
Estamos próximos ao Natal e está na hora de planejarmos como será a ceia e a nossa reunião em família, para que seja farta e sem desperdício.
E todos os anos trago algumas dicas para que compartilhem momentos de muita alegria com família e amigos e tenham mesa farta e econômica, para todos os bolsos.
Escolha o cardápio da sua festa levando em consideração a quantidade de pessoas e o horário, se for um almoço de Natal reforce as quantidades, pois se come mais de dia, mas se for de noite pode escolher o cardápio com um ou dois tipos de carne, calculando 200 gramas por convidado e 160 gramas de acompanhamentos por pessoa (arroz, salada, farofa, outros).
Já as bebidas podem ser calculadas assim: água 500 ml e refrigerante ou suco 300 ml por pessoa; cerveja de 3 a 4 latas de 300 ml por pessoa, na garrafa de 750 ml são seis taças, e o chope de 1,5 a 2 litros por pessoa; uma garrafa de vinho serve três pessoas, espumante serve quatro pessoas.
Como acompanhamento da ceia, que tal fazer um arroz incrementado com passas, cenoura, ervilha, milho, castanhas ou o que você gostar. O cálculo que você tem que fazer é uma xícara de cafezinho de arroz cru por pessoa. Além da carne e do arroz, o brasileiro gosta de uma farofa bem temperada para acompanhar, calcule quatro colheres de sopa por pessoa.
As sobremesas podem ser calculadas 60 gramas por pessoa, uma fatia de torta, bolo ou pudim por pessoa .
Divida as tarefas com seus convidados sejam família ou amigos, não é uma atitude apenas para economizar, mas para envolver os convidados em todas as tarefas como decoração, comidas, bebidas e diversão, assim todos se sentem mais acolhidos, pois Natal é compartilhar amor, gentileza, carinho e boas energias.
Vamos regionalizar os nossos cardápios?
Que tal utilizar mais nossos ingredientes, como peixes, carne de sol, beiju, farinha, pimentas, tucupi negro, nossas frutas como manga, caju, cupuaçu, castanhas de caju e do Pará, ou para quem gosta dos ingredientes internacionais dar um toque amazônico?
Por exemplo, que tal um tender com geleia de cupuaçu ou abacaxi e uma pimenta olho de peixe ou murupi, bem leve; uma farofa com banana pacovã e queijo coalho; um peru ou outra ave marinados no tucupi amarelo ou negro. Vamos celebrar a cozinha amazônica e brasileira.
O Natal na Amazônia
A ceia natalina típica dos brasileiros é uma mistura de muitos países e em cada região do Brasil é incorporado um ingrediente local. No Amazonas, por exemplo, ao invés do bacalhau, o pirarucu é quem reina absoluto em pratos como o famoso pirarucu de casaca. No Pará utilizam muitos ingredientes da região para incrementar a ceia e inovar como as rabanadas com cumaru da chef Daniela Martins. Em Roraima, uma sobremesa que sempre fez muito sucesso foi a Taça da felicidade, mas a tradicional com mousse de cupuaçu, pudim de leite, pudim de claras, frutas da época e biscoito champanhe servido numa taça de vidro bem grande.
Preguiça de ir para a cozinha
Para aqueles que não estão dispostos a ir para a cozinha, várias empresas estão preparando pratos e sobremesas tradicionais de Natal como: chef Jorge Cardoso @chef.jorge; Bougainville Patisserie @bougainvillepatisserie; Café Atta @cafe_atta; Padoca Roraima @padoca.rr; chef Bruna Fontenele @fontenele_confeitaria; @Caiafa Culinária artesanal; @ferstsgourmet; esses são alguns Instagram de empresas que estão com cardápio de Natal.
E para quem quer fazer um prato delicioso para levar para uma festa de amigo oculto, que tal fazer um salpicão de frango defumado que pode ser prato principal ou acompanhamento. Essa receita fiz com o frango defumado e desfiado feito pelo assador profissional Marcio Ribeiro do @mormacobbq_rr.
Salpicão de frango natalino

Por Denise Rohnelt Araujo
Ingredientes:
01 quilo de filé de frango cozido com sal e desfiado ou defumado desfiado
02 cenouras grandes raladas
01 talo de salsão cortado em cubinhos
03 tomates grandes sem pele e semente em cubinhos
02 maçãs pequenas sem casca em cubinhos
01 lata de milho e 01 ata de ervilha
01 maço de cebolinha e 01 maço de coentro
100g de uva passa preta
150g de presunto cortado em tiras ou cubinhos
300g de batata palha extrafina
01 cebola em cubinhos
05 dentes de alho
Vinagre de maçã a gosto
Azeite extravirgem a gosto
Maionese a gosto
MODO DE PREPARO:
Cozinhe o frango com sal por 15 minutos na panela de pressão, desfie e reserve, caso queira fazer sem ser defumado.
Rale a cenoura no ralo grosso, tire a casca e semente dos tomates e corte em cubinhos e reserve.
Retire as sementes das maçãs e corte em cubos, deixando de molho no limão ou vinagre de maçã para não escurecer. Corte o presunto em tiras ou cubinhos.
Rale a cebola e o alho, coloque o salsão para refogar o frango desfiado com azeite.
Em uma tigela, coloque o frango desfiado temperado, a cenoura ralada, o tomate, o presunto, a uva-passa, a cebolinha, o coentro, o milho, a ervilha e a maçã. Em seguida, acrescente o vinagre de maçã, o azeite e maionese misturando tudo. Leve à geladeira para esfriar. Antes de servir acrescente a batata palha. A receita rende até 8 porções.