Letras Saborosas

Letras Saborosas 02 12 2017 5271

Letras Saborosas 02 12 2017 5271 Letras Saborosas 02 12 2017 5271 Letras Saborosas 02 12 2017 5271 Letras Saborosas 02 12 2017 5271

EDITORIAL

Na semana passada estive realizando o trabalho que iniciou em março deste ano quando fui convidada a fazer a curadoria gastronômica da segunda edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA.

O convite foi feito pela presidente da ABRASEL Amazonas, Lilian Guedes e pelo idealizador do evento Mario Valle. Não é nada fácil fazer um evento tão grandioso e com tantos outros eventos paralelos.

Mas o que é e o que faz um curador gastronômico?

A palavra Curador tem sua origem no latim curator, aquele que cuida de algo, um guardião. A palavra é muito utilizada no mundo das artes para designar a figura responsável pela criação, montagem e resultado final de uma exposição de quadros, por exemplo.

No caso da gastronomia, o curador de evento gastronômico, é também um agente cultural, responsável pelo conceito, concepção, seleção do conteúdo e supervisão do evento. No meu caso, o trabalho inicia com a definição de um tema, o convite aos palestrantes que estejam relacionados com o conteúdo, o acompanhamento de todo o processo e realização do evento.

A segunda edição da FIGA foi um sucesso, hoje a coluna traz algumas fotos das aulas show. A receita é da etnia Kambeba, que fica no Rio Cueiras, e está desenvolvendo um trabalho com a cozinha regional e sua cultura alimentar voltado para o turismo. E assim, fazendo com que a comunidade melhore a qualidade de vida das 25 famílias que vivem no local através do artesanato, turismo e culinária.

O restaurante se chama Sumimi que é o nome do pássaro que vive na ilha, ele também é conhecido como Japiim.

Até o próximo sábado!

RECEITAFani

Por Miskui Quira

 INGREDIENTES: 1 kg de mandioca crua amarela ralada1 cebola ralada1 maço de cebolinha bem cortadinhoPimenta de cheiro a gosto500 g de pirarucu frescoFolhas de paririEnvira (fibra) de cacau para amarrarSal a gosto.

 MODO DE FAZER: Salgar com pouco sal o pirarucu fresco, no dia anterior. No outro dia retirar o excesso de sal.Temperar a mandioca amarela com sal, cebola, cebolinha e pimenta de cheiro, reservar.Pegar as folhas de pariri, passar no fogo para amolecer, colocar uma camada da massa de mandioca temperada, um pedaço de pirarucu, cobrir com a massa de mandioca e fechar o pacote como uma pamonha, amarrar com envira (fibra) de cacau.Levar os pacotes fechados de Fani para cozinhar em água fervente por 30 minutos.Servir em seguida. DICA – Caso não tenha folha de pariri, use folha de bananeira.

RESTAURANTE CANTINHO DA VIZINHA ABRE COM CARDÁPIO DO CHEF WILLIAM KATÔ NA MARINA DE BOA VISTA.

A empresária Elexsandra Barbalho, abre novo empreendimento no segmento de gastronomia na nossa capital e convidou o chef William Katô para assumir a cozinha com um cardápio com pratos da culinária regional e brasileira.

O restaurante terá serviço à la carte, funcionará todos os dias para almoço e jantar.

O restaurante Cantinho da Vizinha iniciou em 2007 suas atividades no Iate Clube e agora abre sua segunda unidade na Marina Rio Branco.

O chef Katô já trabalhou em vários restaurantes no eixo São Paulo, Manaus e Fortaleza e pretende trazer para seu menu ingredientes bem regionais, como o tucupi negro, cogumelos Yanomami, entre outros.

O restaurante fica na Marina Rio Branco, 214 no bairro Canarinho. Telefone (95) 99119-6117.

FEIRA INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA AMAZÔNICA – FIGA 2017

Alguns momentos da Feira que aconteceu nos dias 24 a 26 de novembro em Manaus, Amazonas. Nas próximas semanas mais fotos e receitas do evento que entrou definitivamente para o calendário do Amazonas como sendo o maior evento gastronômico do estado. A terceira edição será em 2019 e aguardem muitas novidades.

Alguns chefs que participaram da segunda edição da FIGA: Hiroya Takano e Felipe Schaedler (AM), Manu Buffara (PR), Ana Luiza Trajano (SP), Guga Rocha (AL) e Matias Cilloniz (Peru). FOTO- MANAUSCULT

Aula do chef Laurent Suaudeau na abertura do evento em Manaus.

Chef Conde Aquino, de São Gabriel da Cachoeira, o pioneiro na utilização de ingredientes exóticos como a formiga. 

Aula sobre os tipos de tucupi – do amarelo ao negro, com a jornalista Denise Rohnelt Araujo (RR). 

Chef Dedé Parente e a cozinheira Miskui Quira da etnia Kambeba (AM). 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.