A cada 3 horas, uma pessoa é atacada por um animal em Boa Vista. E tem gente que não acha importante discutir políticas públicas para animais de rua. A irresponsabilidade de alguns, gera danos para todos. Muitos culpam o animal, esquecem que por trás de um animal de rua existe um abandono (baseado na certeza da impunidade). Vamos cuidar melhor dos nossos animais. Se não fizer por eles, faça pelo seu próprio bem.
A audiência pública sobre os animais de rua conseguiu sensibilizar os vereadores

Na última quinta-feira, dia 06, a Câmara de Vereadores de Boa Vista recebeu em Audiência Pública representantes de ONGs de proteção animal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Zoonoses, Secretaria de Saúde e veterinários para discutir a necessidade da criação de políticas públicas envolvendo animais de rua. A audiência foi transmitida ao vivo pelo Facebook do vereador Renato Queiroz e contou com 7,6 mil visualizações. Assista: https://www.facebook.com/renatoqueirozbv/videos/vb.319137984949669/668789413317856/?type=2&theater .
Durante a audiência, foram apresentadas versões de várias entidades que lidam com os problemas gerados pelo aumento populacional de animais de rua. Após todas as exposições, ficou claro que o grande problema é a irresponsabilidade dos tutores que não exercem a guarda responsável, quando não castram seu animal, quando permitem que ele ande pelas ruas desacompanhado (podendo atacar alguém, causar acidente ou gerar cria indesejada), não vacinam, quando abandonam ou submetem o animal a violência física e psicológica. Ou seja, é em primeiro lugar um problema cultural.
Essa cultura que negligencia os animais domésticos criou um problema de saúde pública. Segundo dados apresentados pelo veterinário Rodrigo Brasil, foram registrados em Boa Vista, de 2012 a 2016, um total de 9.988 ataques por animais (boa parte por animais das residências das vítimas). Cerca de um ataque a cada 3 horas. E aí nem estão listados os acidentes de trânsito provocados por animais. Enquanto no mesmo período, casos confirmados de dengue somaram 1620 ocorrências.
Existe muita mobilização do poder público e da sociedade para combater a proliferação mosquito da dengue, esforço que obteve sucesso nos últimos anos. Mas, pouco se fala sobre os problemas causados pela guarda irresponsável de animais domésticos. O que gera abandono e todos os males decorrentes dessa atitude. Cuidar melhor desses animais é cuidar melhor do cidadão também.
Os vereadores presentes assumiram o compromisso de buscar soluções para o problema dos animais de rua, por meio da criação (e aplicação efetiva) de leis e busca de recursos para executar medidas emergenciais como implantes de microchip e castrações, em um primeiro momento.
BRECHÓ YAWARA
Foi realizado nesse final de semana o brechó mais aguardado da cidade. O estoque estava bem diversificado, tinha roupas, calçados, acessórios, livros, dvds, doces, salgados, utensílios domésticos e brinquedos. Os preços dos produtos variavam de R$ 1,00 a R$ 30,00. Todos que doaram produtos para o brechó ou ração de boa qualidade, medicamentos, doações em dinheiro a partir de 20,00 para a ONG, durante o evento, estão concorrendo ao sorteio de uma passagem de ida e volta para Fortaleza em 2018. Esse brinde é um oferecimento da IM Agência de Viagens.
Todo o dinheiro arrecadado será utilizado em prol dos animais, para abatimento de dívidas nas clínicas veterinárias parceiras, castrações, compra de medicamentos e ração.
ESTAMOS PRECISANDO

COLEÇÃO YAWARA

RESGATE

SIMPATIZA COM A NOSSA CAUSA?

_________________________
CLICK PET

_____________________________

