Feliz 2026 que seja um ano com muita saúde, sabores e coragem nas atitudes


Na próxima semana receberemos 2026 com muitas expectativas. No nosso país é ano de eleições gerais para eleger o presidente, o vice-presidente, os membros do Congresso Nacional, os Governadores, os vice-governadores e as assembleias legislativas de  todos os estados.  E a Copa do mundo terá três países sede com Canadá, Estados Unidos e México. E desde já desejo que seja um ano de muito trabalho e realizações para todos os leitores da coluna Letras Saborosas, que completa 15 anos, sendo a mais antiga coluna semanal de gastronomia na Amazônia.  

Como todos os anos nessa época faço uma pesquisa sobre o que o novo ano pode trazer de positivo. Como sou adepta do esoterismo, gosto de exercitá-lo pesquisando na numerologia, cores, comidas, santos, planetas e horóscopo, para saber o que podemos esperar.

Os Orixás que vão reger o ano 2026 são Iemanjá, a Rainha das Águas, que é representada no sincretismo Nossa Senhora dos Navegantes, Virgem Maria;  Ogum, o Senhor do Progresso, sincretizado com São Jorge;  e Iansã, a Rainha das Tempestades, Santa Barbara. Os três orixás trazem força, movimento, renovação e tecnologia, sendo 2026 um ano para abertura de caminhos, transformação, justiça, busca pelas verdades, desapego e busca pela limpeza espiritual. Mas também é um ano que busca conhecimento e foco, sem medo de enfrentar desafios.

Então Coragem será uma das palavras para o novo ano, e vamos fortalecer a nossa fé, pedindo paz para todos nesse mundo repleto de guerras e desamor.

As cores de 2026 são: vermelho para trazer energia e coragem; lilás ou roxo para a espiritualidade e verde para pedir mais saúde e esperança.

E as comidas que os orixás gostam, caso queiram agradar são: mungunzá, arroz branco, canjica, ameixa, peixe com milho branco para Iemanjá; feijão preto ou fradinho para Ogum; e  Iansã.

Segundo o Horóscopo Chinês, 2026 será um ano regido pelo Cavalo (yang) de fogo, trazendo movimento, coragem e transformações profundas iniciando em 17 de fevereiro de 2026.

Segundo a Astrologia, Saturno, Netuno, Urano e Jupiter irão transitar pelos signos de Áries, Gêmeos e Leão, o que irá trazer transformação, autenticidade, inovação, comunicação, paixão e recomeços. Será um ano de aceleração, exigindo coragem para agir e tomar decisões, um ano de grandes transformações, reestruturações e recomeços.

Finalizando com a Numerologia, o ano de 2026 tem o número 1 e será quem ditará as regras. O número 1 marcando o início de um novo ciclo de 9 anos focado em coragem, recomeços e  individualidade. O protagonismo, a tecnologia e a inovação serão o tripé para o novo ano.

Passando das previsões para a gastronomia, todos nós temos algumas superstições à meia-noite, e muitas relacionadas com a comida.

Podemos optar pelos pratos tradicionais da ceia, mas tendo em mente que não devemos desperdiçar comida e o menos é sempre a melhor opção, essa é a dica da coluna para sua ceia de fim de ano.

Abuse dos tira-gostos com grãos, para trazer fartura. Pode ser: grão de bico (salada ou homus), trigo (kibe), lentilha (arroz com lentilha ou sopa), muitas nozes, avelãs, castanhas e tâmaras. Arroz com lentilha é uma excelente opção para trazer fortuna. E não esqueçam, coloquem um colorido a mais, como uma pimenta biquinho para dar o tom vermelho, por exemplo.

O porco ou leitão na ceia também pode ser uma boa opção, porque ele é um animal que está sempre fuçando para frente e, por isso, é visto como um símbolo de prosperidade.

Desejo muita saúde, paz e realizações para todos os roraimenses no ano de 2026. Que sua mesa seja sempre farta, e que muitas delícias, sabores e temperos estejam presentes na vida de todos.

Nos encontraremos em 2026 com mais Letras Saborosas. Até o próximo ano!