AFONSO RODRIGUES

O mais forte está na paz

“Há uma coisa muito mais forte que o capricho das crueldades políticas: é a opinião pública de uma nação livre, próspera, feliz, moralizada”. (Rui Barbosa)

Todos os grandes pensadores nos orientam para a necessidade de formarmos uma nação moralizada. Que é o capítulo mais difícil de entender, na nossa política aleatória na caminhada da educação. Estamos mais atentos ao que deveria estar no balaio do esquecimento, que é o descaso alimentado por interesses pessoais. Estamos vivendo uma política arcaica. As barbáries de tempos passados continuam nos torturando, sem saber o que devemos fazer. Estamos vivendo um mundo moderno com conhecimentos enferrujados. Estamos querendo educar com princípios de uma educação que recebemos, vinda do passado. Estamos vivendo um mundo moderno, e não conseguimos separar a liberdade da libertinagem. Simples pra dedéu.

Não se apoquente com minha opinião, apenas reflita sobre isso. Viva seu dia, hoje, prestando mais atenção a coisas que lhe tragam satisfação. E é aí que você deve se preparar para um mundo melhor, que depende do resultado do que você faz hoje. Só assim você descobrirá o valor que você tem, no que você faz. E a felicidade é o maior instrumento que você tem para crescer e ser feliz. Porque só crescemos quando somos felizes. Outro exemplo aparentemente corriqueiro, é o do barqueiro, na conversa do intelectual. Na verdade, nem foi uma conversa. O cidadão alugou a canoa para atravessar o rio. De repente ele começou a fazer perguntas ao barqueiro:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



– Você sabe ler?

– Nunca estudei, não sei.

– Pôs eu sei, e por isso estou aqui, atravessando o rio no seu barco.

Já estavam na metade do rio, região mais profunda.

O cidadão começou a dar conselhos ao barqueiro para ele se educar para viver melhor. De repente o barqueiro observou que a canoa estava com um furo e a água penetrava, inundando o barco. O barqueiro sorriu e perguntou para o cidadão:

– O sinhô sabe nadá?

– Não… nunca aprendi.

O barqueiro riu e falou alegre:

– Pôs eu sei…

Como o cidadão saiu do engodo, não me contaram. Mas é fácil deduzir. Porque o que importa não é o que você faz, mas como você faz. Faça sempre bem feito tudo que você faz, porque sempre lhe trará felicidade. E esta está em você, na sua mente, transmitindo a força para a vitória. Aprenda a falar com o seu subconsciente. Ele é a força que Deus pôs em você. “O reino de Deus está dentro de nós”. O erro que cometemos é o de não acreditar nisso, e por isso não conseguir o que queremos. Quando não nos respeitamos não somos respeitados. É no respeito ao próximo que recebemos o troco, no respeito. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460