Nunca tivemos nem teremos, uma humanidade saudável enquanto não tivermos uma educação de qualidade. E pelo que vemos, ainda vamos continuar na caminhada da ilusão, por muito tempo. Não pense que iremos melhorar nossa educação apenas com construções de novas escolas. O problema é mais complexo e requer educação para entendê-lo. A caminhada é longa, mas devemos caminhar com força, dedicação e muito mor pelo próximo. Foi no início do século passado que o médico carioca, Miguel Couto publicou: “No Brasil só há um problema nacional: é a educação do povo”. E, olha que ele estendeu a fala para a educação do povo. E quanta gente não vai para a escola e precisa ser educada? A complexidade do problema não significa que devemos deixar pra lá e ir em frente, ignorando a educação. Vamos, cada um de nós, fazer o máximo que pudermos fazer, para que tenhamos, no futuro uma educação de qualidade para manter a humidade em um nível de racionalidade, sem guerras estúpidas e administrações rasteiras. Vamos ser felizes chutando o balde da ignorância, e caminhando para o mundo que precisamos para a felicidade.
Não vamos só admirar e elogiar os pensamentos que grandes pensadores nos mandaram, e continuam mandando. “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”. E quando entendermos isso como educação, seremos mais cautelosos, na educação que damos a nossos filhos, para seus futuros. Vamos refletir sobre o pensamento do Gibran Khalil: “Vossos filhos não são vossos filhos. São filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. Embora vivam convosco, não vos pertencem”. É seu dever prepará-los para o futuro deles. Quando a maioridade chega eles assumem suas vidas escudados na educação que você lhes deu no lar, em que eles foram criados. No dia em que eles completam 21 anos de idade, eles acabam de completar 7.665 dias de vida, e completar 21 voltas, em volta do Sol. Tempo suficiente para saberem viver com a educação que você lhes deu.
Viva cada dia de sua vida como ele deve ser vivido: com amor, respeito, fidelidade e com muito carinho. Com certeza, aprendemos que só recebemos de volto, o melhor que demos de nós. Que não podemos amar os outros se não nos amarmos, a nós mesmos. Tenha um bom dia e não perca tempo com coisas e acontecimentos que não valham sua felicidade. O universo é rico, e está à sua disposição. Viva os bons momentos do seu dia. Você pode se char que pode. Pense nisso.
99121-1460