Letras Saborosas

Letras Saborosas 18 11 2017 5182

Letras Saborosas 18 11 2017 5182 Letras Saborosas 18 11 2017 5182 Letras Saborosas 18 11 2017 5182 Letras Saborosas 18 11 2017 5182

EDITORIAL

Nesta semana tive uma grande alegria e a realização de um sonho: conhecer a senhora Bettina Orrico, que faz parte da minha vida culinária e está na minha monografia sobre jornalismo gastronômico, já que ela foi responsável como consultora culinária da revista Claúdia desde 1973 e atua até hoje.

Infelizmente a nova geração não conhece o trabalho dessa senhora baiana, que trabalha há mais de 40 anos na Editora Abril e nos traz receitas da cozinha brasileira e internacional todos os meses na revista.

Mas tive a sorte de estar com ela, na sua casa, por cinco horas, falando sobre a cozinha amazônica, mas também aprendendo muito sobre como escrever e/ou descrever uma receita; como a cozinha brasileira sofre as influências da cozinha portuguesa, da indígena e da africana. Como as receitas do dia a dia, da dona de casa, estão sendo transformadas na escrita por causa das técnicas culinárias.

O papo foi longo e o aprendizado muito maior, ela disse que todo o dia lê, estuda sobre técnicas e culinárias de outros países, para se manter atualizada.

Uma lição de vida, de amor e dedicação à cozinha no alto dos seus 80 e poucos anos.

Em contrapartida, vi com tristeza que as novas gerações que estudam gastronomia não buscam pesquisar e ler sobre a cozinha brasileira.

Sugiro que comecem lendo: a “História da Alimentação no Brasil” de Luis da Câmara Cascudo; “Gastronomia Sertaneja” de Ana Rita Suassuna; “Açúcar” do escritor Gilberto Freyre, entre outros tantos, para aprenderem mais sobre nossa cultura alimentar.

A receita de hoje recebi da empresa Nita Alimentos, que processa trigo produzindo farinhas, misturas para pães e bolos, fermento e farelo. Ela comemora neste ano 50 anos no mercado brasileiro. Quer conhecer mais? Acesse www.nita.com.br

Acompanhem a Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA pelas redes sociais da coluna Letras Saborosas, como curadora gastronômica do evento, estarei acompanhando os chefs, palestrantes e os jornalistas convidados em diversas atividades no Amazonas.

Até o próximo sábado!

RECEITA

 TORTA DE BACALHAU 

 INGREDIENTES – MASSA: 240g de Farinha de Trigo Nita50g de ovos72g de margarina5g de sal10g de parmesão ralado INGREDIENTES – RECHEIO: 30 ml de azeite100g de cebola picada6g de alho picado150g de pimentão vermelho picado500g de bacalhau dessalgado e desfiado50g de cebolinha picada50g de azeitona sem caroço

 MODO DE PREPARO: MASSA – Amasse rapidamente todos os ingredientes com as mãos, faça uma bola. Cubra e deixe a massa descansar por 20 minutos. Forre o fundo e os lados de uma assadeira ou refratário. Coloque o recheio e leve ao forno a 180° C de 15 a 20 minutos.RECHEIO – Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho e refogue bem. Acrescente o pimentão. Mexa levemente e coloque o bacalhau dessalgado e desfiado e, por último, a cebolinha e a azeitona. Deixe esfriar para utilizar no recheio.

2ª EDIÇÃO DA FIGA ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA EM MANAUS

A Abrasel no Amazonas realizará a Feira Internacional da Gastronomia Amazônica – FIGA nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Centro de Convenções do Amazonas – CCA, localizado na Av. Constantino Nery, esquina com Pedro Teixeira, 5001 – Flores, das 15h às 21h. A FIGA é um evento que realiza um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais e divulga a Gastronomia Amazônica para diversos países. Além da feira de exposição de produtos e serviços, acontece a Semana Qualidade Abrasel, Amostras Culinárias dos Municípios e Arena Gastronômica com cozinhas-show e palestras com os chefs da cozinha regional, nacional e internacional.

O objetivo da FIGA é gerar conhecimento, fomentar, resgatar e preservar a gastronomia amazônica, apoiando iniciativas colaborativas à inserção do Amazonas na rota da alta gastronomia.

A FIGA é um evento destinado para todos os segmentos da área de alimentação, estudantes de gastronomia, nutrição, empreendedores, produtores artesanais e amantes da gastronomia.

AULAS SHOW E PALESTRAS com grandes nomes da cozinha como: Ana Luiza Trajano (SP), Guga Rocha (AL), Manu Buffara (PR), Matias Cilloniz (Peru), Denise Rohnelt (RR), Fabio Sicilia (PA), Cesar Adames (SP), Elvira Viedma (Espanha); e os chefs do Amazonas: Felipe Schaedler, Hiroya Takano, Maria do Céu Athayde, Debora Shornik, Conde Aquino, entre outros.

A SEMANA DA QUALIDADE ABRASEL promoverá conteúdo e relacionamento entre os associados com temas como: Cervejas artesanais com ingredientes brasileiros, Turismo Gastronômico da Espanha, Ferramentas de Coaching e Gestão Estratégica para Bares e Restaurantes, Vendas e Atendimento, Comportamento de consumo e marketing digital para B&R, Casos de Sucesso de empresários do Amazonas contando suas trajetórias, o impacto visual nas vendas e outros assuntos.

A RODADA DE NEGÓCIOS comandada pelo SEBRAE, acontecerá em paralelo à feira de exposições e o público alvo são os expositores e o público visitante, ambos farão a inscrição antecipada via plataforma específica definindo previamente dias e horários. A mecânica será organizar pequenos encontros, de curta duração, por meio de reuniões de negócios entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, em sala preparada para esse fim.

O MERCADO AMAZÔNICO será a comercialização de restaurantes da capital que receberão restaurantes dos municípios do Estado, promovendo a integração entre proprietários de restaurantes da capital com os dos municípios, proporcionando a troca de experiência, aprendizados e networking, gerando conteúdo e relacionamento. O ponto alto do evento será a exposição da identidade gastronômica dos municípios, que vão mostrar seus produtos em estandes que vão comercializar produtos regionais, gastronômicos e artesanais, sendo mais uma oportunidade para promover e divulgar os atrativos turísticos e culturais dessas cidades bem como, fomentar a economia local. Já estão confirmados os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Novo Airão, Manacapuru, Parintins, Maués, Borba e Careiro Castanho.

Os municípios Uarini, Tefé, Maraã e Alvarães, estão trazendo a Casa de Farinha. Santa Isabel do Rio Negro vai mostrar o prato tradicional, a Kiñapira, Rituais e Preparos.

A Abrasel-AM está com stands à venda para os proprietários e comerciantes da área, para obter mais informações (92) 3642-8894 ou 98292-0021.

A FIGA vai apresentar mais de 100 estandes entre feira de negócios e praça de alimentação, para visitação durante os três dias, sediará cinco eventos paralelos e tudo isso gratuitamente. Então aproveitem e participem da segunda edição, no site da coluna www.letrassaborosas.com.br estará toda a programação das aulas shows e palestras.

Não é fácil organizar um evento como esse e acredito ser importante falar nos patrocinadores: Fanta Guaraná e Sebrae apresentam junto com a Abrasel do Amazonas, Governo do Amazonas, Empresa Estadual de Turismo do Amazonas-Amazonastur, Real Equipamentos; com Apoio de Panadero, Grupo Queiroz, Águacrim, Saniteck e Prefeitura de Manaus através da Manauscult.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.