-candidato ao Governo. A decisão pode provocar um verdadeiro efeito cascata nas composições partidárias.

Construtora

Mais uma construtora do Amazonas levou uma licitação volumosa em Roraima. O contrato, estimado em cerca de R$ 14 milhões, prevê a execução de obras de adequação da vicinal 32, em São João da Baliza, um trecho de aproximadamente 6,4 quilômetros que liga a BR-210 ao rio Caroebe. O resultado foi divulgado pela Secretaria Estadual de Licitação e Contratação (Selc) e foi fechado com desconto de 11% em relação ao orçamento básico.

Espanha

Pelo menos duas prefeituras de Roraima terão representantes em um congresso internacional sobre cidades inteligentes na Espanha. Conforme publicações em Diário Oficial, devem participar o prefeito de Normandia, Dr. Raposo (Progressistas) e uma servidora de Alto Alegre.

Junta

Até agora, Boa Vista não tinha um colegiado específico para julgar os recursos e as multas aplicadas no transporte coletivo (ônibus) e individual (táxis e lotações). A Prefeitura de Boa Vista enviou à Câmara Municipal um projeto para criar a Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Transporte Coletivo e Individual (Jari). O órgão terá a responsabilidade de analisar os recursos e decidir sobre as multas de transporte na cidade.

Mercúrio

O relatório “Mercúrio na Amazônia”, recém-lançado por Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), destaca o Estado de Roraima, em especial a Terra Indígena Yanomami, como uma das áreas que mais sofrem o impacto do uso intensivo do mercúrio, empregado predominantemente no garimpo ilegal. Segundo a análise, o mapeamento dos fluxos de contrabando é fundamental para impedir que o metal, ligado a redes criminosas transnacionais, continue a circular. Um dos dados mais alarmante é a alta contaminação em crianças e grávidas, como as do povo Munduruku, no Amazonas, onde bebês chegam a nascer com níveis de mercúrio três vezes maiores que o permitido.

Dener

O deputado federal Defensor Stélio Dener foi o único parlamentar da bancada federal de Roraima a participar dos atos contra a proposta da Reforma Administrativa, realizados esta semana em Brasília. Dener afirma que a proposta tira direitos dos servidores públicos brasileiros e fragiliza a carreira pública, abrindo brecha para demissões e contrações de natureza política. A reação contra a medida é tão forte que todos os deputados/deputadas federais do Estado retiraram suas assinaturas de apoiamento à Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado carioca Pedro Paulo (PSD).

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.