
O Mesa São Paulo, maior evento gastronômico da América Latina, acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, no Memorial da América Latina. A edição de 2025 vai receber o público com o congresso internacional Mesa Tendências que terá 39 convidados, uma rica programação de aulas do Mesa Ao Vivo, que terá 50 grandes nomes da gastronomia nacional, e ainda os tradicionais Jantares Magnos, que reúnem chefs convidados para preparar menus exclusivos em diferentes restaurantes da cidade. Haverá também o famoso festival Farofa do Brasil, com entrada gratuita, barracas de produtores artesanais de todo o país, representantes do programa Rotas Gastronômicas de São Paulo e atrações musicais diversas.
Com o tema “Cozinha de amor sem fronteiras: a gastronomia necessária”, o encontro deste ano evidencia a importância de um universo que se une acima das diferenças. “Em um momento em que as pessoas são expulsas do lugar onde viveram por anos e as fronteiras são fechadas, como nos Estados Unidos, na Faixa de Gaza e na Ucrânia, a cozinha tem um papel único de união no planeta”, explica Mariella Lazaretti, publisher da revista Prazeres da Mesa e diretora do núcleo Mundo Mesa, que organiza o evento. “Nada melhor do que a mesa para reunir as pessoas, e os chefs alimentam esse intercâmbio constante, que não faz distinção de etnia, religião ou ideologia. É um contraponto fundamental ao que está acontecendo no mundo”, acrescenta.
Chefs estrelados do Brasil e do exterior
Entre os destaques que palestram no congresso Mesa Tendências este ano estão o dinamarquês Rasmus Munk, do Alchemist, eleito o melhor chef do mundo segundo o The Best Chef Awards 2024, dono de duas estrelas Michelin e quinto colocado no ranking The World’s 50 Best Restaurants; Jeferson Smit, do Afluente, de Bogotá, listado pelo 50 Best Discovery; Luis Maldonado, conhecido por seu trabalho de reinterpretação da carne bovina no restaurante Tributo, do Equador; o italiano Dario Cecchini, considerado um dos maiores açougueiros do mundo; e o chef ativista português Miguel Peres, que faz parte da World Central Kitchen e está à frente do Pigmeu, de Lisboa, onde faz um trabalho de aproveitamento integral, “de tudo um porco”.
Do time brasileiro, sobem no palco nomes de peso como a paranaense Manu Buffara, eleita Melhor Chef Mulher da América Latina em 2022 pela Academia 50 Best e chef do Manu; o paraibano Onildo Rocha, chef de sucesso do Notiê, em São Paulo; Luana Sabino e Eduardo Ortiz, do mexicano contemporâneo Metzi; Tássia Magalhães, do Nelita, que ganhou o 26° lugar no Latam 50 Best de 2023; e Renata Vanzetto, que comanda sete estabelecimentos na capital paulista (Motel, Megusta, Mé Taberna, Muquifo, Matilda, Mi.Ado e Mamma Vanzetto) e foi jurada do programa Chef de Alto Nível, da TV Globo.
No Mesa Ao Vivo serão dezenas de aulas confirmadas com algumas das principais referências do país em cozinha, confeitaria, bebidas e outras áreas da gastronomia. Entre elas estão Telma Shimizu, chef do premiado Aizomê, nomeada Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa pelo governo do Japão; Lucas Corazza, chef confeiteiro e apresentador do programa Que Seja Doce; O vencedor do reality Chef de Alto Nível, Luiz Lira; e Carole Crema, renomada chef confeiteira e proprietária da Com.Feito, entre muitos outros.
Não teremos este ano representantes da Amazônia no Mesa ao vivo e nem no Tendências.
Ainda durante o evento será realizado a etapa final do concurso “O Quilo é Nosso”, uma celebração do talento, da diversidade cultural e da força empreendedora, realizado pela Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa, o concurso destaca anualmente os melhores restaurantes a quilo do Brasil. Pela primeira vez o estado de Roraima terá um representante, o restaurante Morî Wei, comandado pelo chef Jorge Cardoso, que vai estar em São Paulo apresentando o prato vencedor Macuxi da Terra para o júri especializado durante o Mesa ao Vivo, ficamos na torcida.
Para não esquecer, o evento Mesa São Paulo 2025, acontecesse no Memorial da América Latina, nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2025, das 9h às 20h. Ingressos e programação: www.mesasp.com.br , lembrando que o Festival Farofa do Brasil tem entrada franca.