Bom dia,

VICE

Ainda não há definição sobre o nome que vai compor a chapa do pré-candidato ao Governo do Estado, Edilson Damião (Republicanos). Durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, Damião comentou que a escolha do vice segue em discussão, embora já existam conversas e nomes em cogitação. O grupo é composto por várias siglas, e o martelo só deve ser batido no ano que vem.

TUDO É POSSÍVEL

O vice-governador afirmou que apesar do cenário político bastante indefinido, o grupo já se mostra coeso e preparado para enfrentar a oposição, hoje representada, principalmente, pelo prefeito Arthur Henrique (MDB), pela ex-prefeita Teresa Surita (MDB) e pelo ex-senador Romero Jucá (MDB). Ele garantiu que não há dificuldades nas articulações internas e que o diálogo segue aberto com todos os setores, inclusive com o grupo opositor: “Tudo é possível”, afirmou.

SENADO

Edilson Damião comentou que o futuro do grupo também depende da situação do presidente estadual do seu partido, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), indicado para assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado. A indefinição é especialmente no que diz respeito à definição de um segundo nome para concorrer ao Senado pelo grupo, junto com Antonio Denarium (PP). Nas entrelinhas, Damião deu a entender que existe, sim, a possibilidade de Mecias não assumir o TCE e disputar a reeleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CASSAÇÃO

Apesar de processos de cassação envolvendo governador e vice, Damião ponderou que sua candidatura não será prejudicada em nenhum dos cenários. Ele ratificou que nos termos do voto da relatora Isabel Gallotti não estará inelegível, uma vez que a sanção de inelegibilidade só alcançaria Denarium. No entanto, afirmou confiar na Justiça dando a entender que espera ainda uma decisão favorável no caso. Revelou que em todas as condenações impostas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) há elementos que podem levar à nulidade.

PRÉ-CANDIDATURAS 1

A Rádio Folha iniciou uma série de entrevistas com os pré-candidatos ao Governo de Roraima no programa Agenda da Semana, apresentado pelo economista e radialista Getúlio Cruz. A proposta é ouvir as ideias e propostas dos nomes que devem disputar a sucessão estadual em 2026. O primeiro entrevistado da rodada foi o vice-governador Edilson Damião (Republicanos), já anunciado como o escolhido do grupo governista para a disputa. Outras candidaturas com expressão político/eleitorais também serão objeto de entrevistas.

PRÉ-CANDIDATOS 2

Damião deve assumir o comando do Estado em abril de 2026, caso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não decida antes por seu afastamento do cargo. Esse é o prazo para desincompatibilização para que Antonio Denarium possa concorrer ao Senado. Ainda ontem no começo da noite, Damiao fez um breve discurso na frente do palácio Senador Hélio Campos durante a procissão de Nossa Senhora de Aparecida. O pré-candidato também assumiu sua opção no espectro ideológico pela Centro-direita e citou como pré-candidatos nacionais Tarcísio Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr (PSD).

MILHO 1

Após nota publicada por cá, na Coluna, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que o Programa de Venda em Balcão garante o acesso de pequenos produtores aos estoques oficiais, sem venda subsidiada. Segundo a estatal, os preços seguem o mercado atacadista local, com base em pesquisas semanais, e são atualizados quinzenalmente. A Conab explicou ainda que o valor citado pela coluna, de até R$ 65 a saca, refere-se a milho comprado direto de produtores, muitas vezes com qualidade inferior, e por isso não serve como referência para o programa.

MILHO 2

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Roraima, Pablo Cabadas, acrescentou que os preços do programa de Vendas em Balcão seguem uma política pública nacional, equilíbrio entre o custo de aquisição e o preço médio de atacado. O intuito é permitir que pequenos criadores e agricultores familiares tenham acesso ao milho a preços de atacado, mesmo adquirindo pequenas quantidades. O programa, segundo ele, não tem caráter competitivo com o mercado local, mas atua para evitar que produtores de menor porte paguem mais caro que os grandes compradores.

MILHO 3

Cabadas informou ainda que há estudos em andamento para que, futuramente, a Conab passe a comprar milho produzido no próprio estado fortalecendo os produtores locais. A estimativa da Conab para a safra estadual de milho é de cerca de 100 mil toneladas, mais que o dobro da produção de uma década atrás, resultado da expansão das áreas cultivadas e da adoção de tecnologias agrícolas mais modernas.

MULHERES RURAIS 1

O Segundo Encontro Técnico de Mulheres Rurais, promovido pela Embrapa Roraima, ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro em Rorainópolis. Voltado para mulheres da agricultura familiar, indígenas, extrativistas e pescadoras, o evento busca levar conhecimento técnico e de gestão, com foco em agregar valor aos produtos e fortalecer a permanência das famílias no campo.

MULHERES RURAIS 2

A programação inclui palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas como meliponicultura, cultivo de frutas, mandioca, melão, algodão colorido e processamento de alimentos. A chefe-geral da Embrapa Roraima, Hyanameyka Lima, comentou durante o programa Agenda da Semana, que o encontro será uma oportunidade para promover a participação ativa das mulheres no desenvolvimento rural.

DÍVIDAS

O Governo de Roraima atualizou as regras para o parcelamento de dívidas não tributárias com o Estado. O decreto publicado em Diário Oficial na última sexta-feira (9) amplia de 24 para até 48 meses o prazo máximo para pagamento, com parcelas mínimas de 50% do salário-mínimo. A quantidade de parcelas será definida conforme o valor da dívida e a situação financeira do devedor. A medida, segundo o governo, busca a regularização de débitos e reduzir processos judiciais.

REFIS

Outra dívida que poderá ser quitada com descontos em multas e juros são débitos referentes ao ICMS. O Governo de Roraima lançou o Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis ICMS), valendo para dívidas de até 31 de dezembro de 2024, inscritas ou não em dívida ativa, e até mesmo para processos já judicializados. Quem aderir poderá pagar à vista ou parcelar em até 60 vezes, com descontos que podem chegar a 95% sobre multas e juros. O período para adesão vai de 13 de outubro de 2025 a 10 de abril de 2026.

COMEMORAÇÃO

O governador Antônio Denárium comemorou nas redes sociais, com direito a fotos e tudo, o primeiro carregamento de soja produzida em Roraima com destino ao porto de Itacoatiara via fluvial, desde o porto de Caracaraí, recém-inaugurado pela empresa Amaggi -a maior compradora do grão no estado. Embora seja uma boa notícia, está longe de pioneirismo. Faz décadas que em certa época do ano produtos veem e vão para Manaus através da hidrovia Rio Branco/Negro/Amazonas. Quem não lembra do pioneiro Neném Rebouças?

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.