Quando fracassamos é porque não nos preparamos para o fracasso. Acabamos conseguindo o que não procuramos. Não procuramos, mas o mantemos sempre dentro de nós. É difícil pra dedéu não ficarmos o tempo todo preocupados com coisas e acontecimentos que podem acontecer. Vamos segurar o timão para que o barco possa continuar na rota positiva. Você se lembra do caso do Cabo Sivirino? Ele nos mostrou que a razão está com quem está com razão. Não importa se a razão está com o Cabo ou com o Comandante. Vamos repetir a história? Vai valer a pena. Era alta noite e o navio navegava em mar-alto. E muito distante e lá na frente, apareceu uma lanterninha, como sinal de alerta. De repente o timoneiro do navio chamou a atenção do Comandante, avisando-o que havia um sinal de alerta, na rota do navio. O Comandante assumiu o contato e ligou para o sinal:
– Você está na minha rota, afaste-se!
Não houve resposta e o Comandante repetiu por várias vezes, o mesmo alerta. Até que o Comandante, irritou-se e falou alto, no alerta:
– Aqui quem fala é o Comandante! Se você não sair da minha rota, eu abro fogo!
E só aí veio a resposta:
– Aqui quem fala é o Cabo Sivirino. Se você não se desviar quarenta e cinco graus a noroeste, vai colidir como farol!
Realmente a razão está com quem está com razão. Não importa se você é um Cabo ou o Comandante. Nunca ordene baseado no seu posto, mas no seu conhecimento. O Cabo “Sivirino” ficou tranquilo até que o Comandante se exaltou e ele respondeu com a autoridade de um Cabo consciente. Que é o que importa. Nunca se sinta superior, mesmo no exercício da função que você ocupa. Mas tudo dentro das relações humanas. Porque sem ela não há equilíbrio. Vamos caminhar pelas veredas da vida, com atenção para quando for atravessar o campo minado. E o mais sensato é procurar as pegadas dos que já atravessaram o campo minado. Identifique as pegadas e pise sobre elas. Só assim não haverá o risco de você pisar nas minas. Logo, nada vai explodir na sua caminhada. Simples pra dedéu.
Estamos nos aproximando do final de mais um mês que exigiu de cada um de nós, o conhecimento necessário para o sucesso. E como já disse o Shinyashiki, “O sucesso é ser feliz”. E procure a felicidade em você mesmo, ou mesma. Ela está aí e à sua disposição. É só você acreditar no poder que você tem em sua mente, e não se preocupar com o que não lhe traga felicidade. Pense nisso.
99121-1460