COLUNA PARABÓLICA

Janela partidária teve até filho substituindo a mãe em cargo público para ela disputar a eleição

Coluna desta quinta-feira (11) ainda repercute o clima esfriado na Assembleia Legislativa de Roraima após racha entre Sampaio e Denarium

Bom dia,

Enquanto os brasileiros prestam a atenção no imbróglio envolvendo o bilionário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) – que tem recebido o apoio de quase todos os seus colegas de colegiado, na base do “mexeu com um mexeu, com todos” -, o ditador Nicolás Maduro, aqui bem pertinho estava em campanha aberta para vencer as eleições que ele marcou para final de julho próximo, e cujos adversários foram escolhidos a dedo pelo próprio.

Em campanha, o ditador venezuelano tem mandado às favas os acordos celebrados com incentivo e intermediação pelo governo de seu companheiro e amigo Lula da Silva (PT), o presidente brasileiro. Primeiro Maduro mandou cassar os direitos políticos de Maria Corina Machado, sua principal adversária e candidata aprovada com mais de 90% dos votos da frente oposicionista, rasgando o chamado Acordo de Barbados, no qual sob a intermediação dos Estados Unidos e do Brasil, prometera eleições limpas e democráticas na Venezuela.

O ditador também mandou para o lixo o Acordo de Não Agressão a seu vizinho, a República Cooperativista da Guiana, assinado em São Vicente e Granadinas sob os olhares e patrocínio do governo de Lula da Silva. Maduro fez até criar uma tal de Província do Essequibo, com obrigação de mudança nos mapas oficiais da Venezuela, numa tresloucada intenção de sinalizar o uso da força para anexar três quartos do território guianense. E Lula não diz nada, só se permitindo fazer um pequeno comentário, chamando de “grave erro” a proibição da candidatura de Maria Corina Machado, mesmo assim, sob os olhares de Emmanuel Macron.

Normalidade

Muito embora os incendiários, como bem nominou o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), em seu discurso de terça-feira, 9, tenham torcido para uma parte 2 na sessão de ontem, o clima parece ter arrefecido, ao menos por enquanto, entre os deputados estaduais. Foi um total zero discursos inflamados e repercussão sobre as falas do dia anterior.

Segue

Como a Assembleia Legislativa vai sediar um encontro nacional de entidades representativas de militares a partir desta quinta-feira, 11, não haverá sessão ordinária, ou seja, pautas e possíveis entreveros direto da tribuna estão adiados para a próxima terça-feira, 16. Os deputados devem receber o senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado federal Coronel Fraga (PL-DF), que participam do evento.

Pauta 1

Embora nos bastidores esteja sendo dado como certo o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do recurso que pode confirmar a cassação do governador Antônio Denarium, ainda para o mês de abril, o referido processo não consta ainda na pauta das sessões presenciais da Corte até o dia 18. Antes de ser pautado, o processo deve chegar na assessoria do plenário, o que não aconteceu até esta quarta-feira, 10.

Pauta 2

Muita gente inclusive utilizou esse “argumento” para justificar a decisão de rompimento do deputado Sampaio com o governador, mas quem acompanha o processo político e eleitoral sabe que a questão é bem mais profunda e envolve outros personagens que não os dois que ficaram expostos com a situação. Como comentamos antes, é perceptível que faltou tato e condução assertiva da crise, de ambos os lados.

Familiar

Alguns secretários adjuntos que vão disputar as eleições de outubro próximo pediram exoneração no final de semana passado, para cumprir o prazo de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral. Um dos decretos chamou a atenção de um leitor assíduo da Parabólica, porque a agora ex-secretária foi substituída nada mais nada menos do que pelo próprio filho. Pode isso, Arnaldo?

Limpeza

A Prefeitura de Pacaraima publicou a homologação de um pregão presencial para a contratação, por R$ 7.060.000,00, de uma empresa para serviços de limpeza, remoção de entulhos e galhadas, demolições, melhorias de acesso e estacionamento de terrenos de órgãos públicos. O contrato prevê utilização de patrulha mecanizada e mão de obra, na sede e comunidades indígenas da região.

9 de Julho

A Prefeitura de Boa Vista já deu início à programação em torno do aniversário da capital, e publicou no Diário Oficial da terça-feira, dia 9, o edital regulamentando as inscrições da Mostra Fotográfica 9 de julho. O tema desse ano será: “Boa Vista seguindo em frente, nossa gente, nossos sonhos, nossas conquistas”. Em breve, devem divulgar um site onde constarão todas as regras para participação popular.

Velhos tempos 1

Na última segunda-feira, 9, um assíduo leitor da Parabólica parou num dos sinais de trânsito da cidade e observou que ao seu lado estava um carro pipa com a logomarca da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer). No tanque estava escrito “Água Potável”. Foi o suficiente para que o leitor, velho morador e conhecedor da história de Boa Vista voltasse ao passado de dificuldade vivido pelos boa-vistenses verdadeiramente pioneiros.

Velhos tempos 2

“Me veio a lembrança o querido e esperado Bem-te-vi, o histórico motorista do caminhão pipa que abastecia desde o bombeamento – local que captava a água do rio Branco -, e a distribuía nos camburões colocados à frente das residências dos boa-vistenses antigos. Bem-te-vi, cujos descendentes ainda estão morando na capital roraimenses, era um dos personagens mais importantes da cidade. Parece que voltamos aos velhos tempos”, disse nosso leitor.