AFONSO RODRIGUES

O elemento mais importante

“O elemento mais importante da vida em sociedade é o respeito que se tem pelo indivíduo”. (Rich De Vos)

Pensamento que devemos levar em consideração na convivência, no dia a dia, mesmo quando estamos à distância. Tenho uma neta, maravilhosa, que amo de verdade, no Rio de Janeiro. Certo dia ela enviou para a Salete, em homenagem ao seu aniversário, uma pecinha artesanal, feita por ela, a Nayra Rodrigues. Na peça ela escreveu: “Não importa a distância que nos separa, mas sim o amor que nos une”. No desenho na peça está o mapa de Roraima, com um avião saindo do Rio de Janeiro e chegando a Roraima. Você nem imagina o quanto contemplo esta pecinha maravilhosa, pela grandeza que ela mostra, na simplicidade do valor que devemos dar ao outro ser. Às vezes menosprezamos alguma coisa maravilhosa por ela parecer insignificante. Quando na verdade, ela expressa a grandeza do amor. Faça isso nos seus dias e eles ficarão na sua vida como dias de felicidade. Que é o que nos interessa para sermos felizes e prósperos. Não há guerra provocada por amor.

Quando estiver se sentindo torturado, ou torturada pelo ciúme, cuidado. Não há ciúme onde há amor. No ciúme você estará desrespeitando o próximo. E é daí que nascem as guerras. Porque elas podem estar, tanto nos campos de batalha quanto nos lares. O que me leva a pensar que: amor é sentimento racional; paixão é desequilíbrio emocional; e ciúme é descontrole mental. Você nunca vai ver um ciumento mentalmente equilibrado, nem um equilibrado mental, ciumento. Mesmo porque só quando somos racionalmente equilibrados sabemos fazer as escolhas. Vamos ter em mente que estamos no século vinte e um, da era cristã. Mas o mundo não se formou com a formação cristã. O que nos dizem na ciência é que estamos sobre o Planeta Terra há vinte e uma eternidades. E o difícil é saber como se mede uma eternidade.

Tudo bem, vamos deixar os cálculos para os cientistas. Enquanto isso vamos viver nossas vidas como elas devem ser vividas. E o único caminho é a racionalidade. O que deveria estar incluído na nossa Educação, mas não está. E o problema é simples pra dedéu. É só concentrarmo-nos na nossa Educação, sabendo que ela está na nossa política. O que indica que devemos amadurecer racionalmente, para podermos ser o que devemos e podemos ser. Cuidado com a política da buchada. Alguém já disse: “Dê um peixe a uma pessoa, e ela se alimenta por um dia; ensine-a a pescar e ela se alimentará a vida inteira”. E só com educação poderemos nos livrar da mediocridade. E somos todos responsáveis pelo progresso. E este está na Educação.  Pense nisso.

[email protected]

99121-1460  

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.