Ano novo, metas renovadas para a saúde

O MPC Roraima é uma instituição que preza pelo bem-estar da população. E em janeiro de 2026, é de senso comum que o ano se inicia e com ele, surgem as tradicionais metas de autocuidado: praticar exercícios físicos, se alimentar melhor e adotar hábitos mais saudáveis. Muita gente começa animada e cheia de motivação, mas, com o passar dos dias, acaba se afastando desses objetivos e deixando o cuidado com a saúde de lado.

Fiscaliza e Conta

E foi pensando nisso que, nesta semana, o programa de rádio do MPC/RR ‘Fiscaliza e Conta’ falou sobre a importância de iniciar a prática de exercícios físicos, especialmente no começo do ano, período em que muitas pessoas estabelecem novas metas voltadas para a saúde e a qualidade de vida.

O convidado da semana foi Talles Cordeiro, profissional de Educação Física. Em entrevista, Talles destacou a necessidade de dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável, ressaltando que cuidar do corpo não precisa ser apenas uma meta do ano, mas um hábito para a vida toda. Ele também lembrou como é importante manter uma alimentação saudável e se manter em movimento para ficar longe de doenças causadas pelo sedentarismo.

Qualidade de vida

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, são recomendados pelo menos 150 minutos de exercício moderado por semana para não ser considerado sedentário. Pequenos hábitos, como caminhadas, já trazem benefícios significativos para a saúde.

Talles ainda reforçou a importância de respeitar os próprios limites e de não se comparar com outras pessoas, já que cada um tem suas condições, seu ritmo e seu tempo.

Celebração

Durante a semana, o MPC Roraima celebrou mais um ano de vida do Procurador de Contas e Ouvidor, Dr. Diogo Novaes Fortes. Ao longo da sua trajetória, o Procurador construiu uma atuação marcada pela seriedade e compromisso com o interesse público. Os servidores e a instituição desejam um ano repleto de saúde, conquistas e sucesso, na vida profissional e pessoal.

Celebração II

Ainda em clima de comemoração, neste sábado, 17 de janeiro, celebra-se o aniversário dos Tribunais de Contas no Brasil. As instituições têm a função de realizar auditorias e fiscalizações, garantindo a eficiência na aplicação dos recursos públicos e orientando os gestores para o melhor uso da verba pública.

Em especial, o reconhecimento vai para o Tribunal de Contas do Estado de Roraima, pelo trabalho desenvolvido na promoção da transparência e da responsabilidade na gestão pública estadual.

Canais de Denúncia

O Ministério Público de Contas de Roraima mantém, de forma ininterrupta, canais de comunicação disponíveis para o recebimento de denúncias relacionadas ao desvio de recursos públicos. Entre em contato e denuncie.

WhatsApp: (95) 98406-9648

Instagram: @mpcroraima

E-mail: [email protected]

Facebook: Ministério Público de Contas de Roraima

Além disso, o MPC também está presente na Rádio Folha FM 100,3, todas as quintas-feiras, das 12h30 às 13h, com o programa “Fiscaliza e Conta”, levando informação e orientação à sociedade