Estamos há vinte dias da sexta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica, FIGA, que acontecerá nos dias 3 a 5 de outubro, em Manaus (AM), um dos maiores eventos gastronômicos da Amazônia que é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas.
O Evento que teve sua primeira edição em 2015, busca fazer um intercâmbio entre as “Amazônias” brasileira e internacional, promovendo a gastronomia, a cultura, o turismo e os ingredientes de toda a nossa região.
Este ano teremos chefs e palestrantes internacionais da Bolívia e do Equador, do Mato Grosso, mas também de São Paulo, Espanha, além das estrelas de Manaus, os chefs Hiroya Takano do restaurante Shin Suzuran, e Selma Reis que traz a sua pesquisa de pratos regionais de Manaus. A Feira acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques, com vários espaços destinados ao setor de alimentação fora do lar, tanto para quem já tem um negócio ou para quem busca ter acesso a novidades e tendências do mercado, e ao público em geral.
Além do Espaço Mini-Chefs, a Feira contará com exposição de produtos e serviços em cerca de 100 stands espalhados pelo local, rodadas de negócios, dicas de empreendedorismo, aulas-show com chefs renomados do universo gastronômico e palestras de aperfeiçoamento.
Além das habituais aulas show e palestras sobre gastronomia, a novidade deste ano é no dia 3 de outubro, teremos a primeira Conferência Empresarial da Abrasel que surge para compartilhar conhecimentos, cases de sucesso e que vai trazer muitas ideias para o empresariado do setor. A conferência vai trazer a história e os bastidores do Sushi Ponta Negra, com Djalma Pinheiro Neto; como projetar espaços gastronômicos para a nova geração de consumo, com Diego Avelino; a transformação de uma hamburgueria local em uma rede milionária, com Jessica e Leandro Kniphoff; e como transformar seu negócio em uma máquina de encantamento com rapidez, padrão e alma, com Pedro Henrique Leite.
Com a cidade de Manaus se candidatando a “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Unesco, teremos uma palestra que irá desvendar a importância desse título para a capital do Amazonas com o doutor em geografia e história pela Universidade de Barcelona e especialista em gastronomia e desenvolvimento local por meio da cultura, economia criativa e turismo sustentável, Jordi Tresseras.
A chef Marsia Taha, do restaurante Arami de La Paz, Bolívia, considerada a melhor chef feminina da América Latina, nos traz sua pesquisa de ingredientes na Amazônia boliviana e seus contrastes.
Do Mato Grosso, a chef Ariani Malouf irá mostrar pratos que combinam o pantanal e a Amazônia.
Ainda teremos como convidados deste ano, Javier Felix, presidente da Fundação Pachamama (Equador) e Chef Esteban Tapia, Universidade San Francisco de Quito;a pesquisadora Noemia Kazue (INPA) e jovem Eli Minev (AM), que irão falar sobre o tubérculo Ariá; a responsável pelo projeto de empreendedorismo nas comunidades, Chef Val Cabral (Le Gateau Coxinhas, Cuiabá-MT); César Adames (Pós-graduação de Cozinha Brasileira Senac -SP); Chef Raul Lemos (Head Chef da CasaLab Gastronomia e QG MasterChef – SP).
Serão muitas atrações este ano na Feira e para todos os segmentos, o mais importante é que a feira tem entrada gratuita e estará aberta a partir das 14:00 até 21:00, no Centro de Convenções Vasco Vasques.
A programação estará no site e nas redes sociais da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA 2025. Fiquem ligados nas redes @figaamazonia e www.figaamazonia.com.br