AFONSO RODRIGUES

Estamos no palco da vida

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaio. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. (Charles Chaplin)

Todos nós vivemos no eterno palco da vida. E o sucesso depende da nossa capacidade no desempenho do papel. Dependendo do papel que desempenhamos temos que cantar, chorar, rir e estar sempre preparados para a próxima apresentação. O importante mesmo é que estejamos sempre preparados para a apresentação de amanhã. E a única maneira de nos sentirmos bem, e viver bem o futuro, é nos prepararmos no presente. E tenhamos sempre em mente, que amanhã é futuro. Então, vamos viver o dia, hoje, como ele deve ser vivido. Com amor, respeito e racionalidade. Quando incluirmos esse pensamento na nossa Educação, seremos racionais. Estamos vivendo em um mundo em evolução. E não há evolução sem mudanças. Então vamos fazer as mudanças. E nunca as faremos se continuarmos caminhando em marcha a ré. Que é o que vimos fazendo com o desenvolvimento da humanidade. Ainda não conseguimos acreditar que nunca conseguiremos ser o que devemos ser, racionalmente, enquanto continuarmos querendo que os outros façam por nós o que nós mesmos deveríamos fazer. Vamos nos educar para podermos ser o que realmente somos.

Sempre que caminho pelas ruas de Boa Vista sinto-me feliz com as mudanças que observo, no crescimento da cidade. Mas não é simples fazer tal observação, quando ficamos aborrecidos ou preocupados com as falhas nas qualidades urbanas. A falta de calçadas, por exemplos, nos entristece. É como se Boa Vista não estivesse sendo construída para pedestres. Mas, quando sentir esse incômodo, reflita sobre o que falta ser feito e você deve e pode fazer. Não fique esperando que os administradores façam o que você mesmo, ou mesma pode fazer. E embora seja complicado, é simples. É só você se preparar, educacionalmente, para ser um cidadão, ou cidadã, elegendo ou indicando administradores competentes para fazerem o que você apenas acha que eles devem fazer. Porque é você que está pagando para que eles façam o que você merece. Mas, nada de arrufos. A solução está na educação. E quando não nos dão, nós mesmos temos o poder de conseguir. E só conseguiremos construindo. Vamos nos valorizar para merecermos a condição de verdadeiros cidadãos. Porque, infelizmente ainda não somos. Ainda somos meros títeres de despreparados. Ainda, infelizmente, vivemos na era da buchada. Mas, vamos ser comedidos e fazer nossa parte com harmonia e respeito. nada de gritos nem esperneadas. Amor, paz e respeito. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460      

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.