Bom dia,
BOLÃO
O processo que referendou a indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos) ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) foi realizado de forma presencial e secreto na Assembleia Legislativa de Roraima, nesta quinta-feira (21). A votação ocorreu por cédula única, que continha apenas o nome do indicado, e ao final da apuração, a urna registrou um voto contrário. Não demorou muito para começar uma espécie de “bolão” nos bastidores para descobrir quem havia sido o voto divergente.
SABATINA
Antes da votação em plenário, o indicado passou por uma sabatina, realizada pela manhã em reunião fechada. Neste momento é que a comissão especial avalia se o candidato atende aos critérios legais para o cargo: notório saber jurídico, contábil ou administrativo, idoneidade moral e experiência mínima de dez anos. Mecias é formado em Gestão Financeira e tem uma trajetória política de mais de 30 anos. Aos 63 anos, poderá permanecer no TCE até 75 anos.
INTERESSADOS
Aliás, a formação da comissão para sabatinar o senador foi disputadíssima. O deputado Idázio da Perfil (MDB) chegou a sugerir a ampliação das vagas para acomodar mais parlamentares. No Progressistas, o líder da bancada, Chico Mozart, se autoindicou, e Aurelina Medeiros, do mesmo partido, também reivindicou uma vaga. Ao final, prevaleceu o nome de Chico. Outro que ficou de fora foi Marcelo Cabral (Cidadania), que articulou a criação de um bloco parlamentar para tentar integrar a comissão, no entanto, o pedido foi considerado intempestivo. O interesse na pauta foi tanto que além dos cinco parlamentares da comissão, outros seis participaram da sabatina como espectadores.
CENA POLÍTICA
Em seu discurso, após aprovado, Mecias aparentou estar dividido sobre deixar a cena política, afirmando que deve permanecer no cargo por mais um ou dois meses, caso o presidente e o regimento do TCE permitam. O momento simboliza o fechamento de um ciclo importante na política roraimense. Com a saída de nomes históricos como Neudo Campos, Romero Jucá e o falecido ex-governador Ottomar de Sousa Pinto, Mecias se consolidou como uma das principais – senão a principal – forças políticas do Estado. Apesar de provavelmente existirem projetos de sucessão, é inegável que a política em Roraima não será a mesma.
INTERESSE PRÓPRIO
O Tribunal de Justiça de Roraima aplicou pena de 30 dias de indisponibilidade temporária a um juiz que usou a estrutura do Judiciário para tomar uma decisão em benefício próprio, determinando a prisão de seu agressor sem seguir os procedimentos legais. A penalidade, na prática, significa que o magistrado ficará afastado das funções durante o período, recebendo apenas parte do salário.
INFIDELIDADE
A “mudança de lado” pode sair caro para uma vereadora do município de Iracema. O TRE-RR recebeu uma ação do Progressistas contra Byanca Carvalho, que pode perder o mandato por desfiliação partidária. Ela foi expulsa do partido por “apoio declarado à gestão adversária da legenda”, no caso, o grupo formado pela prefeita Marlene Saraiva (Republicanos) e pelo ex-prefeito Jairo Ribeiro. Como Byanca foi expulsa, o partido pode requerer ao TRE-RR que confirme a desfiliação, o que pode resultar na perda do cargo eletivo. A ação ainda será analisada pela Justiça Eleitoral.
LIMPEZA
Uma empresa de Boa Vista foi contratada para cuidar da limpeza urbana de Rorainópolis, em um contrato de R$ 7,15 milhões, com vigência de um ano. Diferente de grande parte dos processos no interior, a contratação foi feita por pregão eletrônico, e será financiada com recursos de convênio firmado entre o município e o Governo de Roraima.
DUPLICAÇÃO
Já na capital, a Prefeitura de Boa Vista assinou contrato para a duplicação da avenida Venezuela, no trecho entre a avenida Carlos Pereira de Melo e a rua Sargento Azevedo, no bairro Aeroporto. A obra será executada por uma construtora local, com investimento de R$ 3,4 milhões, provenientes de convênio com o governo federal e contrapartida do município. O prazo inicial de execução é de 5 meses dias, podendo ser prorrogado. A expectativa é que essa obra melhore o tráfego na região, que recebe intenso movimento de veículos diariamente.
PETRÓLEO
A Guiana caminha para se tornar a maior produtora mundial de petróleo per capita, um feito que já se desenha com os mais de 650 milhões de barris extraídos desde 2019. Impulsionada pelos projetos Liza 1, Liza 2 e Payara, que juntos produzem 660 mil barris por dia, o país prepara uma proposta ainda maior, com a entrada em operação do Yellowtail e, em breve, dos campos Uaru e Whiptail. A expectativa é ultrapassar 1,4 milhão de barris diários até o fim da década, consolidando nossa vizinha Guiana como potência energética.
VISTAS 1
A justiça brasileira está cada dia mais previsível, afinal, todos sabem antecipadamente “por quem os sinos dobram”. Fontes da Parabólica, bem situadas em Brasília, dizem que o processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trata de recurso do governador Antonio Denárium (PP) e de seu vice Edilson Damião (Republicanos) contra a cassação de mandato de ambos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) não vai terminar na próxima terça-feira (26.08).
VISTAS 2
A expectativa de muitos era de que um dos dois novos ministros nomeados recentemente pelo presidente Lula da Silva (PT) -na verdade uma ministra e um ministro-, alegasse desconhecer o conteúdo total do processo e solicitasse a famosa “vistas”. Mas, as fontes da Parabólica anteciparam quem poderá pedir para verificar melhor o conteúdo do processo será o ministro Kássio Nunes Marques, que já está faz bastante tempo naquela Corte Eleitoral. Isso depois da ministra Carmem Lúcia suspender, sem motivo justificado, o julgamento por mais de um ano. Agora é esperar.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.