Folha do Acadêmico

Folha do Academico 9936

Folha do Academico 9936 Folha do Academico 9936 Folha do Academico 9936 Folha do Academico 9936

A escolha profissional e a construção da individualidade

Será verdade que a escolha da profissão é a decisão mais importante que o indivíduo realiza em toda a sua vida?

“Qual profissão quero seguir? Será que o curso que eu escolher atenderá minhas expectativas pessoais e profissionais? Será que meus familiares e amigos apoiarão minha escolha?”

Esses são alguns dos inúmeros questionamentos que surgem no momento de escolher uma profissão. Para a maioria dos jovens, o processo de escolha profissional é gerador de muitos conflitos, angústias e incertezas, uma vez que, provavelmente, passarão boa parte de suas vidas desempenhando atividades profissionais que dependerão das escolhas que fizerem. Além disso, o processo individual da escolha profissional envolve a influência, direta ou indireta, de determinantes sociais, como família, amigos e meios de comunicação de massa, que impõem valores e comportamentos, criam estereótipos e preconceitos, e se constituem, muitas vezes, como um fator de pressão.

Apesar dos múltiplos determinantes que envolvem a escolha profissional e a construção do futuro do jovem, destaca-se a responsabilidade do indivíduo enquanto sujeito singular. A escolha, apesar de determinada socialmente, é um momento e um ato do sujeito na sua singularidade, importante para a construção de sua individualidade. É um ato de coragem e responsabilidade do indivíduo que decide o que quer e o que está disposto a perder naquele momento, pois se sabe que escolhas envolvem renúncias, das quais nem sempre é fácil abrir mão.

Falando em perdas e renúncias, não podemos deixar de considerar que, normalmente, a necessidade da escolha profissional ocorre em um momento da vida em que o jovem está renunciando uma série de coisas: a adolescência. É na adolescência que o jovem vivencia o luto da infância, na qual “perde” seu corpo infantil, sua dependência em vários aspectos dos pais, sua visão de mundo e dos relacionamentos. Até então, a maioria de suas escolhas eram feitas pelos pais, pela escola, entre outras pessoas ou instituições. Escolher a profissão que deseja exercer é um dos primeiros atos realmente importantes que o adolescente tem que fazer sozinho (assim deveria ser pelo menos), pois somente ele sabe de seus desejos, preferências, habilidades e identificações.

Neste sentido, a melhor escolha é aquela realizada de maneira consciente, a partir do amplo conhecimento de si e das possibilidades profissionais oferecidas pela sociedade. Quanto mais consciente e seguro o jovem estiver com relação a sua escolha profissional, menores serão as chances de frustrações futuras na vida acadêmica e profissional.

______________________________________________________________________

O ensino através de tiras: Proposta de ensino aprendizagem

Novas demandas educacionais surgem a todo instante no cenário atual do ensino. Novas formas de linguagem e comunicação vem sendo incorporadas para facilitar o aprendizado do aluno em sala de aula. Trazer para a sala de aula elementos que se encontram integrados ao cotidiano dos alunos, é uma forma de fixar sua atenção, permitindo um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem.

O universo das tirinhas

O Universo das Tirinhas
O Universo das Tirinhas

O ácido sulfúrico (H2SO4) é uma solução aquosa corrosiva, sendo umas das substâncias químicas mais utilizadas pela indústria. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes e nas baterias de automóveis).

Quanto a classificação dos ácidos, os mesmos podem ser classificados como hidrácidos (ácidos sem a presença de oxigênios em sua fórmula) e ácidos oxigenados ou oxiácidos (que contém oxigênio). Quanto a força dos ácidos oxigenados ou oxiácidos, é empregado uma tabela de classificação, que segue a relação abaixo:

Força = nº oxigênios – nº hidrogênios ácidos

Hidrogênio ácido é todo hidrogênio ligado a oxigênio. Para o H2SO4, temos Força = 4 – 2 = 2, conforme tabela abaixo, podemos classificar este ácido.

Força

nº oxigênios – nº hidrogênios ácidos

Forte

3

Forte

2

Moderado

1

Fraco

0

Assim, o ácido sulfúrico é classificado como um ácido forte, quanto a sua força, sendo este, bastante corrosivo.

As tiras têm sido utilizadas como estratégia para desenvolver conceitos das mais diversas áreas. Suas características chamam a atenção não só dos alunos, mas de todo público que tem contato com esse gênero textual.

O que o carbono disse quando foi preso?
O que o carbono disse quando foi preso?

A hibridização do carbono é o fenômeno natural que faz com que esse elemento possa realizar quatro ligações químicas, assumindo assim três estados de hibridização.

Estados de hibridização do carbono
Estados de hibridização do carbono

O carbono é capaz de formar cadeias (ligações químicas sucessíveis) com outros átomos de carbono. As cadeias carbônicas podem conter milhares de átomos de carbono ligados sucessivamente, formando assim, compostos estáveis. É o que justifica o grande número de compostos orgânicos.

Com a expansão das tics (tecnologias de informação e comunicação) e das redes sociais, esse gênero textual adentrou ao dia-a-dia dos alunos, não apenas disponibilizando uma facilidade de acesso a informação, mas também na utilização destes elementos no processo de ensino e aprendizagem.

Referência: Altino Filho, H. V.; da Silva, C. L. O projeto “ciência em tiras” como proposta interdisciplinar de ensino aprendizagem. IV Seminário Científico da Facig. Coqueiro, MG, Nov. 2018.

Wilson Botelho

WILSON BOTELHO

Professor de Química

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.