O ovo da serpenteEmbora a vitória de Donald Trump não represente nenhuma mudança substancial na relação diplomática ou econômica do Brasil com os Estados Unidos, trata-se de um duro golpe para a condução de um mundo melhor, com menos barreira e mais humanidade. É a eleição de um bilionário que encarnou a alma de um não político que pregou tudo aquilo que é mais reprovável no ser humano.Trump é o retorno da desesperança, pois seu discurso mostrou tudo aquilo que é combatido por uma sociedade guiada pela cidadania: falou mal dos imigrantes pobres, em especial dos mexicanos, muçulmanos, judeus e dos negros; não poupou nem os deficientes físicos e muito menos as mulheres.O trumpismo é a encarnação da desumanização pregada pelos extremistas em todo o mundo, em que direitos humanos, respeito aos mais pobres e excluídos se tornaram algo abominável. Há uma corrente se fortalecendo em defender a desumanização do outro, especialmente aqueles que pensam diferente, com o propósito de gerar uma constante desconfiança nos que criticam o poder.Essa postura de manter o outro na condição de inimigo, de alguém que não merece confiança, do contestador, do que defende minorias, faz com que os pobres passem a detestar os pobres e a aplaudir aqueles que atentam contra os interesses dos pobres, passando a defender os poderosos que suprimem os direitos já conquistados pela sociedade.Isso está ocorrendo neste momento no Brasil do impeachment, quando o poder econômico e político tenta empurrar goela abaixo uma Medida Provisória que sacrifica mais ainda os pobres, sem que os ricos deem sua parcela de contribuição para sanar o país. Os pobres, manipulados por esse extremismo de direita, aplaudem sem contestar, acreditando nas mentiras dos poderosos.É isso que a vitória de Trump representa para o mundo, a construção de mais muros, a cultivação do ódio aos que migram para outros países em busca de melhores condições de vida e o conservadorismo que põe o pobre a detestar pobre, elegendo ricos politicamente incorretos como se fosse a nova salvação do mundo.Não é provável que Trump ponha em prática o seu discurso que o fez ganhar essa eleição histórica nos EUA, uma vez que o establishment norte-americano não vai permitir e irá impor limites, mas ele se tornou o símbolo da reencarnação do mal, o fortalecimento dos racistas, preconceituosos e machistas, intolerância ética e religiosa, sinal de que o mundo só poderá piorar daqui para frente. É o ovo da serpente que sempre esteve pronto para ser gerado. *JornalistaAcesse: www.roraimadefato.com/main
Mais Colunas
Mais artigos
COLUNA PARABÓLICA
Plano de saúde culpa usuário por “usar demais” o serviço em Roraima
Bom dia, EMENDAS O Orçamento da União para 2026 prevê R$ 11,2 bilhões em emendas de bancada estadual de execução obrigatória. Caso este montante seja distribuído de forma igualitária como neste ano, cada estado poderá indicar até R$ 415,7 milhões em investimentos. Para Roraima, a definição das prioridades será feita durante o Encontro Federativo de […]
OKIÁ
Jovens que brilham
Beleza, estilo e boas histórias marcam a Okiá desta sexta-feira. No universo da cosmética, uma loja se sobressai oferecendo um ritual completo de cuidados com produtos de skincare, haircare e bodycare. Jovens brilham em concurso e no mundo acadêmico, mostrando talento e criatividade, além de uma viagem que mistura cultura e amizade pelo exterior. O público também é convidado a prestigiar o balé infantil “Abatan — Corpo, Terra e Lenda”, que celebra a cultura local por meio da dança. Na dica de rolê, um pastel com caldo de cana é a pedida perfeita para refrescar o calor e aproveitar momentos de lazer.
Shirley Rodrigues
TCE/RR promove hoje o evento, “Gestão Escolar de Alta Performance: TCMRio e TCERR em Intercâmbio de Boas Práticas”
A iniciativa será realizada por meio do Comitê de Educação: EducaRR Raízes do Saber, do Tribunal e é direcionado a prefeitos, secretários de educação e gestores escolares, contará com a presença do Conselheiro Felipe Galvão Puccioni (TCMRio), que apresentará o Programa Ciência e Gestão pela Educação.
AFONSO RODRIGUES
Nunca saia desse universo
“Você será capaz de realizar qualquer coisa que não for contrária aos princípios estabelecidos pela Mente Universal”. (Samuel Dodson)