Ano novo, contas em dia
Planejar as finanças para 2026 deixou de ser apenas uma boa prática e passou a ser uma necessidade. Em um cenário marcado por incertezas econômicas, mudanças no custo de vida e maior pressão sobre o orçamento das famílias, o planejamento financeiro surge como ferramenta essencial para garantir estabilidade, segurança e qualidade de vida. Organizar receitas e despesas, definir prioridades, evitar dívidas desnecessárias e criar uma reserva para imprevistos são passos fundamentais para atravessar o ano com mais tranquilidade. Mais do que controlar números, planejar é assumir o comando do próprio dinheiro e tomar decisões conscientes que permitam viver 2026 com menos aperto e mais equilíbrio.
Fiscaliza e Conta

E foi pensando nisso que, nesta semana, o programa de rádio do MPC/RR ‘Fiscaliza e Conta’ recebeu o economista Fabio Martinez para um bate-papo esclarecedor sobre planejamento financeiro e organização da vida econômica em um cenário de desafios e incertezas. Ao longo do programa, o convidado destacou a importância de conhecer a própria realidade financeira, mapear gastos, estabelecer prioridades e criar metas possíveis para o curto, médio e longo prazo.
Estratégia contra o endividamento
Fabio Martinez também falou sobre estratégias práticas para evitar o endividamento, controlar o uso do crédito e lidar melhor com despesas inesperadas, reforçando que pequenas mudanças de hábito podem gerar grandes impactos no orçamento familiar. O economista enfatizou ainda a necessidade de planejamento como ferramenta para reduzir o estresse financeiro e garantir mais segurança e tranquilidade ao longo de 2026, especialmente diante das oscilações econômicas. O programa trouxe orientações acessíveis, voltadas ao cotidiano da população, com foco em educação financeira e tomada de decisões mais conscientes.
Controle Externo em transformação

O MPC/BA, do TCE/BA e o Instituto Rui Barbosa (IRB), realizarão o seminário “Controle Externo em Transformação:15 anos do MPC/BA”, a ocorrer nos dias 26 e 27 de março de 2026, no Auditório do MP/BA, no Centro Administrativo da Bahia, na cidade de Salvador.
O objetivo é promover um debate de alta qualidade e profundidade técnica sobre temas contemporâneos no âmbito do Controle Externo, para celebrar os 15 anos de existência deste Órgão Ministerial do Controle Externo na Bahia.
Canais de Denúncia
O Ministério Público de Contas de Roraima mantém, de forma ininterrupta, canais de comunicação disponíveis para o recebimento de denúncias relacionadas ao desvio de recursos públicos. Entre em contato e denuncie.
WhatsApp: (95) 98406-9648
Instagram: @mpcroraima
E-mail: [email protected]
Facebook: Ministério Público de Contas de Roraima
Além disso, o MPC também está presente na Rádio Folha FM 100,3, todas as quintas-feiras, das 12h30 às 13h, com o programa “Fiscaliza e Conta”, levando informação e orientação à sociedade