Bom dia.

Direita 1

O deputado federal Nicoletti (União Brasil) tem intensificado, nos bastidores, as articulações para se consolidar como a principal alternativa do campo da direita na disputa pelo Senado em 2026. É o que dizem fontes próximas. A estratégia dele leva em consideração a iminente saída do senador Mecias de Jesus (Republicanos) de campo, rumo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) e, ao mesmo tempo, a instabilidade que ronda o governador Antonio Denarium (Progressistas), que ainda sonha com a vaga, mas enfrenta o risco de cassação e eventual inelegibilidade.

Direita 2

Em 2026, Nicoletti deve deixar o comando do União Brasil em Roraima para se filiar ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem espera obter apoio direto na corrida pelo Senado. No cenário local, o parlamentar mira também o respaldo do prefeito Arthur Henrique (MDB), apostando em um acordo político capaz de unificar em torno de seu nome.

Aéreo

A Secretaria de Educação e Desporto de Roraima (Seed-RR) fechou um contrato de quase R$ 3 milhões para fretamento de aeronaves, para transporte de cargas e passageiros. Segundo fontes da Coluna, a empresa contratada teria enfrentado problemas em operações anteriores, incluindo uma suspensão cautelar em 2019 e investigações por supostas irregularidades em contratos anteriores. A Coluna apurou, no entanto, que tais questões administrativas não inviabilizam a participação da empresa em licitações, que mantém outros contratos com a administração pública.

ICMS

A suspensão da isenção do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) por São Paulo para mercadorias enviadas às Áreas de Livre Comércio (ALCs) foi um dos principais assuntos tratados na mais recente reunião do Conselho Diretor do Fundo de Desenvolvimento Industrial de Roraima (CDI). A medida paulista, vigente desde janeiro, afeta empresários em Roraima e outros estados do Norte. O Governo do Estado chegou a anunciar boicote às pautas de interesse de São Paulo no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), para pressionar, mas, até então, nenhuma solução havia sido definida, e a questão segue dependendo da tramitação das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) ajuizadas no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema.

BR-319

A Licença Prévia para a pavimentação do “Trecho do Meio” da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), continua suspensa por decisão judicial, mesmo depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter confirmado a validade do documento emitido em 2022. Na sessão de 27 de agosto, o plenário do TCU derrubou o pedido de seus próprios auditores, que pediam a anulação da licença. Ou seja, a Corte de Contas reconheceu que o processo de licenciamento foi regular. Ainda assim, a obra segue travada por decisões judiciais alimentadas pela pressão de grupos ambientalistas. No fim das contas, quem paga a conta é o povo amazônida, obrigado a conviver com uma rodovia precária, insegura e que isola a região do restante do País.

Queda

A Federação União Progressista está abandonando o barco de Lula e sinalizou apoio à anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro. A orientação é que parlamentares com mandatos deixem cargos no governo federal, e quem desobedecer poderá sofrer punições disciplinares. Entre os afetados estão os ministros Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte). Roraima pode sofrer respingos dessas mudanças, que podem descontinuar pautas e discussões em andamento. Com a formalização da federação em agosto, União Brasil e Progressistas já são chamados de superfederação, como uma das maiores forças do Congresso.

Imeri

Você, meu caro leitor e leitora, sabe o que é Imeri? Pois foi o nome dado a um elaborado plano do governo brasileiro para resgatar o ditador Nicolás Maduro no caso de um desembarque de tropas norte-americanas no litoral da Venezuela. O plano teria sido elaborado durante aquele encontro de presidentes na Colômbia e consistia na utilização de 12 navios da Marinha brasileira e de um avião KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB), que traria o ditador para o Brasil. Descoberto o tal plano, o governo brasileiro negou a existência dele. Depois ficam dizendo que o Trump está invadindo nossa soberania apenas por conta do julgamento de Bolsonaro.

Descoberta

Enquanto nós aqui estamos animados com a constatação de que temos rochas com alto teor de Terras Raras, os paraenses acabam de receber a notícia da descoberta de uma jazida, já com cálculo de volume e estimativas de investimento (R$ 5 bilhões), da maior mina de bauxita do mundo. E já tem até empresa autorizada a iniciar a exploração, que em 15 anos vai gerar milhares de empregos. O investimento prevê extração e beneficiamento do minério.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.