Bom dia.

Rito 1

A indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos) para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) começou a tramitar na Assembleia Legislativa (ALE-RR) com a leitura da mensagem governamental em plenário durante sessão extraordinária desta segunda-feira (18). O próximo passo é a formalização de uma comissão especial de cinco deputados para analisar a indicação.

Rito 2

A comissão terá até dez dias para realizar a sabatina do indicado, para comprovar que ele atende aos requisitos do cargo, e emitir um parecer. Mas, considerando os últimos episódios políticos, muito provavelmente isso deve ocorrer bem antes deste prazo. Depois disso, o presidente, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), deve incluir o parecer na Ordem do Dia em até 48 horas, para que a indicação seja submetida à votação em plenário, onde, finalmente, os deputados dirão se acatam, ou não, a indicação feita pelo governador Antonio Denarium (Progressistas).

Comissão 1

Ainda durante a sessão desta segunda, os líderes de bancada já adiantaram suas indicações para compor a comissão, que se mostrou bastante disputada. O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, é membro nato da comissão, e distribuiu as demais vagas respeitando a proporcionalidade dos partidos. Entre os indicados estão Marcos Jorge (Republicanos), considerado pupilo número 1 de Mecias, Jorge Everton (União Brasil) e Renato Silva (Podemos).

Comissão 2

A última vaga ainda depende do consenso entre Aurelina Medeiros (Progressistas) e Chico Mozart (Progressistas), pois ambos se postularam. O deputado Idázio da Perfil (MDB) chegou a pedir ampliação do número de membros da comissão para também participar, mas o presidente Sampaio informou que não seria possível por não haver previsão legal. A partir de então, o prazo começa a correr.

Liquidação

Em pleno domingo (17), o Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa dois Projetos de Lei que foram votados e aprovados na tarde de segunda, durante sessão extraordinária. O primeiro projeto trata da prorrogação do período de liquidação da Companhia Energética de Roraima (Cerr) até o final do ano. Segundo o Governo, ainda é necessário quitar débitos pendentes e concluir o processo de extinção.

Marketing

O segundo projeto propõe a criação do Plano Estadual pela Primeira Infância, para consolidar políticas públicas para crianças de até seis anos. O plano reúne iniciativas já existentes, como Criança Feliz, Colo de Mãe, Brincar e Sonhar e Cesta da Família, dando-lhes status de política estadual. Apesar da importância do tema, não parece ser o caso de tamanha urgência. As poderosas antenas da Parabólica captaram que essa pressa toda pode ter sido motivada por uma estratégia para tentar minimizar um conteúdo explosivo que sairá nos próximos dias em rede nacional.

Aproximação

Justiça seja feita, o governador Antônio Denarium tem feito notável esforço de aproximação com a República Cooperativista da Guiana. Ele já faz viagem ao Georgetown onde foi recebido coma bastante atenção pelo presidente Irfaan Ali e pode acompanhar o ritmo de desenvolvimento daquele País. Semana passada, aproveitando a visita do presidente guianense a Lethem – ele está em campanha pela reeleição -, Denarium foi até a cidade fronteiriça para encontrar-se mais uma vez com Ali. Essa ação do governador de Roraima compensa em parte a falta de empenho do governo Lula da Silva (PT) por conta das ligações do presidente brasileiro com o ditador Nicolás Maduro.

Suplente 1

Com a possível ida do senador Mecias de Jesus para o TCE-RR, se especulou que quem assumiria sua cadeira no Senado seria o jornalista José Raimundo Rodrigues, atualmente diretor no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). E não é de se estranhar a associação. Antigo apoiador e aliado próximo, JR tem longa ligação com Mecias, mas é suplente mesmo do senador Hiran Gonçalves (Progressistas).

Suplente 2

Na realidade, a suplente de Mecias de Jesus é Roberta Acioly. Já que o primeiro suplente, o jornalista Afonso Parente, faleceu no ano passado. Ela é cirurgiã-dentista, enfermeira, professora concursada da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e ex-vereadora de São Luiz, além de ser considerada muito alinhada ao grupo político de Mecias, o que gerou comentários de que o próprio continuará mandando no mandato até o final. É bom lembrar que somente com a posse, Mecias perde o mandato de senador, e ele pode adiar esse ato formal por algum tempo.

Pizza

Demorou, mas não falhou a manifestação, nas redes sociais, de Teresa Surita (MDB), candidata nas últimas eleições, responsável pela ação que levou às cassações de Antonio Denarium e do vice-governador Edilson Damião (Republicanos). O anúncio de que o recurso será apreciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima semana, saiu na sexta-feira (15), e nessa segunda, ela postou um vídeo com uma vela de aniversário, fazendo alusão a um ano de processo parado e com a mensagem: “não vai acabar em pizza”.

Hospital

Durante as cerimônias de comemoração do aniversário do Hospital da Criança Santo Antônio, na última semana, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), não poupou críticas ao governo estadual. Ele soltou que, atualmente, o único local que salva crianças na cidade é o próprio hospital e afirmou sonhar com um dia em que o Governo do Estado salve vidas assim como a gestão municipal. A declaração dividiu opiniões nas redes sociais. De qualquer forma, seria muito bom para a população roraimense que todos os níveis de governo, dentro dos parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS), competissem entre si para ver que faz melhor que o outro.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.