Bom dia.

Forças

A federação formada por PT, PCdoB e PV, que reúne partidos de centro-esquerda e esquerda, prepara uma frente única para disputar todos os cargos em 2026. Rudson Leite, que preside o grupo em Roraima, aposta que a união pode render uma cadeira na Câmara Federal e até três na Assembleia Legislativa (ALE-RR). A federação conta inclusive com a eventual filiação ao PT da ex-deputada federal Joenia Wapichana para ser a puxadora de votos na eleição para a Câmara. O convite para a filiação da atual presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) poderia partir do próprio Lula da Silva (PT).

Memória

Rudson Leite disse que o quadro para candidaturas ao Senado Federal ainda está muito indefinido podendo surgir nomes como o do ex-governador Neudo Campos desde que apareça um partido que queira lhe abrigar. Falou de protagonistas como a ex-prefeita Teresa Surita (MDB), que pode disputar o Senado desde que não obtenha êxito na disputa da eleição suplementar para o Governo, na eventual cassação de Antonio Denarium (Progressistas). De qualquer forma, a federação deverá apoiar o artista plástico Bartô Macuxi, que deverá ser candidato por outra federação: Psol-Rede.

Governo

O advogado Juscelino Kubistchek Pereira, filiado ao PT, será o candidato da federação PT-PC do B-PV ao Governo do Estado. A escolha foi comunicada ao presidente nacional do partido, Edinho Silva, que esteve em visita a Roraima na semana passada. Rudson disse que Edinho ficou satisfeito e já saiu do Estado chamando Juscelino de “governador”. A estratégia principal do grupo será baseada em dizer ao eleitor que a única candidatura com apoio do governo federal é de Juscelino.

Esquisito

A ida do prefeito Arthur Henrique para o PL foi classificada por Rudson Leite como um “movimento esquisito”, voltado a tirar a direita da influência de Mecias de Jesus (Republicanos), Hiran Gonçalves (Progressistas) e Antonio Denarium. No entendimento dele, é improvável que Arthur deixe a Prefeitura para disputar o Senado, já que tem à disposição milhões em recursos para obras que pode usar como vitrine política nos próximos anos. A avaliação do político é que Arthur não entregaria essa oportunidade ao vice, Marcelo Zeitoune (PL), e destacou que, por ser jovem, o prefeito ainda tem tempo para buscar outros cargos no futuro.

Nepotismo

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter o entendimento que permite a nomeação de parentes de autoridades para cargos de natureza política, como ministros, secretários estaduais e municipais. Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, o advogado, pesquisador e ex-procurador Edson Damas – que como promotor público entrou com uma ação contra o nepotismo em 1997 -, criticou a nova posição do STF, e afirmou que a decisão “oficializa o nepotismo no Brasil”, representando um retrocesso moral e republicano.

Garantismos

Edson Damas explicou que o Supremo tem se preocupado mais com questões técnicas e detalhes de processos, do que com o que é certo ou errado do ponto de vista moral. Segundo ele, essa postura, chamada de “garantismo”, faz com que valores como moralidade e impessoalidade fiquem em segundo plano. Na prática, isso significa que decisões que deveriam punir abusos acabam sendo anuladas por falhas formais, o que, para Damas, enfraquece o combate ao nepotismo e outras práticas pouco republicanas.

Exposição 1

O Parque Dandãezinho já está preparado para receber os expositores da Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr 2025), que iniciam a montagem das estruturas nesta semana. O secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Granjeiro, comentou, durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, que já há cerca de 500 trabalhadores no local, número que deve chegar a 3,5 mil durante o evento.

Exposição 2

Um grande fator desanimador para a população que quer prestigiar o evento são os congestionamentos quilométricos, principalmente nos dias de grandes shows. Segundo Granjeiro, já existe um plano de trânsito para este gargalo, o que inclui estacionamento operado em conjunto por Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PMRR), para mitigar engarrafamentos nos horários de pico.

Tarifaço

Antes tarde do que nunca, Lula (PT) e Donald Trump finalmente se reuniram para discutir o tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O encontro, em Kuala Lumpur, na Malásia, teve clima diplomático e foco na reabertura das negociações comerciais entre os dois países. Pelo que dizem, o diálogo de 45 minutos teve tom amistoso, mas não findou em um anúncio de algo concreto. Trump determinou que sua equipe inicie imediatamente as negociações para revisar as tarifas.

Tráfico

Ainda na Ásia, o presidente Lula afirmou que “traficantes são vítimas dos viciados”, ao comentar políticas de combate às drogas em países asiáticos. A frase repercutiu e rendeu ironias nas redes, onde internautas compararam: “só tem ladrão na política porque o eleitor vota em ladrão”. Ampliado o conceito expresso por Lula da Silva, poder-se-ia dizer que Maduro só é narcotraficante porque o povo estadunidense compra as drogas que ele ajuda a traficar. Um claro recado a Donald Trump.

Recurso

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os demais condenados do chamado núcleo 1, do movimento que tem sido chamado de tentativa de golpe, têm até esta segunda-feira (27) para recorrer da decisão do STF. O recurso é, na verdade, um rito formal que, por todo o contexto, não deve alimentar esperanças reais de reversão da punição já imposta. Já o tenente-coronel Mauro Cid, que virou peça-chave da investigação, não vai recorrer. A decisão acelera o desfecho do caso para ele.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.