Bom dia,

LIBERAL

O presidente do Partido Liberal em Roraima e vice-prefeito de Boa Vista, Marcelo Zeitoune, confirmou que o prefeito Arthur Henrique deixa o MDB e se filia ao PL em breve. O que não está fechada é a candidatura ao Senado. Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 100.3, ele comentou que isso vai depender do cenário, inclusive de uma eventual cassação de Antonio Denarium (PP) e a possibilidade de eleição suplementar. A previsão de um evento público para a assinatura da ficha de filiação é para outubro próximo.

SENADO

De poucas palavras, Zeitoune frisou que não há indicativo de rompimento no grupo político. Segundo ele, a saída de Arthur Henrique do MDB foi consensual e sua eventual candidatura ao Senado não inviabilizaria a de Romero Jucá. O vice-prefeito também deixou claro que Arthur Henrique conversou com a ex-prefeita Teresa Surita ((MDB) sobre a mudança de partido.

TECNOCRATA

Se Arthur Henrique deixar o cargo para disputar as Eleições, quem assume a gestão de Boa Vista é Marcelo Zeitoune. Vice-prefeito de perfil mais técnico do que político, ele destacou que a experiência na Secretaria Municipal de Saúde tem servido de “test. drive” para o que será a gestão da prefeitura, e disse estar preparado, sobretudo porque conta com o suporte de uma equipe afinada.

NOMES 1

O PL prospecta 2026 com a meta de eleger um senador, dois federais e até quatro estaduais. Além de Arthur Henrique e Nicoletti, estão no radar do Partido Liberal nomes como o ex-deputado federal Luciano Castro e o ex-juiz federal Hélder Girão Barreto. A sigla também afirma que cinco deputados estaduais planejam migrar para suas fileiras.

NOMES 2

Chegou a circular o burburinho de que o ex-senador Romero Jucá poderia entrar no PL como candidato a deputado federal, funcionando como puxa-voto, mas Zeitoune negou. A dificuldade, segundo ele, está na chapa feminina, ao passo que surge a especulação em torno da primeira-dama de Boa Vista, Nathália Cortez, e sua possível pretensão à Câmara Federal. Zeitoune não confirma, mas diz que ela seria recebida de portas abertas no partido.

PARAQUEDISTA

Na imprensa nacional, circulou a ideia de Michelle Bolsonaro ou Carlos Bolsonaro disputarem o Senado por Roraima, mais provavelmente este segundo. Zeitoune disse que, conforme as reuniões com a executiva nacional, a estratégia foi descartada, e Carlos deve concorrer por Santa Catarina, para onde já mudou o domicílio eleitoral. Já a ex-primeira-dama deve ser candidata ao Senado Federal por Brasília, sua terra natal. O que não deixa de ser um livramento para o PL, em um domicílio com tanta rejeição a candidatos “importados” como Roraima.

DIRETORIA

O deputado federal Nicoletti renunciou à presidência estadual do União Brasil, enquanto articula sua ida para o PL. Segundo o deputado federal Pastor Diniz, que assume o posto, a transição foi pacífica. Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 100,3 FM, ele comentou que a mudança já está sendo formalizada junto aos Tribunais Superior e Regional Eleitoral, TSE e TRE. A nova executiva estadual, que terá a deputada estadual Catarina Guerra como vice-presidente, vem com o desafio de organizar diretórios em todos os 15 municípios do estado.

UNIÃO PROGRESSISTA

O União Brasil planeja uma atuação protagonista nas próximas eleições, de olho, por exemplo, na vaga de senador que se abriu com a ida de Mecias de Jesus (Republicanos) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Diniz destacou que a recente federação com o PP, a União Progressista, presidida pelo senador Dr. Hiran (PP), dá ao União Brasil uma base sólida, garantindo que o partido não seja mero coadjuvante. Catarina Guerra endossou a fala e disse que a sigla não será “desrespeitada” nem “ignorada” dentro da federação.

DECISIVAS

Todavia, quaisquer que sejam as articulações, estão atreladas a eventos decisivos que podem redesenhar o cenário político de Roraima. Diniz pontuou que o destino da sigla depende de fatores como o julgamento da cassação do governador Antonio Denarium (PP), a oficialização da posse de Mecias de Jesus no TCE e a migração de Arthur Henrique do MDB para o PL. A incerteza do cenário, segundo ele, dificulta o planejamento, por isso, muitas articulações seguem de sobreaviso.

CONSULTA

Cerca de 500 pessoas participaram do lançamento do programa Todos por Roraima, na noite da sexta-feira, 19, promovido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). O movimento promete se tornar a maior consulta popular já organizada no estado, reunindo parlamentares, sociedade civil e representantes de diversos setores. O hot site www.todosporroraima.com está no ar captando participações populares.

REGIONALISMO

Entre os presentes estavam quase todos os deputados estaduais, ex-parlamentares, lideranças políticas e empresários. O tom regionalista marcou o evento, que contou com artistas locais e buffet regional, valorizando a cultura e a culinária de Roraima. O lançamento também teve a participação especial do professor Doutor Getúlio Cruz, convidado a compartilhar uma análise sobre as potencialidades do estado.

DESALINHO

Fontes próximas ao infectologista Mauro Asato, candidato ao Senado, afirmam que ele já não se via no Avante muito antes de sua expulsão ser anunciada pelo presidente da sigla, ex-deputado Jálser Renier. O anúncio ocorreu após Asato participar do lançamento do Todos por Roraima e posado para foto ao lado de Soldado Sampaio. Segundo essas fontes, o desalinho começou com a aproximação de Cecília Lorenzon ao partido, supostamente para disputar a Câmara Federal. Mauro e Cecília mantinham divergências desde o período em que ela foi secretária de Saúde, ocasião em que Asato, técnico renomado e profissional respeitado, chegou a ser afastado.

ALERTA

Neste fim de semana, moradores de alguns municípios de Roraima receberam alertas de teste da Defesa Civil em seus celulares. A demonstração serviu para mostrar como funciona o novo sistema de notificações de desastres, que a partir de agora passará a alertar a população em casos reais de chuvas fortes, tempestades, inundações ou deslizamentos, com mensagens e sinais sonoros mesmo em aparelhos no modo silencioso.

ONU

O presidente Lula desembarcou neste domingo (21) em Nova York para a 80ª Assembleia da ONU, com uma comitiva diminuta, e deve repetir o discurso sobre democracia, soberania e multilateralismo, mesmo enquanto acumula atritos comerciais e diplomáticos com os EUA, por exemplo. Aliás, será a primeira vez que Lula e Donald Trump dividem o mesmo espaço desde a volta do republicano à Casa Branca, e, como era de se esperar, não há previsão de reunião reservada entre ambos.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.